Home / Animais / Carrapato-Vermelho-Do-Cão: Características, Habitat e Fotos

Carrapato-Vermelho-Do-Cão: Características, Habitat e Fotos

Os carrapatos-vermelho-do-cão são aracnídeos relativamente pequenos que sobrevivem se alimentando do sangue de animais e seres humanos. Os carrapatos podem representar um sério risco à saúde, porque espalham doenças à medida que viajam de um host para outro. 

Uma das fontes mais comuns de confusão entre carrapatos e ácaros é a cor. Não existem espécies conhecidas de carrapatos vermelhos que ocorrem naturalmente. Mas, às vezes, os carrapatos podem parecer vermelhos se estiverem no ato de se alimentar. No entanto, o ácaro da aranha, o ácaro de veludo vermelho, o ácaro do trevo  e as larvas do ácaro da colheita todos têm vários tons de vermelho. Ácaros, como carrapatos, são aracnídeos equipados com oito pernas. Além disso, os ácaros e os carrapatos têm apenas dois segmentos: uma cabeça pequena com partes da boca proeminentes e um corpo grande a partir do qual as pernas se originam.

Carrapato-Vermelho-Do-Cão

Habitat e Origem

A origem nativa específica de R. sanguineus não é clara. O carrapato-vermelho-do-cão precisa de mamíferos para sustentar a vida, de modo que foi registrado em muitos locais da história.

Habitat dos EUA : O Rhipicephalus sanguineus é encontrado nos cães parasitados mais comuns, mas também pode ser encontrado na vida selvagem e em outros mamíferos, incluindo seres humanos.

Ameaça Ecológica

O Rhipicephalus sanguineus pode causar irritação e doença da pele entre cães e infestar rapidamente as residências se não for tratado. Atualmente, não se sabe que o carrapato transmite a doença de Lyme ou doenças que são transmitidas regularmente aos seres humanos; mas em temperaturas mais altas os carrapatos se prendem e se alimentam dos seres humanos mais rapidamente. Em cães, no entanto, transmite erliquiose canina. Apenas alguns casos raros são conhecidos dessas doenças sendo transmitidas aos seres humanos. O carrapato-vermelho-do-cão pode se alimentar de mamíferos em qualquer estágio do ciclo de vida. Carrapatos fêmeas podem depositar até 5.000 ovos em uma ninhada, dependendo da quantidade de sangue coletada do hospedeiro.

Ovos de Carrapato
Ovos de Carrapato

A fêmea geralmente se apega ao hospedeiro por cerca de uma semana antes de cair para encontrar um lugar para pôr os ovos. Rachaduras no teto são lugares ideais. O ciclo de vida completo também pode ser concluído em ambientes fechados. 

O manejo recomendado do carrapato marrom ou de qualquer espécie de carrapato é a prevenção através de tratamentos regulares com xampu ou coleiras, acompanhados de verificações regulares do animal quanto à infestação. O tratamento após a infestação deve ser discutido com um veterinário. Tratamentos com fipronil, amitraz, permetrina e deltametrina foram relatados como eficazes.

Características

 Os carrapatos-vermelho-do-cão são mais frequentemente encontrados na parte norte do país, mas são um problema crescente principalmente nas áreas rurais. 

Carrapato-Vermelho-Do-Cão

Carrapato-Vermelho-Do-Cão no Cachorro
Carrapato-Vermelho-Do-Cão no Cachorro

 O nome científico do carrapato-vermelho-do-cão é Rhipicephalus sanguineus. Esses carrapatos vivem em climas quentes e podem infestar rapidamente uma área assim que tiverem acesso. Podem prosperar em vários ambientes. Carrapatos de cães, a espécie possui preferência por animais domésticos. 

Evitando Carrapatos

Você não deseja ter um carrapato em si, muito menos no seu animal de estimação. Independentemente do tipo, ajude a evitar a próxima refeição de um carrapato, tomando precauções contra eles quando planeja passar algum tempo ao ar livre. Use roupas de cor clara para facilitar a identificação de carrapatos que estejam rastejando sobre você. 

Use roupas que cubram a maior parte do corpo e se ajustem perfeitamente. Quanto menos pele você expôs, menos pele você precisa se preocupar. Evite áreas densas de vegetação e tente manter áreas limpas. Use repelente de insetos quando estiver ao ar livre.

Remoção de Carrapatos

Se você o marcar, remova-o o mais rápido possível. Segure o carrapato pela área da cabeça/boca usando uma pinça e retire-o da pele sem torcer ou dobrá-lo. O carrapato deve puxar para fora. Caso contrário, talvez seja necessário fazer várias tentativas para removê-lo com a pinça antes de obter tudo.

 Mate o carrapato submergindo-o em álcool e limpe bem a ferida com um anti-séptico. Embora os carrapatos tenham várias características em comum com as pulgas e os ácaros, estes pequenos parasitas sugadores de sangue exibem uma série de comportamentos únicos que podem ajudá-lo a diferenciá-los de outras pragas.

Procure estes indicadores para determinar se um pequeno carrapato vermelho é realmente um ácaro:

  • Muitos ácaros são quase invisíveis a olho nu. (O ácaro de veludo vermelho é uma exceção, medindo um quinto de polegada quando atinge a idade adulta.) Quanto mais visível a mancha vermelha, maior a probabilidade de ser um carrapato.
  • O tipo de ácaro responsável por irritar seu hospedeiro, como os chiggers e os ácaros (que causam sarna), na verdade se alimentam de pele e não de sangue. Uma coceira imediata associada a um pequeno inseto vermelho é provavelmente um sinal de ácaro e não de um carrapato.
  • Todos os carrapatos são hematófagos: sua dieta consiste exclusivamente em sangue. Os ácaros são mais onívoros, e muitas espécies de ácaros são apenas vegetarianas. Se você notar pequenos insetos vermelhos presos aos pés ou pernas depois de passar algum tempo ao ar livre, especialmente em grama alta ou ervas daninhas, provavelmente pegou ácaros.
    Remoção de Carrapatos
    Remoção de Carrapatos

Como os nomes dessas espécies sugerem, esses carrapatos estão associados a coloração vermelha e presença e cães, além de outros animais domésticos. 

Possui preferência, logo após sair do hospedeiro, de lugares altos e próximo de vítimas.  São considerados incômodos e são mais prováveis ​​se houver uma infestação. 

A melhor defesa contra carrapatos moles é eliminar seu habitat. Você deve remover qualquer sinal de ambiente favoravel ao carrapato.  Monitore cuidadosamente sua casa, seus animais e tome cuidado. 

Se você mantiver aves de capoeira, mantenha a área ao redor da gaiola limpa e sem escovas, detritos ou qualquer outra substância que possa proporcionar uma oportunidade para os carrapatos construírem um ninho (a maioria dos proprietários de frangos também fornece um chafariz arenoso, também conhecido como banho de poeira, para ajudar os pássaros a se arrumar). 

Repare qualquer tapume solto ou ausente na base da sua casa, sele quaisquer rachaduras ou possíveis pontos de entrada (por exemplo, telas de ventilação da fundação quebradas) e tome precauções para manter os roedores fora. 

Veja também

Pelecanus Conspicillatus

Para que Serve o Papo do Pelicano? Qual Sua Função?

O pelicano (família taxonômica Pelecanidae) é uma ave aquática descrita pela primeira vez no ano …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *