Home / Animais / Como Vivem as Formigas? Como é o Seu Trabalho?

Como Vivem as Formigas? Como é o Seu Trabalho?

Coisa que a maioria das pessoas não sabe, é que as formigas são um dos animais mais sociáveis do mundo, vivem muito bem em grandes colônias e cada pequena formiga faz a diferença. Em um grande ninho, cada uma tem sua função.

O Formigueiro funciona como se fosse uma enorme consciência única e compartilhada, trabalhando em sintonia e sem cessar. Acredita-se que o formigueiro é uma das colônias mais eficazes de todo mundo, pois elas trabalham sempre em ritmo e sincronismo.

As formigas pertencem à ordem dos Hymenópteros, compartilhando da mesma ordem temos as vespas, marimbondos e abelhas. Já foram catalogadas mais de 130 mil espécies no mundo! Esses insetos são considerados os mais organizados do reino animal.

Só no Brasil, já foi catalogado pouco mais de 10 mil espécies de formigas, também são consideradas cosmopolitas. Mas o que é isso? Como explica a biogeografia, são animais que podem ser encontrados em todos os continentes do mundo.

E como vocês provavelmente já sabem só a rainha que possui capacidade reprodutiva. Ou seja, só ela que pode dar origem a novas formigas! E como ela faz isso? A rainha acasala com um macho reprodutor chamado de Zangão, então, ele doa seus gametócitos masculinos para dar origem a uma nova formiga.

Elas também podem carregar de 20 a até 100 vezes o seu próprio peso. Isso a ajuda nos trabalhos que necessita desempenhar no formigueiro. Uma rainha chega a viver até 18 anos. Na maioria das espécies elas vivem apenas 6 anos e morrem de velhice.

Alguns pesquisadores dizem que pelo fato das rainhas dormirem até 9 horas por dia, pode ser o segredo da sua longevidade. Já nossas pequenas operárias, tiram breves cochilos de poucos minutos entre os turnos de trabalho, e elas vivem em média de 6 a 12 meses.

Função de Cada Formiga

Em uma colônia de formigas a várias funções que cada uma desempenha nessa sociedade. Nisso temos, a rainha, as jardineiras, soldados, operárias, cortadeiras e carregadeiras.

Rainha

Formiga Rainha
Formiga Rainha

A função dessas é simples, procriar cada vez mais formigas. Ela serve para manter a colônia populosa, as outras formigas estão ali para servirem somente a ela, para manter a sobrevivência de todos! A rainha tem de permanecer viva, pois na maioria das espécies ela é a única capaz de procriar.

Jardineiras

Formiga Jardineira
Formiga Jardineira

Essas servem para cuidar da reserva de alimentos. As jardineiras ficam responsáveis por organizar o estoque de folhas. Formigas se alimentam de fungos, logo, quando a folha entra em decomposição são elas que organizam esse amontoado de fungos para o consumo.

Soldados

Formiga Soldado
Formiga Soldado

Elas como o nome já diz, são os soldados da colônia. São invocadas quando aparece alguma ameaça para a sociedade, essas formigas são maiores do que o normal, tem suas pernas largas e grande mandíbulas, sempre prontas para a batalha!

Operárias

Formiga Operária
Formiga Operária

São as que mais trabalham na colônia. Elas passam o tempo todo construindo e reformulando o formigueiro. Portanto, quem ganha o crédito de criar e moldar enormes formigueiros são as operárias!

Cortadeiras

Formiga Cortadeira
Formiga Cortadeira

Essas são parecidas com a soltados, porque também tem uma mandíbula extremamente forte. Porém, no caso delas é só para cortar! Cortam, folhas, galhos ou até outros animais em decomposição. Depois de cortado, o trabalho de carregar o alimento é de outra.

Carregadeiras

Formiga Carregadeiras
Formiga Carregadeiras

Servem exclusivamente para carregar os alimentos ou o que for necessário para transportar para o formigueiro. Elas são bem resistentes, pois precisam caminhar longas distâncias para levar a comida até o formigueiro.

Agora que aprendemos suas funções, fica mais interessante observar esses insetos não é mesmo? Em uma colônia, podemos ver que cada uma tem sua função, e todas elas cumprem com uma maestria de dar inveja!

Fatos Sobre Elas

Formigas são muito higiênicas, como poucos animais do mundo, elas têm um hábito igual ao nosso. Normalmente enterram seus mortos, isso mesmo! Quando alguma formiga morre, ela é levada para fora do ninho e enterrada. Evitando que uma doença se espalhe.

Possuem a habilidade de partenogênese, que é o fato de um embrião se desenvolver no óvulo sem nenhum tipo de fecundação. Os machos dessa ordem são gerados assim. Portanto são haploides e não geram descendentes.

A partenogênese pode gerar um embrião sem fecundação, ou pode gerar uma cópia do organismo inicial. Só as fêmeas são capazes de fazer isso. Existe um caso muito raro na Amazônia, que foi encontrado uma colônia só com formigas fêmeas.

E elas se comunicam através das antenas e sinais químicos. Tudo que precisam é só bater as antenas umas nas outras que já captam a mensagem do que precisa ser feito.

Curiosidades

  • Utilizam desinfetantes e herbicidas em suas tocas, como são bem higiênicas, elas não gostam que nenhum tipo de parasita consiga sobreviver em seu habitat. Portanto, quando constrói seus ninhos, usam substâncias que impede que fungos e bactérias cresçam. Um exemplo disso é uma espécie que cria seus formigueiros em árvores, e com tal substância utilizada, faz com que todas as outras plantas ao redor dessa árvore morram.
  • Elas ensinam as jovens formigas as funções que cada uma deve fazer dentro do formigueiro;
  • Um estudo feito pela universidade de Harvard diz que as formigas existem em média a 130 milhões de anos;
  • As formigas só são sociáveis com o seu grupo, caso encontrem outra colônia, elas travam guerras enormes;
  • Formigas escravizam outras, depois de uma guerra, caso um grupo perca, ele se torna escravo do grupo vencedor;
  • Elas também podem roubar óvulos de uma colônia e levá-las para sua toca. Assim quando os bebês nasceram elas escravizam esses filhotes até o fim de sua vida;

  • Mantém sua sobrevivência com as guerras, pois em caso de vitória elas conseguem muito mais recursos e também mão de obra escrava;
  • Como são muito espertas tem sua própria criação de animais, isso mesmo! As formigas são extremamente inteligentes e têm sua mini fazenda. Mas oque formigas poderiam criar? Possuem sua fazenda de mirmecófilas, pulgões e lagartas. Esses bichos evacuam um melado que é extremamente nutritivo para as formigas, e caso seja necessário, elas conseguem mover esses animais para que não haja perigo de predadores;
  • Atualmente, estima-se que existe certa de 10 quatrilhões de formigas no mundo. Você nem tem ideia do que seria isso, certo? De modo mais simples e explicativo 1 quatrilhão seria o equivalente a mil milhões.

Veja também

Jacaré Americano: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os jacarés são animais que induzem as pessoas a sensações muito extremas e totalmente únicas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *