Home / Animais / Chihuahua Comportamento e Personalidade Da Raça

Chihuahua Comportamento e Personalidade Da Raça

A raça de cachorro chihuahua é a raça que mais aparece na televisão sendo geralmente vistas como acompanhantes de celebridades e pessoas famosas, por conta disso pode ser considerada uma raça de luxo e que apenas pessoas de alto padrão social possuem um cachorro dessa raça. E nem tudo isso é invenção da cabeça das pessoas, pois essa é uma raça de cachorro em que o preço de um filhote pode variar entre 1.000 até 8.000 mil reais. Então caso você queira ter um cachorro e não quer gastar muito na hora de comprar um, opte por outra raça que seja mais em conta, porém lembre-se de que há muitos cãozinhos abandonados nas ruas ou vivendo em algum canil, eles ficariam muito felizes se fossem adotados por alguém, especialmente se esse alguém for você.

Ao longo desse texto nós iremos falar sobre essa raça de cachorros, explicando as principais características da raça como, por exemplo, o tamanho e peso médio deles, a expectativa de vida, alguns detalhes em relação ao formado de seu corpo, também irão entrar no assunto de comportamento e de personalidade da raça, como eles se comportam quando estão próximos a desconhecidos, a crianças, a outros cachorros e a outros animais e finalizaremos nosso texto falando um pouco sobre a grande inteligência que a raça possui e sobre o adestramento dos chihuahuas.

Características Dos Chihuahuas

Os cachorros que pertencem à raça chihuahua possuem um porte bem pequeno e são bem leves, o tamanho médio da raça é entre 16 até um máximo de 23 cm de comprimento e o peso é entre cerca de 1 até 3 quilos. O corpo deles são bem pequenos, compactos e por incrível que pareça eles são cachorros que possuem bastante força, principalmente na sua mandíbula. Mesmo sendo cachorros tão pequenos a expectativa de vida deles é boa e está dentro da média quando comparado à expectativa de vida da maioria das raças de cachorros existentes, a média de tempo de vida deles é de 12 até 20 anos, esses 20 anos é bastante tempo por ser um cachorro de raça e ainda mais de porte pequeno.

O rosto dessa raça possui um formato redondo com o focinho esticado e pontudo, as orelhas são bastante largas e estão sempre eretas, só se curvam para o lado quando o cachorro está dormindo. Os olhos são pretos e possuem uma boa distância de um para o outro. Nessa raça há dois tipos de cachorro, o que possui a pelagem curta, esse é o mais comum de ser encontrado, e o que possui a pelagem longa, não é uma pelagem tão longa mas requer mais cuidados que o chihuahua de pelagem curta. O chihuahua de pelagem curta perde mais pelo, porém ele pode ser escovado apenas uma vez por semana enquanto o chihuahua de pelagem longa precisa ser escovado todos os dias para evitar a formação de nós. Para a etapa da escovação é importante que a escova usada seja uma especifica para o tipo de pelo que seu cachorro possui.

Temperamento Dos Chihuahuas

Essa raça é uma raça de cachorro que possui bastante energia, são brincalhões, animados, inteligentes, atenciosos e sempre estão dispostos a correr e brincar. A inteligência que essa raça possui é impressionante, está acima da média e, além disso, eles aprendem o que os é ensinado com muita facilidade, essa é uma característica que pode ajudar muito caso você queira levar seu pequeno chihuahua para ser adestrado. Alguns cães da raça podem possuir as vezes temperamentos um pouco agressivo, caso isso aconteça leve o animal ao veterinário para saber qual é o principal motivo para que ele tenha essa temperamento. Essa é uma raça que possui muito alto confiança e segurança em si mesmo, isso faz com que eles não tenham medo de quase nada e que enfrentem o perigo caso ele venha a surgir.

Cinco Chihuahuas Juntos
Cinco Chihuahuas Juntos

Comportamento Dos Chihuahuas

O comportamento da raça chihuahua é considerado bom, eles não latem sem muita necessidade, o que é um ponto importante para caso você não queira escutar latidos o dia todo, porém os cachorros dessa raça (os que são mais corajosos) podem sem problema nenhum latir para outros cachorros quando os virem na rua, mesmo que esses cachorros possuam o dobro do tamanho dele. Eles são cães bem dóceis e educados perto das pessoas que já conhecem e que estão mais acostumados, mas quando são colocados perto de desconhecidos ele pode der um comportamento um pouco estranho, ele pode sentir ciúmes de seu dono ou ficar com um receio de ir até o desconhecido. Mas esse receio só ocorre quando ele é colocado perto de um humano desconhecido mesmo, pois quando colocado perto de algum outro cachorro ou de algum outro animal ele é comportado e se socializa muito bem. É recomendado que esse treinamento de socialização seja feito enquanto o cachorro ainda é filhote, pois caso o cachorro não se torne sociável ele pode vir a se tornar tímido ou até mesmo agressivo. Em relação ao convívio dessa raça com crianças, eles se tão muito bem, mas é de extrema importância que o cachorro não seja colocado ou deixado sozinho com uma criança pequena, pois caso a criança vá tentar abraçar ele ou o erguer, o animalzinho pode acabar por entender aquilo como um sinal de ameaça e atacar a criança para se defender.

Chihuahua Brincando
Chihuahua Brincando

Inteligência Dos Chihuahuas

Como você já sabe essa é uma raça muito inteligente, por conta disso não é muito comum que os cachorros que pertencem a ele sejam adestrados. Caso você queira que seu cãozinho obedeça alguma ordem especifica ou que ele se adapte a alguma coisa em sua casa, como por exemplo, não subir no sofá ou a fazer xixi e cocô apenas no tapetinho para necessidades. Caso você queira fazer alguma dessas coisas ou algo do tipo, ele nem precisa ser adestrado para obedecer e você ainda irá poupar um dinheiro. Para que ele cumpra uma regra ele deve ser treinado desde filhote, ou seja, você acabou de comprar ou adotar um cachorro dessa raça, desde que ele chegou a sua casa não deixe subir em seu sofá, mostre a ele que o lugar correto de fazer as suas necessidades é no tapetinho e não no chão ou em qualquer outo lugar. Cada vez que ele obedecer a regra, dê um biscoitinho como agrado e como incentivo para que ele continue assim, depois de um bom tempo treinando diminua a quantidade de biscoito entregue por cada realização e desse modo o que antes era uma regra vai se tornar um hábito.

Se interessou pelo mundo dos chihuahuas e quer saber mais sobre eles, então leia mais um de nossos, esse que vai falar sobre os chihuahuas, suas principais características e sobre a sua personalidade forte, acesse: Tudo Sobre o Chihuahua: Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *