Home / Animais / Diferença Entre Leopardo e Onça

Diferença Entre Leopardo e Onça

Leopardo (Panthera pardus) e onça (Panthera onca) são dois mamíferos carnívoros pertencentes à Família dos Felídeos. Essas duas espécies são frequentemente confundidas, em decorrência das características físicas generalistas. No entanto, é possível até mesmo para um leigo no assunto estabelecer os parâmetros de observação que permitem a diferenciação entre as espécies.

Neste artigo, você conhecerá algumas características relativas a esses felinos e como emprega-las para um maior conhecimento e capacidade de diferenciação.

Então venha conosco, e boa leitura.

Família Felidae

A família Felidae teria sido originada a 25 milhões de anos atrás, no período do Oligoceno.

Existem duas subfamílias de felídeos, a família Pantherinae e a família Felinae. Uma terceira subfamília chamada Machairodontinae, atualmente extinta, poderia ser encontrada durante os períodos pré-históricos.

Hoje existem registros de 41 espécies de felídeos.

Gênero Panthera

O gênero Panthera é composto por 4 espécies, dentre elas, além do leopardo e da onça, o leão (Panthera leo) e o tigre (Panthera tigris).

Panthera Pardus

O leopardo também pode receber a denominação genérica de pantera. É um animal robusto, cujo corpo mede 1,50 metros de altura (sem contar com a cauda, a qual mede 1 metro). A altura ao nível do ombro é, em média, de 60 a 70 centímetros. O peso médio é de 80 quilos.

A pelagem do leopardo possui uma cor amarela de padrão denso, com pintas escuras. O tamanho dessas manchas varia de um indivíduo a outro, tornando-se um fator de individualidade.

Alguns leopardos podem apresentar melanismo, sendo, nesse caso, chamados de pantera-negra. Há coloração da pelagem corporal assume um tom escuro e fechado, no entanto, ao se aproximar, é possível notar as ‘manchas’ em formato de roseta.

Este animal pode ser encontrado nos continentes asiático e africano, assim como em áreas específicas da Europa. Apenas na África há 11 tipos de subespécies diferentes. Lembrando que ao todo existem 14 subespécies de leopardo.

O hábitat do leopardo é bastante diversificado, pois este animal pode estar presente em florestas tropicais, planícies de pastagem, desertos e até mesmo regiões alpinas. Por incrível que pareça, esses animais podem ser encontrados até mesmo em grandes centros urbanos, como é o caso das cidades de Mumbai (na Índia) e Joanesburgo (na África do Sul).

Ao caçar sua presa, o leopardo pode levá-la para o topo das árvores, pois, dessa forma, a mantém livre da concorrência de outros animais, a exemplo das hienas e leões.

Pode ser extremamente silencioso na movimentação para a caçada, visto que é uma animal digígrado, ou seja, que se movimenta sobre os dedos. Durante a corrida, pode atingir grandes velocidades, as quais chegam na incrível marca de 50 Km/h.

A fêmea possui uma gestação com 12 semanas de duração, gerando de 3 a 4 filhotes, os quais nascem com uma pelagem clara, de tom bege ou branco.

Em ambiente silvestre, o leopardo pode registrar a expectativa de vida de 15 anos, no entanto a espécie é considerada em situação de vulnerabilidade, segundo o relatório da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Esta espécie já está extinta em seis países, dentre eles a Síria, Líbia, Singapura, Tunísia, Kuwait, Arábia Saudita; além da região de Hong Kong, na China.

Panthera Onca

Nos continentes americanos, a onça-pintada é a única representante do gênero Panthera. Sendo prevalente desde o sul dos Estados Unidos até o Uruguai e Pampas Argentinos.

Ela possui uma ampla distribuição entre os biomas brasileiros (com exceção dos Pampas), entre os quais se destaca a Floresta Amazônica.

Um indivíduo adulto pesa entre 36 a 158 quilos e mede 1,80 metros de comprimento (não considerando a extensão da cauda, a qual é de 75 centímetros). O peso também é bastante significativo, visto que varia entre 36 a 158 quilos. No entanto, para os filhotes, esses valores estão compreendidos entre 700 e 900 gramas.

Possui um corpo robusto e musculoso, com coloração da pelagem variando entre amarelo-claro a amarelo-alaranjado, acrescida das famosas manchas negras ao longo do corpo.

O padrão comportamental desses animais apontam para hábitos predominantemente crepusculares e noturnos, o que não impede que também sejam encontrados em deslocamento durante o dia. Assim como os leopardos, as onças são animais solitários.

A idade da maturidade sexual é diferenciada para machos e fêmeas, sendo de 2 a 3 anos de idade para primeiro gênero e 3-4 anos de idade para o segundo gênero.

A duração média da gestação é de 90 a 111 dias, da qual resulta o nascimento de 1 a 4 filhotes. Esses filhotes ficam até um ano de idade sob os cuidados da mãe.

As práticas de desmatamento, associadas ao abatimento voluntário do animal, tem contribuído para que a espécie esteja ameaçada de extinção no Brasil, embora não hajam estudos atualizados acerca da sua prevalência.

Uma tradição indígena ancestral ligada a esse felídeo é esfregar a gordura da onça nos meninos da tribo, de forma a protege-los do mal. Os índios conhecem a onça-pintada pela denominação “jaguaretê”.

Curiosamente, ela dificilmente ataca seres humanos, frequentemente fugindo na presença deles.

Em relação à expectativa de vida, há descrição de números como 15, 20 e 25 anos de idade.

Diferença Entre Leopardo e Onça

As onças são mais robustas do que o leopardo, logo o primeiro critério de diferença é o porte corporal. Além disso, a cor dos olhos também pode ser um fator diferenciador, pois, enquanto o leopardo possui olhos claros (frequentemente verdes ou amarelados); os olhos da onça pintada assumem uma coloração mais escura, frequentemente em tom castanho-médio.

Em ambas as espécies, há a coloração amarelada da pelagem, no entanto, o formato das manchas escuras pode apresentar sutil diferenciação.

A localização geográfica também é diferenciada. Enquanto que o leopardo pode ser encontrado na África e na Ásia; a onça-pintada é conhecida pela sua grande prevalência ao longo das Américas. O leopardo detém uma maior distribuição ao longo do planeta.

Diferença Entre Leopardo e Onça
Diferença Entre Leopardo e Onça

*

Depois de conhecer a diferença entre leopardo e onça, além de aprender algumas características adicionais sobre eles, fique á vontade para continuar conosco e visitar outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Fichas e curiosidades sobre animais em extinção. Disponível em: <https://www.colegiofriburgo.com.br/projetos_2008/fund1/2_ano/liloca/giuliar/onca.htm>;

Portal São Francisco. Leopardo. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/leopardo>;

SUPER INTERESSANTE. Qual a diferença entre o leopardo e a onça-pintada? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-o-leopardo-e-a-onca-pintada/>;

VIEIRA, C. A. Infoescola. Leopardo. Disponível em: <https://www.infoescola.com/mamiferos/leopardo/>;

VIEIRA, C. A. Infoescola. Onça-pintada. Disponível em: <https://www.infoescola.com/mamiferos/onca-pintada/>.

Veja também

Galinha Modern Game: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Não, não estamos falando de um joguinho de vídeo game, e nem de algum novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *