Home / Animais / Cobra Boa Constrictor Sabogae: Características, Habitat e Fotos

Cobra Boa Constrictor Sabogae: Características, Habitat e Fotos

As cobras são animais répteis que se rastejam e que possuem um corpo bem longo. Uma de suas características mais marcantes é a ausência de patas. Em alguns locais é muito comum que as cobras sejam chamadas de serpentes. No artigo de hoje vamos falar sobre uma espécie muito conhecida: a jiboia. Embora muito gente associe esse animal ao perigo, são poucas as cobras que realmente podem fazer mal para os seres humanos e são capazes de inocular veneno.

A jiboia (nome científico Boa constrictor) é um réptil que geralmente causa pavor em muitas pessoas. Apesar do tamanho avantajado, ela não é uma cobra peçonhenta. Atualmente elas são ameaçadas devido à caça ilegal para o aproveitamento de sua carne e escamas e também para sua criação como um animal de estimação. Acompanhe o artigo e conheça um pouco sobre as jiboias e uma de suas subespécies: a cobra Boa constrictor sabogae.

Características e Habitat da Boa Constrictor Sabogae

A Boa constrictor sabogae (nome científico Boa constrictor sabogae ) é uma subespécie de jiboia que possui grande porte e  um corpo  muito pesado. Pertencem a família Boidae. Para ter uma ideia, elas podem chegar a medir quase dois metros de comprimento.

Cobra Boa Constrictor Sabogae Enrolada
Cobra Boa Constrictor Sabogae Enrolada

Possuem como habitat natural as Ilhas Pérola, Cha Mar, Taboga e Tabogilla que ficam localizadas a poucos quilômetros da costa do Panamá. Também podem ser encontrar em algumas ilhas do México. A coloração mais comum é um tom amarelado com detalhes de escamas mais escuras e próximas do laranja.

Como são bem raras, são poucas as informações que existem sobre essa subespécie de jiboia.  Atualmente existe a hipótese de que elas estejam desaparecendo até mesmo nas regiões em que costumavam habitar.

Hábitos e Características das Jiboias

Essas cobras estão no grupo das maiores serpentes do planeta. Podem ser encontradas em todas as partes do Brasil e podem até mesmo ser adotadas e vendidas como animal de estimação.

Possuem o nome científico de Boa constrictor e são subdivididas em mais de dez subespécies, dentre as quais está a Boa constrictor sabogae citada anteriormente. Apenas duas subespécies são encontradas com mais frequência no Brasil, a Boa constrictor constrictor e Boa constrictor amarali.

Possuem hábitos no solo, mas podem ser também ser encontradas em algumas situações nas árvores. O corpo da jiboia é bastante comprido e em forma de cilindro. Podem apresentar diversas cores e as mais frequentes são: pretas, marrom e cinza. Sua cabeça tem formato triangular e é bem distinta do resto do corpo. Além disso, as escamas as jiboia são irregulares e bem pequenas.

Modo de Vida da Jiboia

Entretanto, o que mais chama atenção nessa cobra é sem dúvidas o tamanho. Existem relatos de jiboias com 4 metros de comprimento, embora a maioria dos indivíduos da espécie possuam até 2 metros. De forma geral, as fêmeas são maiores que os machos.

Os músculos dessa cobra são super desenvolvidos e proporcionam que ela agarre e sufoque suas presas ao comprimir o corpo delas. São ótimas caçadoras e detectam a presença de “um lanchinho”, por meio da visão, temperatura e ações químicas do seu corpo.

Boa Constrictor com a Língua Para Fora
Boa Constrictor com a Língua Para Fora

Diferente da maior parte dos répteis, as jiboias não colocam ovos e os pequenos filhotes têm o desenvolvimento necessário dentro da fêmea.  Logo após o nascimento eles já possuem todo o corpo desenvolvido.

A gestação da jiboia pode chegar a durar oito meses. De forma geral, cada mãe pode dar a luz de doze a cinquenta filhotes por ninhada. Nos momentos em que sentem a presença de algum predador as jiboias emitem sons e modificam a posição do pescoço e da cabeça. Elas também costumam liberar fezes e morder na tentativa de proteção. Os répteis dessa espécie podem chegar a viver por trinta anos.

Onde Vivem as Jiboias

Esses animais podem ser encontrados em praticamente todos os biomas latino-americanos. No Brasil, existem jiboias, no Cerrado, no Pantanal e também nas regiões amazônicas e de Mata Atlântica. Sua alimentação é basicamente composta por ratos e outros pequenos roedores, entretanto, podem se alimentar também de ovos, lagartos, algumas aves e sapos.

Para realizar a captura das suas presas, as jiboias costumam utilizar uma preguiçosa técnica de ir até os locais onde as presas frequentemente estão e esperar vagarosamente até que uma delas apareça. Ao detectar a presença do animal, a cobra finalmente se mexe e começa a enrolar seu corpo na presa fazendo que ela fique sufocada. Por fim, a serpente devora os animais inteiros começando pela cabeça e facilitando a ingestão da região dos membros.

É Uma Cobra Venenosa?

Mesmo com essa aparência aterrorizante, a jiboia não é uma cobra que possui veneno. O animal não possui os tipos de presas necessários para a inoculação do veneno. Dessa forma, os demais animais atacados pela cobra são mortos pelo sufocamento e não por meio de um veneno injetado.

Por esse motivo, não é difícil encontrar quem comercializa a jiboia para fins de criação como um animal de estimação. Lembramos que para ter um animal como esse em casa é preciso ter autorização do Ibama, já que a compra e a comercialização de animais silvestre constitui um crime em nosso país.

É muito comum confundi a jiboia com a sucuri. Ambas são cobras de grande porte e que não possuem veneno. Entretanto, a sucuri é considerada a maior espécie quando o assunto é comprimento. Dentre as espécies de cobra que habitam o Brasil, a sucuri é a maior de todas (podem chegar a medir mais de sete metros de comprimento), seguida da jiboia.

Com relação aos hábitos, as duas cobras também são bem diferentes. Enquanto a jiboia é mais terrestre, a sucuri gosta de ambientes com água, mas também podem ser vistas na terra. Seus alimentos favoritos são: aves, répteis e mamíferos e a sua reprodução também acontece dentro do corpo da fêmea.

E você? Já conhecia essa subespécie da jiboia. Deixe um comentário e aproveite para compartilhar nossos artigos nas suas redes sociais. Aqui no Mundo Ecologia nós temos os melhores conteúdos sobre natureza, animais e plantas. Aproveite para conhecer sobre diversas espécies de cobras aqui no site!

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *