Home / Animais / Como Passar Enxofre em pó em Cachorro?

Como Passar Enxofre em pó em Cachorro?

Cuidar de um animal de estimação pode trazer uma série de desafios. na verdade, costuma ser um aprendizado diário, e muita gente não sabe como agir em determinadas situações. Por exemplo, você sabe como passar enxofre em pó em cachorro? Sabe, exatamente, para que serve isso?

O enxofre em pó é muito utilizado para conter problemas relacionados a sarna, que é uma reação causada por ácaros e bactérias que se fixam à pele dos animais. Como resultados, eles começam a perder os pelos e a sofrer com coceiras e ferimentos.

Caso você identifique qualquer tipo de alergia, ou sequer desconfie que o seu cachorro está com sarna, a primeira coisa a fazer é levá-lo imediatamente ao veterinário. O médico deverá analisar a situação para, a partir disso, indicar um tratamento.

O uso de enxofre é disseminado como uma boa solução para esse quadro. Nesse caso é importante que você saiba exatamente como usar o produto, de modo que ele possa contribuir de fato com a resolução desse problema.

Para qual Tipo de Sarna o Tratamento com Enxofre Pode Ajudar?

Antes de falarmos especificamente sobre como passar o enxofre em pó no cachorro, é importante entender que esse elemento não é útil contra todas as sarnas. Na verdade, a sua atuação é especificamente eficaz quando estamos falando de sarna sarcóptica, mas não em caso de sarna demodécica.

• Como o enxofre age?

Como explicamos antes, a sarna é uma situação que ocorre quando a pele do animal está infectada com fungos. O que o enxofre em pó faz é cortar a fonte proteica desses fungos, fazendo com que eles morram.

Enxofre em pó em Cachorro

• O que você precisa para aplicar o enxofre em pó?

Para que você consiga aplicar o enxofre em pó no cachorro, você vai precisar de algumas coisas, a começar por uma luva emborrachada. Ela vai proteger a sua pele enquanto prepara a mistura, mas deverá ser removida na hora da aplicação.

Tenha também em suas mãos um borrifador novo, que não tenha sido usado com outras misturas muito menos produtos tóxicos. É importante que o recipiente esteja bem limpo para que não contamine o animal.

Preparando a Mistura – Veja Quais são as Medidas Adequadas!

Para essa mistura, você vai usar 100 gramas de enxofre em pó. Coloque essa quantidade em um recipiente, e em seguida despeje 1 litro de água morna sobre o enxofre. Misture bem e despeje no borrifador que você separou para essa missão.

Remova as luvas, lave bem as mãos e agora coloque uma luva do tipo cirúrgica. Aplique vaselina ao redor dos olhos do cachorro para proteger, evitando que escorra o líquido para os olhos.

Coloque o animal dentro de uma pia ou tanque. Use o borrifador para aplicar a mistura em todo o corpo, do pescoço até o rabo do animal.

Para o rosto e a cabeça, mergulhe uma esponja macia na mistura e aplique. Não borrife para não acertar os olhos! Proteja muito bem também as orelhas do animal.

Feito isso, use um cone de pescoço para impedir que o cachorro lamba a mistura. Deixe o enxofre secar naturalmente – não use secador nem mesmo toalha para isso.

Dicas Essenciais de Cuidados que Você Precisa ter na Hora de Manusear o Enxofre

É importante saber que o enxofre em pó, quando em grandes quantidades, pode ter um efeito absolutamente tóxico. Por isso a quantidade deve ser diluída em bastante água, e também por isso você precisa usar uma luva para manusear.

Na hora de mexer com essa substância, remova todas as suas joias, pois o contato com a mistura poderá modificar as cores das peças. Você também poderá perceber uma mudança na cor do pelo do seu animal depois da aplicação.

Isso acontece principalmente quando o animal tem o pelo claro – poderá ocorrer um escurecimento. Isso geralmente é temporário, e o pelo deverá recuperar a cor normal dentro de pouco tempo.

• Faça a aplicação em um local arejado:

Também é importantíssimo que o manuseio do enxofre aconteça em um local aberto e bem arejado. Isso porque o cheiro é bem forte, e em local fechado também pode ter potencial tóxico.

Deixe agir, e leve o animal para o banho!

Depois da aplicação, e tão logo o enxofre seque, você deverá lavar o animal com xampu próprio para combater a sarna. O banho deve ocorrer mais ou menos 3 horas depois da aplicação!

Lave com suavidade, e faça o mesmo procedimento por mais dois dias. Isso trará resultados impressionantes, e dentro de pouco tempo o animal terá o pelo renovado e a sarna provavelmente terá se esvaído.

• Pode combinar enxofre com algum medicamento?

Na verdade, a sugestão é justamente que você utilize o enxofre como um complemento, ou seja, que esteja seguindo algum outro tratamento em parceria, que tenha sido devidamente receitado pelo veterinário.

Se lembra que dissemos que existem tipos de sarna que não são combatíveis com enxofre? Esse é um dos motivos pelos quais você deve antes conversar com um médico, para que ele consiga identificar melhor o tipo de problema.

Além disso, é importante avisá-lo sobre a sua intenção em aplicar enxofre. Se o animal estiver com a pele muito ferida, pode ser que esse tratamento não seja indicado, pois vai causar muita dor.

Cuide Muito Bem do Ambiente Onde o Cachorro Costuma Ficar!

Não podemos esquecer que outra coisa importantíssima é que o ambiente onde o cachorro fica também precisa ser bem higienizado, sobretudo se você tem outros animais no local.

A sarna canina é altamente contagiosa, e os riscos de pegar em outro animal são imensos! Por isso você deve isolar o animal doente, ao menos temporariamente, e manter o local em que ele fica muito bem higienizado.

Converse com o veterinário de sua confiança para descobrir o que pode aplicar no ambiente para que a sarna seja completamente extinta. Brinquedos, cobertores e outros objetos de uso do animal podem ser ambientes perfeito para a sobrevivência dos ácaros causadores da doença.

O enxofre em pó pode ajudar muito, mas não vai fazer milagres. O uso de qualquer produto deve ser feito com muito cuidado, e sempre sob supervisão e indicação de um profissional.

Veja também

Curiosidades Sobre o Gato Mourisco e Fatos Interessantes

A fauna é a parte da Ecologia que engloba todos os animais existentes na natureza, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *