Home / Animais / Chihuahua Preto, Branco, Fulvo, Creme, Chocolate e Dourado Fotos

Chihuahua Preto, Branco, Fulvo, Creme, Chocolate e Dourado Fotos

Os chihuahuas são cachorros muito queridos por várias pessoas, ainda mais pelos famosos e pelas celebridades, é um cachorro muito visto em Hollywood acompanhando pessoas que são parte da mídia. Essa é uma raça considerada cara e que pode chegar a valer mais de 5 mil reais um filhote, por conta desse preço alto ele é considerado um cachorro em que a maioria das pessoas que possuem são de classe média a alta.

Mas para criar um cachorro dessa raça não requer der uma condição de classe média e muito menos alta, já que ele não requer cuidados muito diferentes das outras raças, então o que seria mais caro nesse caso vai ser a compra de um filhote ou de um cão adulto que pertença a essa raça.

A Raça Chihuahua
A Raça Chihuahua

Ao longo desse texto você vai ler um pouco mais sobre a raça de cachorro chihuahua, quais são as suas principais características, como é seu comportamento tanto com conhecidos quanto com desconhecidos, quais são as cores que sua pelagem pode ter e qual a diferença de cuidados com os chihuahuas que possuem pelo curto e com os chihuahuas que possuem pelo longo e por fim falaremos alguns aspectos na saúde dos cachorros dessa raça que devem ser observados.

Características Gerais dos Chihuahuas

São cachorros de porte pequeno, considerado o menor do mundo e possuem um corpo bem compacto. Ágeis e animados esses são os chihuahuas. Estão sempre com suas largas orelhas levantadas (eretas) as deixando cair apenas quando estão dormindo. Essa raça possui um focinho pontudo e uma cabeça com o formado arredondado. Seus olhos são pretos e cheios de expressão.

Por ser uma raça que ganhou o título de menor raça de cachorro do mundo, você já deve estar curioso para saber qual é o tamanho médio que os cães dessa raça possuem. A média de tamanho entre uma fêmea e um macho é a mesma, não possuindo nenhuma diferença por conta de serem sexos opostos. Essa estimativa é de no mínimo 16 cm e no máximo 23 cm de comprimento, pois é, esses cachorros são realmente pequenos, menores até que uma régua escolar.

Por eles serem tão pequenos, são animais leves e que pesam bem pouco, possuindo uma média de peso de no mínimo 1 quilo e no máximo 3 quilos, essa estimativa foi feita com base nos chihuahuas que não possuem problemas com obesidade ou qualquer outro tipo de problema de saúde que possa afetar o peso. Mesmo sendo cães tão leves e pequenos, se tiverem um estilo de vida saudável e agitado eles podem viver durante um longo tempo, a expectativa de vida deles é de 12 até 20 anos.

Comportamento dos Chihuahuas com Desconhecidos

Os chihuahuas são cachorros que possuem muita energia e sempre estão animados. Por conta de toda essa energia eles devem sair para caminhar todos os dias, por pelo menos duas horas, as caminhadas podem ser divididas e feitas várias vezes ao dia para que o tutor consiga adaptar as caminhadas com a sua agenda de compromissos. Caso o dono do chihuahua seja muito ocupado e não tenha tempo para passear com ele, é recomendado que alguém seja contratado para fazer isso, pois quando o cachorro não consegue gastar sua energia de alguma maneira ele pode demonstrar alguns comportamentos agressivos.

Com os donos, geralmente, os chihuahuas são muito dóceis e companheiros, são apegados de verdade aos seus donos e quando um estranho se aproxima podem até ficar com ciúmes e acabar latindo para demonstrar isso. Já com os desconhecidos os chihuahuas ficam meio receosos de se aproximarem e dependendo do movimento que o estranho fizer o cãozinho pode se sentir ameaçado e acabar atacando a pessoa.

Caso vá alguma visita em sua casa que o chihuahua ainda não conheça, vá aproximando eles com cuidado e fale para a pessoa que está te visitando demonstrar para o chihuahua que ele não vai o atacar, desse modo o chihuahua não atacará ninguém e no fim a sua visita e seu cachorro podem até se tornar amigos. E por fim, quando os chihuahuas são colocados perto de outros animais eles se dão muito bem, a grande maioria dos cachorros dessa raça é bem socializáveis o que é muito bom para o convívio com outros animais, e para que eles fiquem assim, sociáveis, é recomendável que sejam treinados desde quando ainda são filhotes.

Pelagem dos Chihuahuas: Quais as Cores que seus Pelos Podem Possuir e Quais são os Cuidados Especiais que Eles Necessitam

Essa é uma raça que possui uma grande diversidade de cores que podem aparecer em seus pelos, porém algumas são mais comuns enquanto outras nem tanto. Pesquisas já afirmaram que qualquer cor é aceita para a pelagem dessa raça. Mesmo possuindo uma diversidade de cores grande, as cores que são mais comuns são as cores mais básicas também, sendo elas o dourado, o branco com dourado e o fulvo. Depois dessas três cores, que são como o top três de cores mais presentes em cachorros dessa raça, vem as outras cores que são muito vistas também, mas não com tanta facilidade como a das que foram citadas acima, essas cores são: o creme, o preto e o chocolate.

Há cachorros dessa raça que possuem o corpo todo de uma só cor, como também há os que possuem duas cores, geralmente o branco com alguma outra tonalidade. Agora vamos falar sobre os cuidados necessários para que a pelagem do chihuahua fique bonita e de dar inveja. Para os cachorros que possuem pelos curtos, eles podem ser escovados apenas uma vez na semana, com uma escova especifica para o tipo de pelo dele, e caso você perceba que o pelo dele está caindo mais que o do chihuahua de pelo longo saiba que isso é normal e que não há nada de errado com o seu cãozinho.

Já para os cachorros de pelo longo eles devem ser escovados todos os dias para que a formação de nó seja evitada, mas caso não seja possível, pode intercalar o dia da escovação, sendo um dia sim e outro não, desse modo não se formará muitos nós e você não tem que mexer todos os dias em sua agenda para que dê tempo de fazer essa atividade.

Cuidados Específicos com a Raça

Todos as raças de cachorros precisam de algum cuidado mais específico, alguns precisam tomar banho uma vez a cada duas semanas enquanto outros podem tomar banho uma vez a cada dois meses, por conta dessa diferença que existe entre os cuidados de uma raça para outra que nós vamos te falar quais são os cuidados que os chihuahuas precisam. Para começar eles podem tomar banho uma vez por mês ou até uma vez a cada dois meses, dependendo claro da situação em que se encontra o cachorro.

Os Cuidados com os Dentes do Chihuahua
Os Cuidados com os Dentes do Chihuahua

A escovação do pelo que citamos e explicamos no tópico acima é muito importante, por ser uma espécie muito agitada e que apronta muito, o pelo acaba formando nós com mais facilidade. O recomendado é que os dentes dos chihuahuas sejam escovados todos os dias para evitar a formação de tártaros e o acumulo de bactérias, mas caso não seja possível, a escovação dos dentes podem ser feitos apenas três vezes na semana que a saúde bucal de seu animalzinho já vai estar sendo mantida de maneira correta.

Quer descobrir mais sobre os chihuahuas e saber mais sobre a sua origem? Para isso acesse esse link e confira mais um de nossos textos: Onde Fica o Chihuahua? Qual o Local de Origem da Raça?

Veja também

Alimentação do Pastor-da-Anatólia: O que Eles Comem?

O cão pastor da Anatólia é originado no quadrante menor da Ásia na Turquia. Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *