Home / Animais / Cisne Bravo: Características, Nome Científico e Fotos

Cisne Bravo: Características, Nome Científico e Fotos

Quando nos lembramos da história do Patinho Feio, que na verdade não era um patinho, mas sim um cisne, ela tem um ponto de verdade: os filhotes de cisne não se parecem logo de imediato com seus pais. Os filhotes de cisne tem penas eriçadas e ásperas, de cores cinzentas e somente após 1 ano de idade assumem a característica física de plumagem bonita de seus pais adultos.

Existem diversos tipos de cisnes, cada um habitando uma determinada região do planeta, alguns mais mansos, outros mais agressivos, mas muitas características em comum os fazem estar na mesma Família e Ordem. Nesse texto, vamos descrever uma espécie bem específica de cisne, que apresenta características únicas e peculiares.

O Cisne Bravo, cujo nome científico é Cygnus cygnus é um cisne nativo do hemisfério norte. É o animal oficial da Finlândia, aparecendo nas moedas finlandesas de 1 euro.

O comprimento desse cisne é de 140 a 160 cm. Sua envergadura com as asas pode chegar a 235 cm e seu peso varia de 8 a 15 kg. Sua cabeça tem uma forma angular.

Seu bico tem formato de cunha e é de cor amarela, ao contrário de demais cisnes, cuja base do bico é laranja. Possui um longo pescoço mantido na vertical e não em forma de S.

Há um belo texto que descreve como o Cisne Bravo se comporta em seu habitat:

“A ÁGUA do lago Grindon — que fica nas colinas ondulantes da Nortúmbria, perto da fronteira da Inglaterra com a Escócia — refletia os matizes de castanho avermelhado e marrom das colinas ao redor, cobertas de samambaias-verdadeiras. Enquanto eu observava, gansos-bravos-comuns comiam as pontas de elódeas, ao lado de bandos de narcejas Gallinago gallinago, aves-frias e tarambolas-douradas.

De repente, quando a névoa começava lentamente a dissipar-se, ouvi um grito de ave. Era o brado penetrante de cisnes-bravos-europeus voando baixo sobre as colinas. Pareciam ser a beleza personalizada ao descerem planando até pousar na água, com uma envergadura de mais de dois metros e meio. Em meados de outubro, quando a superfície das águas no norte congela, esses cisnes saem da Rússia, Islândia e norte da Europa e vêm para o sul. Aqui encontram alimento: plantas aquáticas, moluscos, sementes e insetos.

Os 29 cisnes no lago à minha frente proporcionaram-me um espetáculo belíssimo enquanto os focalizava com o binóculo e admirava suas manchas amarelas, triangulares, na base do bico. A cabeça erguida e o pescoço ereto lhes davam um porte tão nobre!

Houve época em que o cisne-bravo-europeu procriava-se na Grã-Bretanha, mas se tornou extinto aqui no século 18. Até o momento, ele ainda não se restabeleceu. Na época da nidificação, o cisne-bravo-europeu é uma ave muito agressiva, que protege ferozmente o ninho, com cinco a sete ovos, e depois os filhotes, contra inimigos em potencial.

Macho e fêmea trabalham em conjunto para fazer um ninho de gravetos, quer numa ilha, quer diretamente sobre a água, onde constroem uma ilha flutuante firme o bastante para aguentar o peso de um homem. Ali os ovos amarelados são incubados de 35 a 42 dias. Tanto o macho como a fêmea cuidam dos filhotes até que estes deixem o ninho umas dez semanas depois.

Dois Filhotes de Cisne Bravo
Dois Filhotes de Cisne Bravo

Enquanto o sol se punha em esplendor carmesim por trás das ruínas do forte romano de Vercovicium e tingia o lago e os cisnes de leve tom rosado, pausei para ponderar sobre a beleza da vida e sobre a maravilha da majestosa criação.”

Fonte: Derperta! (Grã Bretanha)

Características Físicas do Cisne Bravo

O Cisne Bravo é uma ave da família Anatidae. Pesa entre 8 a 15 quilos e tem em média cerca de 1,5 m de comprimento. Sua envergadura de asas chega a mais de 2 m.

Ele está presente no norte da Europa e da Ásia, na Groelândia e passa as estações de Outono e Inverno no sul da Europa e leste da Ásia, mais precisamente na China.

Em Portugal é avistado de modo raro e seu estado de conversação da espécie é considerado pouco preocupante.

Características Científicas:

Espécie: Cygnus cygnus

Nome Popular: Cisne Bravo ou Cisne Selvagem

Família: Anatidae

Ordem: Aseriformes

Classe: Aves

Subcategoria: Aves aquáticas

Tamanho: Até 1,5 m de comprimento, com mais de 2 m de envergadura de asas

Peso: entre 8 e 15 kg

Comportamento

Casal de Cisne Bravo no Lago
Casal de Cisne Bravo no Lago

Não se sabe muito do Cisne Bravo, justamente por ser uma espécie que vive em menos regiões e mais isoladas. Mas acredita-se que siga o mesmo comportamento dos demais cisnes da família.

É considerado mais restrito e agressivo que os demais cisnes, sobretudo se alguma outra espécie se aproxima do ninho.

O cisne bravo, assim como todos os cisnes, não é considerado uma ave migratória. É encontrado em pântanos e lagos. Só sairá da região se esta não oferecer mais umidade e condições de alimento.

É considerado até sendo uma ave sedentária por não alcançar grandes voos e permanecer na mesma região se esta oferecer condições de umidade e alimentação.

Os cisnes bravos formam casais monogâmicos e constroem seus ninhos nas proximidades das regiões úmidas. Conforme já descrito, são animais que podem se tornar agressivos, defendendo energicamente o território, mediante qualquer invasor.

Durante a chegada do inverno, os cisnes migram para regiões mais amenas, sendo que os cisnes jovens acompanham seus pais nesse processo.

Como são aves pesadas, precisam de um impulso para levantar voo, assim sendo uma grande área ou “pista” longa é fundamental para que essas aves tenham impulso e possam decolar.

Assim como outras aves aquáticas, perdem todas suas penas de uma única vez após o acasalamento, ficando sem voar por um mês, ficando nesse período em áreas abertas e seguras.

Em relação à sua alimentação, assim como as demais espécies de cisnes, os cisnes bravos se alimentam basicamente de  vegetação submersa quando presente em seu habitat.

O Cisne-Bravo, também chamado de Cisne Selvagem, pelas suas características e agressividade, é o que menos tem contato com o ser humano, mantendo-se mais isolados.

Veja também

Silky Terrier: Preço, Como Adotar e Onde Conseguir Um

O Australian Sikly Terrier ou Silky Terrier tem, à primeira vista, uma aparência muito semelhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *