Home / Animais / Sagui-de-Geoffrey: Características, Nome Científico e Fotos

Sagui-de-Geoffrey: Características, Nome Científico e Fotos

O Sagui-de-Geoffrey possui o nome científico de Saguinus geoffroyi e é um  animal que pode ser encontrado na Colômbia e no Panamá. Por esse motivo é também conhecido como sagui panamenho. Possui como característica coloração preta e branca, sendo que a nuca do animal possui uma pelagem mais avermelhada.

São animais que possuem o hábito de viver nas árvores e estão sempre acompanhados de grupos que podem ter até cinco saguis. Como a maior parte dos primatas, se alimentam de vegetais, em especial, de folhas e frutas. Também podem comer pequenos animais como os insetos.

Continue acompanhando o nosso artigo e conheça um pouco mais dessa espécie tão rara da sagui.

Característica do Sagui-de-Geoffrey

Na idade adulta, o Sagui-de-Geoffrey pode atingir cerca de 23 centímetros de altura, sem contar o tamanho da cauda. Como não possuem dentição apropriada, procuram comer apenas os alimentos que se encontram mais fáceis na natureza. Dessa forma, se diferenciam de outras espécies de sagui que possuem como hábito furar os troncos de árvores em busca de comida.

Quanto à reprodução, existe mais de forma mais frequente a existência de uma fêmea que é responsável pelo acasalamento com diversos machos do grupo. A gestação costuma durar um pouco mais de 140 dias e a mamãe sagui pode dar a luz a até dois filhotes.

Uma característica interessante é que os Sagui-de-Geoffrey machos costumam cuidar dos novos integrantes da família de forma bem atuante. São papais super responsáveis!

Já com dois anos de idade, o animal atinge sua maturidade sexual e pode iniciar o processo de acasalamento.  Os Sagui-de-Geoffrey costumam viver aproximadamente 13 anos quando estão na natureza.O Sagui-de-Geoffrey pode ser encontrado especialmente em florestas do Panamá e da Colômbia e é uma animal que corre sério risco de extinção.

Saguis Encontrados no Brasil

O sagui pertence ao gênero Callithrix e  atualmente é possível encontrar seis espécies do animal no Brasil. São elas: Callithrix jacchus (Sagui-de-tufos-brancos, Callithrix penicillata (Sagui-de-tufos-pretos), Callithrix aurita (Sagui-da-serra-escuro), Callithrix flaviceps (Sagui-da-serra), Callithrix geoffroyi (Sagui-de-cara-branca) e Callithrix kuhlii (Sagui-de-wied).

Embora cada uma das espécies citadas possa ser encontrada em um bioma diferente do nosso país (Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado), eles possuem características e modos de vidas bem parecidos como, por exemplo, hábitos diurnos e costume de andar em grupos.

Entretanto, a pelagem e as características físicas são bem distintas e podem se apresentar em diversas formas e colorações. Inclusive, a cor do pelo dos saguis é geralmente utilizada para nomear determinada espécie (como por exemplo: Sagui-de-tufos-brancos).

São animais que realizam vocalizações e podem ser bem barulhentos. Gostam de descansar e permanecer a maior parte do dia na copa das árvores. Isso é uma característica que protege a espécie, já que quanto mais tempo eles permanecem no solo, mais facilmente são alvos de predadores.

A alimentação também é algo bem semelhante entre todas as espécies de sagui, já que todos eles costumam comer sementes, frutas, flores e alguns pequenos animais como lagartos e pequenos sapos.

Reprodução

Os saguis podem apresentar diversas possibilidades de organização quando se trata da reprodução. Eles podem ser monogâmico ou praticar a Poliginia. Assim, é possível que diversas fêmeas possam gerar filhotes ao mesmo tempo, uma característica benéfica para a perpetuação da espécie.

Filhote de Sagui
Filhote de Sagui

A gestação pode durar até 160 dias e os dois filhotes gerados permanecem andando agarrados em suas mamães até completarem o período de amamentação e conseguirem se alimentar de forma autônoma. Já com dois meses, os saguis iniciam a alimentação com frutas.

Curiosidades Sobre os Saguis

Agora acompanhe uma série de curiosidades sobre os saguis.

Saguis e suas Curiosidades
Saguis e suas Curiosidades

Confira cada uma delas:

  • Uma espécie exótica de sagui, é o Sagui- de- tufo- branco popularmente conhecido como soinho (Callithrix jacchus). Mesmo possuindo a cabeça marrom, este animal possui grandes “tufos” de pelos na cor branca que saem, inclusive,  das suas orelhas. A região da testa também possui a coloração branca.
  • Você sabia que a vocalização é uma das características que está presente em todas as espécies se saguis. A forma de comunicação pode incluir mais de dez sinais de som que podem ser associados a determinados significados. Estudos destacam que não existe diferença dos sons utilizados por fêmeas e machos.
  • Caso você encontre um sagui, saiba que é aconselhado não tocar no animal. Isso acontece porque eles costumam ficar com medo e pode morder os seres humanos. Não se esqueça de evitar alimentar esses animais, já que quanto maior a disponibilidade de alimento, mais eles poderão se reproduzir e alterar o equilíbrio ecológico. Uma consequência disso pode ser a mudança no número de aves e outros animais dos quais os saguis se alimentam.
  • No ambiente doméstico, um dos maiores predadores dos saguis são os cachorros que atacam quando eles descem das árvores e alcançam o chão. O homem também é responsável pela caça predatória dos animais e pela captura de filhotes de sagui. Os filhotes, inclusive, são vendidos para domesticação e aos colecionadores. Alguns dos bichinhos sequer sobrevivem ao transporte em péssimas condições e são muitas vezes maltratados com a falta de alimento e água. Portanto, nunca compre um sagui!
  • Embora eles pareçam fofinhos, os saguis podem transmitir algumas doenças através da sua afiada mordida.
  • A maior parte de espécies do gênero Callithrix é chamada de sagui. Entretanto, alguns deles podem ser também conhecidos como micos.
Curiosidades Sobre os Saguis
Curiosidades Sobre os Saguis

Não deixe de acompanhar nossos novos conteúdos sobre animais, plantas e natureza. Compartilhe nossos conteúdos nas suas redes sociais e não se esqueça de enviar para os seus amigos.

Quer deixar uma sugestão de novo artigo? É só deixar um comentário para a gente!

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *