Home / Animais / Como Fazer Um Cachorro Ficar Mais Feliz? Passo A Passo

Como Fazer Um Cachorro Ficar Mais Feliz? Passo A Passo

Ter um cão em casa significa a uma tomada de decisão muito séria. Um novo cachorro significa responsabilidade, cuidado, gastos, atenção, afeto e uma mudança de rotina.  Antes mesmo de adotar um cão, certifique-se de que você tem disponibilidade, tempo e recursos para proporcionar uma vida saudável e tranquila ao seu cão. Um dono responsável cuida da saúde mental e física do seu cão. Aqui vão algumas dicas para você que ama o seu pet e quer aprender mais sobre como fazer ele se sentir melhor.

Relacionamento Com O Seu Cão

Gritos, agressões e brigas são inúteis para os cães. Evite essas situações. Isso só contribui para o estresse, tristeza e apatia do seu cão. Quanto mais brigas e gritarias ele só vai entender que você é intimidador. Vai se esconder de você, entender que você é uma ameaça e ficará muito agressivo por ter medo. Isso pode fazer com que ele ataque pessoas, crianças ou visitas, tudo porque ele se sente ameaçado por seu próprio dono.

Passeios E Explorações

Ao adotar um cão você pode ter uma certeza você vai precisar passear com ele. Isso porque cachorros gostam de explorar novos locais, sentir o cheiro dos cachorros que estão por perto, conhecer novos territórios e socializar. Por isso sempre reserve um tempo para passear com ele.

Cães são muito exploradores, farejadores e deixa-los presos acumula muita energia. O passeio faz com que eles utilizem seus instintos e gastem toda essa energia acumulada dentro deles.

Como já é de conhecimento de muitos o faro é o sentido mais aguçado dos cães ao passear você permitir que ele use ao máximo o faro.

Passeando Com o Cachorro
Passeando Com o Cachorro

Lembre-se de que você está levando o seu cão para passear. Não é um passeio para apreciação pessoal. O seu cão vai precisar parar em postes, árvores, em gramas, pneus. Isso porque ele precisa farejar. Isso o tranquiliza, faz bem para ele, estimula seus instintos animais. Portanto tenha paciência e saiba acompanhar e guiar o trajeto dele.

Além dos passeios diários, que tal levar o seu cachorro numa viagem? Inclua ele em suas aventuras, com os cuidados necessários, certamente. Com certeza ele gosta de explorar novos lugares tanto quanto nós gostamos.

Cuidados Com A Saúde

Mantenha as consultas no veterinário e vacinas em dia. Seu cão precisa sempre de um acompanhamento profissional de saúde para prevenir doenças. Não só quando a doença já está instalada, mas antes que aconteça qualquer coisa é bom um acompanhamento profissional. Mesmo que seja caro separe o valor do seu orçamento para cuidar do seu pet. Não aceite instruções de lojistas de pet shop, pessoas que simplesmente gostem de cachorros ou adestradores, pois nenhuma dessas pessoas tem a formação para diagnosticar e medicar o seu cão. Muito pelo contrário, podem falar algo errado e piorar a situação do seu pet. Portanto, opte sempre por profissionais da saúde.

Cuidando da Saúde do Cachorro
Cuidando da Saúde do Cachorro

Água Fresca

Mantenha a água fresca. Apesar de parecer mais prático ter um grande reservatório de água, não é o ideal para os cães. A água para o seu pet deve estar limpa e sempre fresca. Eles não gostam de água na temperatura ambiente ou que já esteja com pelo ou até a própria baba do cão.

Troque sempre, e certifique-se de que seu cão está bebendo o suficiente de água por dia. Isso, além de deixa-lo mais hidratado, vai prevenir doenças e, consequentemente, deixa-lo mais feliz.

Cachorro Bebendo Água
Cachorro Bebendo Água

Hora Da Bagunça

Brinque com seu cachorro sempre que possível. Sabemos que cães são brincalhões, bagunceiros e muito enérgicos. Mesmo os que são preguiçosos precisam sair da zona de conforto e se movimentar. É importante para saúde e para o bem-estar deles. Além de gastar energia física, eles gastam muita energia mental durante as brincadeiras. Sem contar que brincadeiras fortificam o laço de relacionamento entre o dono e o seu cão. Essa pode ser a parte mais feliz do dia do seu Animal.

Adestramento É Comunicação

Adestre seu cachorro com truques e comandos. Aprendizado é uma das formas de o seu cão gastar energia. Ele aprende o seu vocabulário, entende seus comandos, e é estimulado a aprender e obedecer. Todo esse processo é muito importante para a saúde mental do seu cão, além de contribuir excessivamente para o relacionamento de vocês, de forma que você não se estresse com a desobediência dele, e ele entenda o que você precisa, e o que ele deve fazer.

O adestramento é importante também

Adestramento do Cachorro
Adestramento do Cachorro

, porque nós não falamos a linguagem dos cães. E eles também não fala nossa língua. O adestramento serve como uma linguagem comum entre você e o seu pet. Isso evita desconfortos, brigas, gritaria e confusão na cabeça dele. Entenda que os cachorros querem agradar seus donos, eles ficam felizes quando nós ficamos felizes. Caso ele te provoque, bagunce, ou faça algo que você não gosta, é porque existe a possibilidade dele estar querendo chamar sua atenção de alguma forma.

Mastigadores

Dê o seu cachorro algo que ele possa mastigar, triturar, roer e morder. Cães são carnívoros, predadores, seu estilo de vida, se fosse selvagem, teriam hábitos que não conseguimos proporcionar quando são domesticados, mas podemos estimular de outras formas. Eles precisam utilizar as presas para que elas fiquem fortes e saudáveis, então você pode adquirir em pet shops ou casas de ração, itens que seu cachorro possa mastigar e utilizar os dentes. Opte por coisas que não vão machucar a gengiva, e que possa também limpar os dentes deles. Isso vai contribuir para a saúde bucal do seu cão e para a prevenção de infecções bucais.

Cachorro Correndo Feliz Com seu Mastigador
Cachorro Correndo Feliz Com seu Mastigador

Não Dê Alimentos Inapropriados

Se você quer agradar seu cão através da comida, procure por petiscos e alimentos que eles possam ingerir. Nunca dê doces, chocolates, balas, gorduras, entre outros. Guloseimas podem ser saborosas para nós, e já não fazem tão bem ao corpo humano, imagine no corpo animal, que não é preparado para receber essas substâncias. A maioria dos cães vai comer tudo que você der para eles, cabe ao dono filtrar o que fará bem para seu pet e o que poderá complicar sua saúde. Com certeza se você comprar um pacote de biscoito ele ficará muito feliz e não fará nenhum mal ao organismo dele.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *