Home / Animais / Como Saber Se o Cachorro Vai Atacar?

Como Saber Se o Cachorro Vai Atacar?

A relação entre pessoas e cães é ótima, com os cachorros sendo os animais que mais se adaptam ao modo de vida dos humanos. Na verdade, quanto mais o tempo passa e mais as pessoas se afastam das suas formas mais selvagens, mais os cães se aproximam da sociedade.

Atualmente já é muito complicado encontrar um cachorro selvagem, por exemplo, algo que apenas pode ser visto em situações muito específicas, como acontece com o dingo australiano. De qualquer forma, apesar de toda essa proximidade, ainda pode acontecer de um cachorro tentar atacar o seu dono, pois, afinal, eles ainda são animais e não compreendem por completo o modo de vida das pessoas.Ou, então, ele pode atacar outro indivíduo.

Por mais que um cachorro não tenha o hábito de atacar as pessoas sem um ótimo motivo, pode acontecer de o animal fugir do seu controle e, em um momento de estresse agudo, buscar o ataque. Contudo, ao mesmo tempo, também é possível que você perceba alguns sinais e, assim, seja capaz de prever o ataque do cão. Como? É isso que será possível ver logo adiante, com algumas dicas que serão muito importantes para saber quando o cachorro vai atacar você.

Cachorros Com Olhar Fixo e Eretos Podem Atacar

Os cachorros são animais e, por mais que pareçam muito inteligentes e associados ao modo de vida humano, ainda dão muitos sinais antes de fazer o que pretendem. Esse é o caso de um cão que pretende atacar alguém, por exemplo. Em geral, o animal se coloca em uma postura ereta, tentando transmitir uma mensagem de medo a quem vai atacar.

A postura ainda ajuda a fazer com que o cachorro pareça maior do que realmente é, algo muito utilizado na selva para amedrontar presas e já começar o momento do abate com alguma vantagem. Portanto, se você localizar um cão com a postura ereta, saiba que há grandes chances de o animal estar prestes a atacar alguém – e essa pessoa pode ser você. Outro detalhe muito importante é prestar atenção ao olhar do animal.

Um cão com olhar fixo em alguém ou em outro cachorro tende a atacar, já que o animal está encarando a presa para definir qual o melhor método de ataque. Se um cachorro começar a olhar fixamente para você na rua, se prepare para reagir e, se for o caso, correr muito. É bastante simples reconhecer um momento como esse, já que, em geral, os cães não costumam encarar as pessoas de forma tão fixa.

Cachorros Latindo e Rosnando Podem Atacar

Não há nenhum sinal mais evidente de que o cachorro pode atacar do que os latidos. Assim, se você está perto de um cão e ele começa a latir de maneira forte e constante, saiba que há algo de errado. Fique ainda mais atento se os latidos forem em sua direção, como uma forma de intimidar você.

Nesse caso, o pior a ser feito é demonstrar medo, já que os cachorros sabem compreender o medo e, assim, apenas atacam com ainda mais vigor ao reconhecer o medo nos outros.

Cachorro Rosnando
Cachorro Rosnando

Além disso, um cachorro que esteja rosnando ou rangendo os dentes possui grande probabilidade de atacar, pois o animal novamente está tentando intimidar a sua presa, dessa vez mostrando como os seus dentes podem ser afiados e o quanto ele pode fazer uma cara de mau.

Nesses casos, correr não costuma ser uma grande opção, já que o cão costuma correr muito mais do que você. Portanto, trate de pegar algo ao redor para se defender e, em último caso, enfrente o animal. Porém, a recomendação mais adequada é buscar locais altos e evitar o cachorro.

Cachorros Com Boca Fechada e Em Estado de Alerta Podem Atacar

Se um cachorro se sente bem, o mais natural é que esse animal coloque a sua língua para fora e, assim, demonstre para os outros o quanto está feliz. Cães com a língua para fora tendem a estar felizes, enquanto a boca fechada costuma representar o contrário. Portanto, se você vê um cachorro com a boca fechada, olhando atentamente para você, saiba que há um sério risco de sofrer um ataque em breve.

Além disso, outro ponto importante é saber compreender o corpo do animal e como alguns sinais podem ser emitidos através da sua postura. Se já ficou claro que cães eretos tendem a atacar mais rapidamente, também é muito comum que um cachorro se coloque em estado de alerta logo antes de realizar um ataque direto a agressivo.

Cachorro em Alerta
Cachorro em Alerta

Nesse momento, em geral o animal mantém o rabo levantado e as orelhas em pé, também elevadas. A sua expressão facial muda, o animal parece atento a algo que não se pode ver e, assim, transmite a sensação de que vai atacar a qualquer momento. Se você ver um cachorro nessas condições na rua, o melhor a fazer é se afastar lentamente, evitando o contato visual direto.

Como Evitar Ataques dos Cachorros

Para quem possui cães e deseja evitar os ataques do animal em relação às outras pessoas, o melhor a fazer é um trabalho de adestramento realmente completo. Isso porque o treinamento adequado pode fazer com que o cachorro saiba interpretar melhor os momentos e, assim, entenda que nem sempre está em perigo ou ameaçado. Para tal, existem muitos locais específicos que realizam o processo de adestramento, seja em cães jovens ou naqueles um pouco mais velhos.

Além disso, você mesmo pode executar o treinamento do seu animal. A maior dica possível, de qualquer forma, é fazer com que o seu cachorro esteja sempre perto das pessoas e se acostume a isso. Quando a situação é oposta e você deve evitar um ataque de um animal, o mais recomendado é não fazer contato visual direto com o cão, para que o cachorro não se veja em situação de confronto.

Melhore a sua postura, permaneça ereto e, em hipótese alguma, demonstre medo em relação a esse cachorro. Como cães são muito bons em compreender os sinais de medo nas pessoas, essa certamente será a última coisa que você vai querer fazer para evitar um ataque.

Veja também

Planta em Casa

Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Para quem gosta de ter um ambiente aconchegante em casa, principalmente para quem trabalha em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.