Home / Animais / Ostra-dos-Lábios-Negros: Características, Nome Cientifico e Fotos

Ostra-dos-Lábios-Negros: Características, Nome Cientifico e Fotos

O oceano é um local que abriga diversas espécies de seres vivos, sendo muito comum que grande parte desses seres vivos não sejam conhecidos pelas pessoas. Dessa maneira, há todo um mundo misterioso no fundo do mar, onde é possível ter acesso a animais e vegetais que as pessoas sequer sabem que existem.

Assim, estudar os animais dos oceanos é uma tarefa muito importante para que as pessoas posam entender melhor o que se passa nesse ambiente marinho. Isso porque, se existe a necessidade de salvar o oceano e o mundo como um todo dos desastres ambientais, antes é necessário conhecer a fundo o habitat que se pretende ajudar.

Portanto, apenas com o conhecimento pleno desse local do planeta Terra será possível fazer com que os movimentos de defesa do meio ambiente consigam se tornar mais volumosos e cheguem a toda a população de todo o mundo. Afinal, a maior parte da Terra é composta pelos oceanos, que são os verdadeiros pulmões do mundo, gerando muito oxigênio para o uso das pessoas e animais.

Assim, conhecer o mar de forma mais aprofundada é bastante importante. Para tal, é importante também conhecer os seres vivos que estão nesses ambientes, sendo que essa tarefa é particularmente interessante.

Assim, como se conhece pouco a respeito dos diferentes tipos de animais marinhos, há a possibilidade de fazer com que cada informação a respeito do animal seja uma verdadeira descoberta, o que impulsionará o mundo como um todo a descobrir mais coisas sobre esse animal através de pesquisas.

Portanto, o processo de buscar informações e detalhes sobre animais marinhos menos conhecidos é fundamental para que aconteça o desenvolvimento das pesquisas sobre esses seres. Esse é o caso, por exemplo da ostra-dos-lábios-negros. Animal muito desconhecido para grande parte das pessoas, a ostra possui detalhes únicos e bastante interessantes, mas que muitas vezes não chegam às pessoas.

Conheça a Ostra-dos-Lábios-Negros

A ostra-dos-lábios-negros, portanto, é um animal que vive tanto no Oceano pacífico quanto no Oceano Índico, sendo muito comum que esse tipo de animal esteja relativamente próximo de praias.

Isso porque a ostra-dos-lábios-negros costuma viver perto de recifes de corais, que são fundamentais para todo o modo de vida desse animal – na verdade, os recifes de corais servem de alimentos e moradia para muitos animais marinhos, sendo chaves para a sobrevivência desses.

Pinctada Margaritifera

A ostra-dos-lábios-negros, assim, apenas reproduz uma dependência que outros animais também possuem em relação aos corais. De toda forma, o certo é que a ostra-dos-lábios-negros é um molusco, de cor escura e muito brilho, o que faz com que esse tipo de ostra também seja conhecida como pérola negra ou ouro negro. A ostra-dos-lábios-negros, ademais, muitas vezes é cultivada de forma constante, em locas capacitados para tal e especializados na produção de pérolas para a comercialização.

Nesse caso, as pérolas produzidas fora do mar possuem cor um pouco mais acinzentada e menos forte, o que faz com que os especialistas na ostra-dos-lábios-negros sejam capazes de apontar as diferenças entre os dois modos de produção já nos primeiros olhares.

Características da Ostra-dos-Lábios-Negros

A ostra-dos-lábios-negros tem, em média, cerca de 20 a 25 centímetros de comprimento quando em fase adulta. Dessa forma, o molusco acaba por ter um porte tido como médio para os padrões de espécies parecidas. A ostra-dos-lábios-negros, ademais, também usa bastante os recifes de corais para se proteger de outros animais maiores. Isso porque, apesar do seu tamanho considerável, a ostra-dos-lábios-negros não é tão capaz de competir em força contra peixes grandes ou outros predadores do mar.

Esse tipo de ostra possui uma cor bastante escura quando criada no oceano, o que dá o nome ao animal. Para determinar o valor da pérola retirada da ostra-dos-lábios-negros, portanto, há uma série de fatores que devem ser levados em conta. Dessa forma, informações como peso, tamanho, coloração e outras características entram na conta para afirmar o valor final de cada pérola oriunda da ostra em questão.

O mais comum é que a ostra-dos-lábios-negros seja muito vista na costa na Ásia, onde há ilhas especializadas no seu cultivo e na produção de pérolas, um mercado que pode gerar muitos bilhões de reais a cada ano, ainda que a produção de pérolas seja lenta e gradual – até mesmo por isso, como as pérolas são raras, o seu valor é bastante alto.

Uso Humano Para as Ostras

As ostras não são animais que fazem parte da dieta alimentar das pessoas com muita frequência. Contudo, ainda assim o uso de ostras para a alimentação é uma maneira de utilizar esse animal marinho. Isso porque a ostra pode ser bastante saborosa quando preparada de forma correta, com os acompanhamentos adequados.

Contudo, apesar do seu uso para a alimentação das pessoas, o grande mercado das ostras ainda é a produção de joias, fazendo uso das pérolas. Dessa forma, em um mundo que gira muito dinheiro a cada novo ano, as ostras são essenciais para a produção de muitas joias que podem ser vistas e compradas nas principais joalherias de todo o planeta Terra. Dessa forma, a China é a grande produtora de ostras em todo o mundo, ocupando a primeira posição de forma bastante isolada em relação aos outros países mais próximos.

Com 80% de toda a produção de pérolas de todo o mundo, a China se destaca claramente nesse aspecto e acaba por movimentar alguns bilhões de dólares com o produto. Além disso, Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul são outros países que vêm logo atrás no ranking dos principais produtores de pérolas.

Sistema de Defesa das Ostras

As ostras podem parecer inofensivas, mas saiba que esse tipo de animal sabe se defender quando atacado. Assim, as ostras, em geral, costumam parasitar as bactérias que invadem o seu corpo, sendo capazes de fazer com que o problema seja resolvido.

Ademais, as ostras ainda se mantêm sempre perto de recifes de corais para evitar que animas maiores possam criar problemas para ela, já que contra animais grandes a capacidade de feda da ostra é bastante limitada. Portanto, apesar disso, saiba que as ostras conseguem se defender de forma mínima.

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *