Home / Animais / Tudo Sobre o Chihuahua: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Chihuahua: Características, Nome Científico e Fotos

Os cães são, com toda a certeza, um dos animais mais amados em toda a cultura ocidental, já que eles estão presentes na casas de pessoas de diversos países ao redor de todo o mundo, sempre sendo cuidados como membros da família.

No caso do Brasil isso pode ser considerado ainda mais visível, já que muitas casas possuem até mesmo mais de 1 cachorro, e o hábito de pegar cachorros necessitados nas ruas para cuidar está se tornando cada vez mais comum.

Dois Chihuahua na Grama

Por esses motivos, as pessoas possuem uma tendência muito grande a pesquisar um pouco mais de informações sobre os cachorros que adotam, já que não existe nada mais prudente do que pesquisar um pouco mais sobre os animais que você irá cuidar.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o cachorro conhecido pela raça chihuahua. Assim, continue lendo o texto para saber exatamente quais são as características desse animal, qual o seu nome científico, ver algumas fotos da raça e muito mais!

Chihuahua – Características Físicas

Entender um pouco mais sobre as características físicas do animal é essencial até mesmo para que você saiba se a raça que você está procurando cabe no ambiente que você vive; além disso, é muito bom para que você saiba exatamente qual é a aparência desse cachorro.

No caso do chihuahua, podemos dizer que ele é conhecido por ser um cão de porte genuinamente pequeno, já que ele chega a pesar no máximo 1,5kg em sua fase adulta e também possui no máximo 23cm de comprimento, o que é menos do que uma régua que possui 30cm.

Além do porte extremamente pequeno, é possível afirmarmos que o chihuahua pode possuir pelo longo ou curto e diversos cores de pelo, já que tudo irá depender realmente de qual subespécie estamos levando em consideração.

Portanto, essas são algumas características físicas interessantes que podemos citar com relação a esse animal, e agora você já sabe exatamente como essa raça é pequena!

Chihuahua – Características Gerais

Além de entender um pouco mais sobre as características físicas do animal, é essencial que você saiba algumas características gerais, como por exemplo a expectativa de vida e algumas outras informações interessantes sobre a raça.

Em primeiro lugar, podemos dizer que a expectativa de vida do chihuahua varia entre 12 e 21 anos, sendo que essa discrepância é muito grande porque tudo irá depender de quais são os cuidados que esse animal recebe ao longo da vida e, principalmente, de sua alimentação.

Em segundo lugar, é interessante notarmos uma informação que ninguém sabe: o chihuahua tem origem no México, e por isso essa é uma raça que pode ser considerada mexicana, apesar da grande maioria das pessoas não saber isso.

Fotos do Chihuahua

Em terceiro lugar, o seu nome é justamente resultado dessa origem mexicana, já que a palavra chihuahua é justamente o nome de uma região do México, comprovando a ligação direta que essa raça possui com esse país.

Por fim, também é interessante notarmos que ainda não foi descartada uma possível herança egípcia nos genes desse animal, o que mostra que a ciência ainda não tem todas as respostas com relação a origem da raça.

Personalidade do Chihuahua

Além de saber as características de um animal, é essencial que você entenda mais sobre o temperamento da raça antes de decidir adotar, principalmente se você possui crianças pequenas ou até mesmo outros animais em casa.

No caso do chihuahua, essa é uma raça considerada extremamente brincalhona e divertida, e por isso ela é essencial para quem quer um cachorro com energia e que gosta de brincar, e ela provavelmente não é muito boa para quem passa o dia todo fora de casa ou não consegue brincar com o cachorro quando chega.

Além disso, é interessante notarmos que o chihuahua é classificado pela Federação Cinológica Internacional como um categoria 9, ou seja, um cão de companhia. O que significa justamente que ele gosta de estar junto do seu dono e gosta de fazer companhia, sendo a raça perfeita também para quem quer muita proximidade com o animal.

Além de tudo isso, podemos dizer que o chihuahua pode ser um pouco escandaloso, mas mesmo assim essa é uma raça que se dá bem com crianças e, na grande maioria das vezes, também se dá bem com outros animais ao seu redor, sendo que tudo irá depender da forma como você adapta o animal ao ambiente.

Portanto, esses são alguns pontos importantes que podemos citar com relação à personalidade do chihuahua. Vamos ver agora informações um pouco mais científicas!

Chihuahua – Nome Científico

O nome científico foi criado pela ciência justamente como um substituto do nome popular que as pessoas usam, já que dessa forma não existem mais confusões e cada animal possui apenas um nome de acordo com a ciência, facilitando muito todos os estudos.

Nesse caso, é importante comentarmos que o nome científico sempre é formado pela junção do gênero com a espécie do animal, o que faz com esse seja um termo formado por 2 nomes, ou seja, um termo binomial.

No caso do chihuahua, podemos dizer que o seu nome científico é Canis familiaris, o que significa, de acordo com a explicação que demos anteriormente, que seu gênero é o Canis e a sua espécie é a familiaris.

Essa informação é muito importante na hora de adotar um animal, pois assim você saberá se ele é de uma raça genuína ou uma mistura, o que muitas vezes pode acabar enganando as pessoas que pagam preços altíssimos por algo que não estão esperando.

Portanto, agora você já sabe também qual é o nome científico dessa espécie tão interessante, sabe também suas características físicas, psicológicas e muito mais, viu como é fácil aprender sobre um assunto dessa maneira?!

Quer saber ainda mais informações interessantes e de qualidade sobre outros seres vivos pela internet, mas não sabe exatamente onde encontrar textos bons para se ler? Sem problemas! Aqui em nosso site sempre temos os melhores artigos para você. Por isso, leia também aqui no Mundo Ecologia: Soim-Preto, Mico-Preto ou Taboqueiro: Nome Científico e Imagens.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *