Home / Animais / Do Que é Coberto o Corpo do Tubarão? Eles Têm Escamas?

Do Que é Coberto o Corpo do Tubarão? Eles Têm Escamas?

Os tubarões são animais que causam medo na maioria das pessoas, principalmente por conta de todo o seu tamanho e todas as histórias macabras que envolvem essa espécie de animal tão presente na natureza, assim como veremos a seguir.

Além de tudo isso, apesar de ser um animal marítimo o tubarão se diferencia muito de outras espécies de peixes, principalmente por conta de suas características físicas e a maneira como seu corpo e sistema nervoso funcionam.

Por esse motivo, estudá-lo com certeza é muito diferente de estudar outros peixes; e esse estudo deve ser feito de maneira mais detalhada e específica, assim como faremos agora.

Portanto, neste artigo iremos falar sobre os tubarões, e mais especificamente, sobre o corpo deles: do que o corpo do tubarão é coberto? O tubarão possui escamas assim como os outros peixes? Continue lendo para entender mais sobre o assunto!

Os Tubarões Têm Escamas?

Como já dissemos, o tubarão (também conhecido cientificamente como Selachimorpha), é um animal marítimo que atrai muita atenção de adoradores da Biologia, principalmente quando o assunto é a pele desse animal.

Quando reparamos na pele do tubarão de longe ou de perto, podemos perceber que ela não possui a mesma textura presente na pele de outros animais marinhos, principalmente peixes com escamas proeminentes; e é aí que essa dúvida muito comum surge: os tubarões possuem escamas assim como os outros peixes ou não?

Anatomia do Tubarão
Anatomia do Tubarão

A resposta para essa pergunta é bem simples: não exatamente, os tubarões não possuem escamas comuns na cobertura de seu corpo. Apesar de chocar um pouco, já que o tubarão é um animal marítimo sem escamas normais, essa diferença de cobertura do corpo pode ser explicada cientificamente, assim como faremos ainda nesse texto.

Portanto, o tubarão não é um animal marítimo que possui o corpo envolto por diversas escamas comuns, mas sim possui outras texturas adaptativas ao longo de sua pele que com certeza facilitam muito a vida do animal e a manutenção da espécie ao longo de sua existência.

Do Que É Coberto O Corpo Do Tubarão?

Como já sabemos que o corpo do tubarão não é coberto por escamas comuns, com certeza uma outra dúvida bem comum acaba surgindo: se o corpo não é coberto de escamas normais, ele é coberto do que?

Antes de mais nada, precisamos responder a pergunta. A verdade é que o corpo do tubarão é coberto por diversos microdentes chamados de escamas placóides; eles são chamados popularmente de “dentes” por serem mais duros do que escamas comuns, dando uma maior resistência ao corpo do animal.

Além de ajudarem a dar resistência, esses dentículos também deixam o corpo do tubarão muito mais hidrodinâmico, já que facilitam o nado; isso é essencial na hora da caça e com certeza faz com que o tubarão nade muito mais rápido do que nadaria apenas possuindo escamas normais de outros peixes.

Por conta desses mini dentículos, o tubarão pode acabar ferindo outros peixes apenas encostando neles; e apesar de facilitar muito na hora da caça, isso pode dificultar um pouco na hora de interagir com animais da mesma espécie e até mesmo acasalar.

Portanto, o tubarão é um animal que se destaca até mesmo quando o assunto é a sua pele: ela não é coberta de escamas comuns, mas sim de escamas que se assemelham a dentes, facilitam o movimento do nado e também são perfeitas para machucar a presa durante o momento da caça no mar.

Semelhanças Com Dentes

Dente do Tubarão
Dente do Tubarão

Já dissemos nesse artigo que a pele do tubarão possui extruturas parecidas com mini dentículos animais, não é mesmo? Mas sabemos que na verdade ainda não está muito claro qual é a semelhança desses dentículos com os verdadeiros dentes do animal, e é exatamente disso que falaremos agora.

  • Local e material

O dente do animal nada mais é do que uma cavidade central feita principalmente de celulose e coberta/envolta por um esmalte, e é exatamente essa definição que também podemos dar para as escamas do tubarão; exatamente por isso que elas são chamadas de dentículos!

  • Facilidade

Os dentes do tubarão servem para facilitar a caça e deixar o seu dia a dia mais rápido. Da mesma forma, os dentículos presentes na pele fazem com que o animal nade mais rápido, machuque sua presa com um esforço reduzido e também tenha um corpo mais resistente; o que significa basicamente que sua pele também tem um papel essencial para facilitar sua vida, assim como os dentes possuem.

Os Dentículos Do Tubarão

Dentículos Do Tubarão
Dentículos Do Tubarão

Por fim, vamos dar uma analisada geral na função desses dentículos para o corpo do tubarão.

Como já dissemos, o corpo do animal é hidrodinâmico, já que ele passa a vida inteira no meio marítimo e precisa sempre estar nadando atrás de presas de maneira muito rápida e ágil. Nesse caso, os dentículos podem ter dois efeitos sobre o nado do tubarão.

Quando o animal está nadando mais devagar, os dentículos tendem a reduzir muito o atrito com a água, fazendo com que ele fique mais rápido; porém, se ele estiver nadando muito rápido ou contra a correnteza, os dentículos podem acabar atrapalhando um pouco por aumentar o atrito. Por isso, não podemos afirmar que eles trazem apenas vantagens para o corpo do animal.

Por esse motivo, podemos afirmar que os tubarões são animais que não têm o hábito de nadar apenas em linha reta, já que isso poderia acabar aumentando o atrito por conta dos dentículos. Dessa forma, o tubarão está sempre nadando de maneira meio desengonçada e torta, de forma que os dentículos sejam usados apenas para aumentar a velocidade e não acabem atrapalhando o nado, mas sim ajudando – muito – a aumentar a velocidade do mesmo e deixar o tubarão ainda mais ágil.

Quem diria que o tubarão teria dentes até em sua pele, não é mesmo? Por isso é tão interessante estudar os animais detalhadamente: descobrimos informações que nunca passariam pelas nossas cabeças!

Quer saber um pouco mais sobre o tubarão mas não sabe onde encontrar informações confiáveis? Leia também em nosso site: Diferenças Entre o Tubarão Branco, Orca e Megalodon

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *