Home / Animais / História do Fox Terrier, Personalidade e Origem da Raça

História do Fox Terrier, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar um pouco mais sobre uma raça de cachorro incrível e muito famosa, por esse motivo você precisa ficar até o final para não perder nenhuma informação.

A estrela de hoje é o querido Fox Terrier, essa raça que vem conquistando cada vez mais as pessoas e se popularizando no mundo. Para conhecermos um pouco mais sobre essa raça vamos tomar nota de algumas características:

  • A expectativa de vida do fox terrier é entre 10 e 15 anos de idade;
  • É um cachorro de pequeno porte e por isso mede em torno de 37 a 39 cm de altura,
  • A raça pesa em média entre 7 e 8 kg.

História e Origem da Raça Fox Terrier

Fox Terrier
Fox Terrier

Essa raça é nativa do Reino Unido.

Essa raça já era bem famosa no século 16, por ser muito esperto e corajoso nesse período era muito usado para espantar raposas. Desde então já eram conhecidas duas espécies da mesma raça, alguns anos depois o Fox Terrier já tinha a forma e características do cão que conhecemos hoje. Essa raça ainda possui outra variação que é encontrada somente nos EUA, lá encontramos o Fox Hound Americano, eles possuem também outras características diferentes dos daqui, eles são mais leves, mais ágeis e possuem um fato ainda mais eficiente.

As nossas duas variações aqui no Brasil tiveram poucas mudanças ao longo do tempo. O problema é que as pessoas não fazem nenhum registro através desse tempo, por isso algumas informações ainda são somente suposições. Acredita-se por exemplo que o fox terrier de pelo liso tenha sido atingido depois de cruzar com outras raças como o Galgo inglês, o beagle,e bull terrier. Esse por exemplo era bem popular no século XIX e a partir dele a raça foi se desenvolvendo, nesse período havia um determinado padrão da raça. 

Por todo esse tempo as duas variedades foram consideradas de espécies diferentes. A questão principal deles é a diferenciação pela pelagem, mas o tamanho e o formato do crânio. Por mais que sejam muito semelhantes no final das contas, possuem ancestrais únicos para cada um. Podemos afirmar que o fox terrier de pêlo duro é oriundo dos terriers.  As pessoas responsáveis pela criação da raça começaram a cruzar o fox terrier sem planejamento, juntando o de pelo liso com o de pelo duro, dali surgiram filhotes de pelo duro, com com uma coloração diferenciada,além de um formato fora do padrão esperado, e por isso não seguiu.

Foi no ano de 1879 que os primeiros fox terrier foram levados para os EUA, somente algum tempo depois disso os de pelo duro seguiram o mesmo caminho. A raça só ganhou um clube para chamar de seu no ano de 1885. Na fundação do clube foi considerado o padrão inglês, só muito depois depois disso as duas variedades tiveram seus padrões descritos. Mas até nos dias de hoje as descrições das duas raças são bem similares. Ambas as variações só ganharam mais popularidade quando foram para a mídia. A variação de pelo liso só se popularizou na década de 20 quando a Radio Corporation of America apresentou uma arte em seu logo contendo um fox terrier de pelagem lisa estrelando tranquilamente ao lado de uma caixa registradora. Já o nosso amigo de pelagem dura ganhou fama depois de estrelar em uma série de filmes de comédia chamada O Homem Magro em tradução literal, isso na década de 30.

Os dois fox terriers só foram reconhecidos como raças individuais no ano de 1985, mas até hoje as raças mantêm o padrão do seu clube.

Personalidade do Fox Terrier

Fox Terrier Dormindo
Fox Terrier Dormindo

Essa é uma raça muito animada, cheia de vida e emana muita alegria, vai conquistar toda a sua família. Ele vai adorar correr por aí, fazer passeios longos, brincar com você ou com brinquedos. Por outro lado, programas caseiros como estar com você no sofá assistindo um filme também pode ser bem agradável para ele. Por terem muita energia e adoram socializar com crianças, ele vai participar de muitas brincadeiras. Eles amam estar com sua família humana, mas tem um problema com outros cachorros,por serem muito corajosos podem acabar entrando em algumas brigas preocupantes. Para contornar essa situação invista em treinamentos e socialização desde filhote.

Cuidados com o Seu Fox Terrier

  • Essa raça precisa gastar energia, por isso separe aproximadamente 1 hora do seu dia para acompanhá-lo em atividades que use muita energia, um grande jardim para correr, um passeio longo animado.
  • Por segurança nunca saia com seu cachorro sem guia, por ser muito curioso e com traçados de caçador pode querer sair correndo atrás de qualquer animal que passar. Ele pode querer encrenca com outros animais, inclusive animais maiores que ele, por isso melhor não correr o risco. Mas se for um cão bem treinado, isso tende a diminuir, mas fique de olho.
  • Invista na escovação da pelagem do seu cão de pelo liso, assim eles evitam nós e removem sujeiras mais superficiais. Eles não precisam de banhos frequentes, por isso uma vez por mês pode ser mais do que o suficiente, e isso vale para ambos.
  • Os dois precisam de tosas regulares para ficarem bem, já o de pelo duro precisa de uma tosa mais específica utilizando uma faca especial, para isso busque um profissional.
  • Corte as unhas sempre que necessário, para evitar acidentes procure um profissional para fazer isso. Cortar as unhas evita que ele te machuque e previne lesões na coluna do animal, por exemplo.
  • Invista em uma alimentação de qualidade. Consulte um profissional para identificar qual o melhor para ele, além das quantidades ideais que podem variar bastante de cão para cão.
  • Conta aqui para gente o que mais te chamou a atenção na história desse animal.

Veja também

Três Gorilas

Qual a Diferença entre Gorila e Macaco?

Hoje vamos tentar entender um pouco mais sobre a diferença entre os macacos e os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.