Home / Plantas / Tudo Sobre o Jamelão: Características e Nome Científico

Tudo Sobre o Jamelão: Características e Nome Científico

Que atire a primeira pedra quem não conhece de cor e salteado a letra de “Maria-Chiquinha”, uma das músicas mais antigas da dupla pop Sandy e Júnior? Na letra da divertida música, Genaro tenta descobrir onde estava a mulher, enquanto ela o engana, dizendo que estava comendo Jamelão. Mas, você sabe o que é o Jamelão? Se você não sabe ou nunca o viu, confira o seguinte artigo e descubra mais detalhes sobre as características deste misterioso vegetal.

Jamelão no Pé
Jamelão no Pé

Características Gerais do Jamelão

Taxonomia

O Jamelão, conhecido cientificamente por Syzygium cumini, é uma planta da classe das dicotiledôneas. Dentro deste táxon, o Jamelão se enquadra na ordem das Myrtales, que por sua vez, integra a família das Myrtaceae. Ao todo, essa família apresenta quase 6 mil espécies espalhadas em 132 gêneros. Dentre todos eles, o Jamelão faz parte do gênero Syzygium.

Origem

Jamelão na Folha Verde
Jamelão na Folha Verde

Esta planta é originária da Índia e é bastante utilizada nas cerimônias hindus, devido a sua importância espiritual. Além de Jamelão, a fruta é conhecida como Jambolão, Jalão, Manjelão, Ameixa-Roxa, Azeirona-Roxa e Guapê. A palavra “jamelão” é derivada de “jambulam”, sua tradução na língua indiana concani.

Morfologia

Arvore e Folhas

A árvore do jamelão é substancialmente grande, podendo chegar a até 12 metros de altura, com uma copa abundante de folhas, de um verde bastante vivo. Apresentam ramos com o tom claro, puxado para o cinza. Suas folhas têm o formato de elipse, com a estrutura simples, dispostas de maneira opostas entre uma e outra.

Flores

Suas flores são claras, com um tom creme, tem o formato de cálice com pequenas pétalas em sua formação.

Fruto

Por fim, o próprio Jamelão, tem como característica o formato oval, textura lisa e a cor escura, que caria entre o preto e o roxo. Em seu interior, há a presença de uma semente, com, aproximadamente, 2,5 cm de comprimento.

Como Plantar e Cultivar o Jamelão

O jamelão é uma planta que se dá bem em vários tipos de solo; desde os mais ricos em substâncias orgânica, a até os solos necessitados de uma boa fertilização. Porém, para que o Jamelão cresça com saúde, é preciso seguir algumas orientações específicas:

Plantar

Caso queira construir um pomar, é preciso que o produtor tenha um espaço de 30 m² por cada árvore plantada. O local do plantio deve ser ensolarado a maior parte do dia, sendo que quando sombreado, seja ao nível parcial. Ainda que seja receptível a quaisquer tipos de solo, o Jamelão terá melhor desenvolvimento, em solos neutros, que sejam úmidos e do tipo argiloso.

Vários Jamelões
Vários Jamelões

Podem ser plantados via semente, ou por meio de mudas. Caso escolha plantar com sementes, estas deve estar frescas. Somente germinaram após 40 dias; quando atingirem em torno de 25 cm, a muda poderá ser transportadas para um caso ou jardim. Ao preparar o buraco/cova no qual será plantada a muda de Jamelão, é preciso cavar em uma profundidade de 40 cm³ e preencher o vácuo com uma mistura de cinzas, calcário e matéria orgânica. Após plantá-lo, regue em abundância.

Cultivar

Como toda planta que está a crescer, é necessário que haja a poda constante. Um dos motivos, é para conter o crescimento exagerado da copa. O outro motivo, é a eliminação de galhos e ramos secos, para que não haja empecilhos em seu desenvolvimento. Deve-se manter o solo bastante hidratado no período que antecede sua primeira frutificação.

Jamelão no Pé
Jamelão no Pé

O Jamelão só dará frutos após 3 a 4 anos de seu plantio. Seus frutos, quando “verdes”, apresentam a coloração esbranquiçada. A medida que vão ficando maduros, passam de um vermelho claro, para o roxo escuro. Sua polpa é bastante cheia e seu sabor é adocicado, porém, um tanto adstringente.

Benefícios do Jamelão

O fruto do Jamelão pode ser consumido ao natural, ou processado, por meio de doces, sucos, vinhos e etc. Além disso, não só a fruta, como as folhas de suas árvores, contêm substâncias muito utilizadas nas indústrias cosmética e de perfumaria. Para além dessas áreas, o Jamelão apresenta propriedade benéficas que auxiliam no trato de uma série de patologias. Dentre as várias propriedade, o Jamelão contém:

  • Substâncias Hipogicemiantes; 
  • Antioxidantes;
  • Anti inflamatória.
  • Diurética;
  • Vitamina C;
  • Taninos e;
  • Flavonóides.
Jamelão no Pote
Jamelão no Pote

Com elas, é possível combater doenças e/ou patologias como a Diabetes, infecções virais e bacterianas; crises alérgicas; machucados externos; intoxicação alimentar, intestino preso; envelhecimento precoce e câncer.

Ainda que seja uma grande ferramenta para o tratamento de patologias; seu consumo em excesso pode ser prejudicial à pessoas que tenha diabetes. Caso saiba de seu diagnóstico, o paciente deve estar atento à quantidade consumida, pois pode causar hipoglicemia. Caso sinta algum sintoma negativo, procure as orientações do seu médico.

Curiosidades do Jamelão

Redução de Custos para Painéis Solares

Alguns cientistas dos EUA descobriram que o Jamelão é capaz de reduzir o valor na produção de painéis solares. Isso acontece, pois, a fruta tem em toda a sua constituição o pigmento antocianina, que dentre outras habilidades, é capaz de absorver a luz do sol com facilidade. Além do Jamelão, várias outras frutas contêm este mesmo pigmento, como as cerejas, a amora, a jabuticaba, os mirtilos e as framboesas.

Painel Solar
Painel Solar

Com a descoberta dessa importante capacidade, painéis solares serão mais simples de ser confeccionados, por isso, mais acessíveis às pessoas de baixa renda, gerando assim, uma energia sustentável.

Tradição Indiana

O Jamelão é um alimento chave para as histórias da tradição Hindu. Segundo os contos, Rama, um dos deuses hindus, permaneceu 14 anos de seu período em exílio na cidade de Ayodhya, se alimentando da fruta. É por isso, que muitos seguidores do hindu consideram a fruta como a “fruta dos deuses”. 

Cacho de Jamelão
Cacho de Jamelão

Outro personagem da tradição hindu, Krishna, temsua aparência descrita em muitos livros sagrados, como sendo azul. O motivo, seria por ter a pele com a mesma cor da fruta jamelão.

Nomenclatura Brasileira

No Brasil, a fruta se adaptou bem ao clima tropical. Por isso, é comum encontrarmos alguns pés de Jamelão em áreas litorâneas do Nordeste Brasileiro. Nesses lugares, o Jamelão é conhecido como Azeitona-Preta, Manjelão e o nome mais popular, Brinco-de-Viúva.

Veja também

Ficha Técnica Da Lanterna Chinesa: Raiz, Folhas E Caule

A lanterna chinesa é um tipo de planta ornamental que tem origem nacional, sendo também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *