Home / Animais / O Que Fazer Para o Cachorro Parar de Morder?

O Que Fazer Para o Cachorro Parar de Morder?

A maioria dos pais de animais de estimação não gostam de cães que mordem e mastigam suas mãos, membros ou roupas durante o jogo e a interação. As mandíbulas de um cão adulto podem causar significativamente mais dor do que os dentes de um filhote, e cães adultos podem causar lesões inadvertidamente ao morder. A mordida é geralmente mais difícil de suprimir em cães adultos porque os adultos não são tão sensíveis às nossas reações quanto os filhotes, e geralmente são mais difíceis de controlar fisicamente devido ao seu tamanho.

Cães adultos que mordem às pessoas provavelmente nunca aprenderam a não fazê-lo durante a infância. É provável que seus pais humanos não os tenham ensinado a ser gentis ou a só mastigar brinquedos.A maioria das mordidas é o comportamento normal do cão. Mas alguns cães mordem por medo ou frustração, e esse tipo de mordida pode indicar problemas de agressão. Às vezes, é difícil dizer a diferença entre a brincadeira e o comportamento agressivo.

Na maioria dos casos, um cão brincalhão terá corpo e rosto relaxados. Seu focinho pode parecer enrugado, mas você não verá muita tensão nos músculos faciais. A brincadeira é geralmente menos dolorosa do que a mordida mais séria e agressiva. Na maioria das vezes, o corpo de um cão agressivo fica rígido. Ele pode enrugar o focinho e afastar os lábios para expor os dentes. Mordidas graves e agressivas são geralmente mais rápidas e mais dolorosas do que as que são feitas durante as brincadeiras.

Fases do Treinamento Adequado

Os filhotes lambem os dedos das mãos e dos pés e investigam o corpo das pessoas com a língua  e os dentes.  É importante ajudar seu cão a aprender a refrear seu comportamento de lambeduras. Existem várias maneiras de ensinar esta lição, algumas melhores que outras. O objetivo final é treinar seu cão para parar de latir e morder as pessoas completamente.

Quando você brincar com o seu cão, deixe ele lamber suas mãos. Continue brincando até que ele te morda suavemente. Quando ele o fizer, solte imediatamente um grito agudo, como se você estivesse machucado, e deixe sua mão flácida. Isso deve assustar seu cão e fazer com que ele pare de morder você, pelo menos momentaneamente. (Se o grito parece não ter efeito, você pode dizer “Que pena!” Ou “Você estragou tudo!” Em uma voz severa.) Elogie seu cão por parar ou lambê-lo. Em seguida, retome a reprodução. Se o seu cachorro te morder novamente, grite novamente. Repita essas etapas no máximo três vezes em um período de 15 minutos.

Cachorro Filhote com Brinquedo de Morder

Os intervalos de tempo são geralmente eficazes para conter o comportamento de morder em cães adolescentes e adultos. Quando seu cão dá uma mordida forte, grite bem alto. Então, quando ele se assustar e se virar para olhar para você ou olhar em volta, retire sua mão. Ou ignore-o por 10 a 20 segundos ou, se ele começar a latir com você novamente, levante-se e afaste-se por 10 a 20 segundos. Se necessário, saia do recinto. Quando ele o fizer, repita a sequência acima. Quando seu cão não estiver mais mordendo muito, você poderá reforçar um pouco as regras. Exija que seu cão seja ainda mais gentil.

Evite balançar os dedos das mãos ou dos pés na cara do seu cão ou bater nas laterais do rosto para convencê-lo a brincar. Fazer essas coisas pode realmente incentivar seu cão a morder as mãos e os pés. Não desencoraje o seu cão de brincar com você em geral. O jogo constrói um forte vínculo entre um cachorro e sua família humana. Você quer ensinar seu cão a brincar suavemente, em vez de não fazer nada.

Evite afastar as mãos ou os pés do cachorro quando ele morder. Movimentos espasmódicos podem parecer um jogo para o seu cão e incentivá-lo a pular para frente e agarrá-lo. É muito mais eficaz deixar as mãos ou os pés frouxos para não serem muito divertidos de brincar.  Dar um tapa ou bater em cães por brincadeiras pode fazer com que eles mordam mais. Eles geralmente reagem jogando de forma mais agressiva. O castigo físico também pode deixar seu cão com medo de você – e pode até causar agressão real. Evite sacudir a nuca, dar um tapinha no nariz, enfiar os dedos na garganta e todos os outros castigos que possam machucá-lo ou assustá-lo.

O Que Fazer Para o Cachorro Parar de Morder?

Como proprietário de um cão, você deve assumir a responsabilidade de treiná-lo e mantê-lo sob controle o tempo todo. Você é responsável pelo comportamento do seu cão e é a primeira linha de defesa na prevenção de mordidas de cachorro . É importante que você faça o possível para manter os outros em segurança e evitar que seu cão morde:

  • Coloque seu cão no mínimo no treinamento básico e continue a manter o programa de treinamento durante toda a vida para reforçar as lições que você ensinou.
  • Socialize seu cão. Permita que seu cão se encontre e interaja com diferentes tipos de pessoas, incluindo crianças, pessoas com deficiência e idosos em circunstâncias calmas e positivas.
  • Exponha seu cão regularmente a uma variedade de situações, como outros cães, barulhos altos, máquinas grandes, bicicletas ou qualquer outra coisa que possa causar medo. Comece este treinamento com o seu cão na idade mais jovem possível e mantenha as experiências positivas.
  • Preste atenção ao seu cão e saiba quando as coisas podem estar levando à agressão. Se você não pode controlar a situação ou o comportamento do seu cão, pode ser necessário removê-lo antes que as coisas saiam do controle.
  • Não discipline seu cão usando punições físicas, violentas ou agressivas. Opte por reforço positivo – elogios e guloseimas – antes de recorrer ao uso de aversivas , como colares de choque e barulhos altos, para disciplinar comportamentos indesejáveis. Recompensar consistentemente o seu cão pelo comportamento desejável é muito mais eficaz porque os cães pretendem agradar o seu povo.
  • Sempre mantenha seu cão na coleira ou em uma área cercada. Conheça bem o seu cão antes de liberá-lo em áreas permitidas. Mantenha seu cão sempre à vista.
  • Se você suspeita ou sabe que seu cão tem tendências agressivas ou com medo , sempre avise os outros. Não permita que seu cão se aproxime de pessoas e outros animais, a menos que a situação seja estritamente controlada. Use uma focinheira, se necessário.
  • Mantenha as vacinas do seu cão atualizadas, especialmente a vacinação anti-rábica , e visite seu veterinário regularmente para exames de bem-estar.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *