Home / Animais / Como as Formigas se Comunicam umas com as Outras?

Como as Formigas se Comunicam umas com as Outras?

Você já se perguntou como criaturas tão pequenas como as formigas conseguem construir formigueiros grandiosos ou coordenar enormes trilhas com uma eficiência admirável? Isso não é por acaso, as formigas administram suas ações por meio de um sistema de comunicação muito avançado.

Apesar de não possuírem o sentido de visão muito desenvolvido, as formigas utilizam outros tipos de sentidos para transmitir suas mensagens e serem capazes de se aventurar pelos mais diversos lugares. As formigas se comunicam umas com as outras através dos feromônios, toques, som e linguagem corporal. A seguir abordaremos cada um deles com mais detalhes.

Feromônios: Essenciais Para as Formigas Se Comunicarem Umas Com as Outras

A maior parte da comunicação entre as formigas acontece através dos feromônios, que são compostos de substâncias químicas que podem despertar diversas reações ao atingir os órgãos olfativos de criaturas da mesma espécie.

As formigas contam com glândulas que produzem diversos feromônios responsáveis por transmitir mensagens distintas. Por exemplo, com uma boa utilização de seus feromônios, elas podem indicar que algum perigo se aproxima ou que foi encontrado uma boa fonte de alimento.

Cada colônia possui seu conjunto próprio de feromônios. Assim, elas são capazes de discernir uma companheira de um oponente. As formigas utilizam suas antenas para detectar os feromônios. Através de suas antenas, elas também podem sentir outros tipos de aromas no ar.

Tipos de Feromônios:

Feromônios De Alarme

Feromônios De Alarme
Feromônios De Alarme

Quando esse tipo de feromônio é liberado, uma colônia inteira pode ser alertada em segundos sobre algum perigo. As formigas também liberam esses feromônios quando estão atacando suas presas para solicitar a ajuda de outras companheiras de sua colônia.

Feromônio de Recrutamento

Utilizado para formar trilhas e guiar outras companheiras até alguma comida. Uma determinada formiga é capaz de produzir e liberar esse feromônio partindo de sua colônia até o local onde encontrou a fonte de alimento, ou partindo da fonte de alimento até sua colônia.

As outras formigas detectam o aroma do feromônio e seguem exatamente o mesmo caminho criado pela primeira formiga. Ao percorrer a trilha, as outras formigas vão liberando mais feromônios, deixando o caminho cada vez mais fácil de ser reconhecido por outras companheiras.

Se o caminho for bloqueado por alguma coisa, uma pedra que acabou de ser jogada por alguém, por exemplo, elas imediatamente começam a procurar outra maneira de chegar até a fonte de alimento. Quando finalmente encontram uma nova rota, elas voltam a reforçar a trilha com seus feromônios.

Feromônio Territorial

Utilizados para determinar quais são os territórios pertencentes a uma colônia. Dessa forma, elas protegem sua própria colônia, garantem suas fontes de alimentos e determinam suas estratégias de defesa.

Feromônios Iniciadores

São um tipo de feromônios que podem causar alguma transformação na criatura que o captar. Por exemplo, uma determinada rainha pode decidir utilizar esse feromônio para manter suas operárias estéreis.

Somente a rainha de uma colônia tem autorização para sinalizar que possui fertilidade. Se uma formiga operária tentar se reproduzir, as suas outras companheiras serão capazes de descobrir, por causa dos feromônios.

Toques Possibilitam a Coleta De Informações Sobre Outras Formigas

As formigas também se comunicam umas com as outras através de toques. Por meio do contato boca a boca, elas são capazes de doar alimentos uma para a outra quando uma estiver com fome ou até mesmo para compartilhar o gosto de um alimento que a companheira vai encontrar no final de uma trilha.

As antenas das formigas são sensíveis ao toque, por isso vemos frequentemente as formigas roçando suas antenas umas nas outras. Às vezes, as formigas se encontram em locais que impossibilitam suas comunicações através dos feromônios, ou seja, lugares de cheiros muito fortes. Dessa forma, elas encostam suas antenas nas antenas de outras parceiras, como se fosse uma maneira de informar por qual caminho elas devem ir.

Nas cutículas (ou exoesqueleto) das formigas estão presentes diversos tipos de hidrocarbonetos, que podem transmitir muitas informações sobre uma formiga, como quais são as atividades que ela realiza e até mesmo a qual colônia ela pertence. Uma formiga pode obter esse tipo de informação ao tocar na cutícula de outra.

Nós seres humanos contamos com os documentos de identificação para comprovar nossa origem e podemos comprovar nossa formação por meio de nossos diplomas. Enquanto que uma formiguinha já carrega em si substâncias com informações relevantes sobre sua própria identidade.

O Som Pode Livrar Formigas De Apuros

O som é outra forma de comunicação entre as formigas. Isso pode ser observado em grande parte das espécies de formigas. A produção de diferentes sons acontece quando a formiga fricciona suas pernas em uma determinada região do seu abdômen. As outras formigas possuem receptores em suas patas que possibilitam que elas captem os sons.

Cada espécie pode utilizar os sons com propósitos diferentes. Os feromônios são extremamente úteis em diversas situações. No entanto, há momentos em que as formigas vão precisar utilizar outras formas para se comunicar. Por exemplo, quando uma formiga estiver presa em um local fechado, como em uma caixa de papelão, ela pode produzir som para avisar suas companheiras de sua localização.

A Linguagem Corporal Também Facilita a Comunicação Das Formigas Com as Outras

Grupo de Formigas se Comunicando
Grupo de Formigas se Comunicando

As formigas também se comunicam umas com as outras através de movimentos corporais. Ao produzir determinados movimentos, uma formiga é capaz de passar informações úteis para outra formiga. Mensagens completas podem ser transferidas dependendo da maneira como uma formiga encosta na outra.

Elas também são capazes de vibrar, seja quando querem comunicar um sinal de alerta ou para informar sobre o sabor agradável de alguma folha. A imponência do porte físico também pode ser visível nas formigas, pois há espécies que intimidam seus oponentes em batalhas ao erguer seu abdômen para passar a sensação de que são maiores.

Como podemos observar, as formigas são criaturas muito espertas, organizadas e dedicadas. A prioridade de cada formiga é o bem de sua própria comunidade. Assim, a comunicação é essencial para que mensagens possam ir e vir com muita eficiência, agilidade e de forma estratégica.

É importante lembrar que as informações que temos sobre a vida das formigas não estão totalmente esgotadas. Frequentemente são feitas novas descobertas sobre a forma de viver dessas criaturinhas. Por exemplo, há pesquisas recentes que indicam que as rainhas podem emitir sons característicos que provocam reações de suas
operárias.

Em outras palavras, as formigas ainda são animais misteriosos e que vão continuar despertando nossa curiosidade e admiração.

Fontes:

https://www.cell.com/current-biology/fulltext/S0960-9822(06)01834-3

https://www.pbs.org/wgbh/nova/transcripts/2203crea.html

https://www.youtube.com/watch?v=CO-J-Pzr8BY

https://www.antkeepers.com/facts/ants/communication/

https://www.dkfindout.com/us/animals-and-nature/insects/how-do-ants-communicate/

https://www.highlightskids.com/explore/science-questions/how-do-ants-communicate

http://www.ceplac.gov.br/Laboratorios/mirmecologia/htmlFormiga/comunicacao.html

https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/wp-content/uploads/2014/05/ciencia-10.pdf

http://www.controlarambiental.com.br/Formigas%20Biologia%20e%20Comportamento.html

https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/alarm-pheromones

https://quimicacapuem.wixsite.com/capquimica/single-post/2016/09/26/A-Qu%C3%ADmica-e-os-ferom%C3%B4nios-Como-podem-estar-relacionados

https://animais.culturamix.com/informacoes/insetos-e-aranhas/formiga

https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/formigas-fazem-trapacas-para-reproduzir-diz-estudo,ab281557419ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2009/02/090206_formigassonsfn.shtml

https://www.ipef.br/publicacoes/curso_formigas_cortadeiras/cap04.pdf

Veja também

Macaca Cyclopis ou Macaco de Taiwan: Características e Fotos

Os primatas em geral são seres bem interessantes, de capacidade e inteligências formidáveis, e certas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *