Home / Animais / Cavalo de Tração ou Cavalo de Tiro: O Que É? Para Que Serve?

Cavalo de Tração ou Cavalo de Tiro: O Que É? Para Que Serve?

Provavelmente você já escutou falar em Cavalo de tração, não é? Mas muitas pessoas não sabem ao certo do que se trata esse animal. Também chamado de cavalo de tiro, ao contrário do que muita gente pode pensa, esses cavalos não fazem parte de uma raça específica de equinos.

Curioso? Não perca, então, a seguir, tudo o que você quer e precisa saber sobre o Cavalo de tração ou Cavalo de tiro, para o que serve, características, curiosidades e muito mais!

Cavalo de tração
Cavalo de tração

O que é Cavalo de tração ou cavalo de tiro?

Um Cavalo de tração ou cavalo de tiro se trata de determinadas raças desse animal que são treinados para a realização de tarefas que exigem força, como forma de auxiliar o ser humano. Esses cavalos se distinguem por apresentarem, por exemplo, daqueles inseridos em práticas esportivas e de lazer.

Para que serve o Cavalo de tração ou cavalo de tiro?

Como já mencionado, o Cavalo de tração ou cavalo de tiro desenvolve atividades que exigem força. Entre algumas atribuições desses equinos estão o transporte de cargas, atividades rurais (como o arado), entre outras similares.

Características do Cavalo de tração

Um Cavalo de traça ou cavalo de tiro pode pertencer a raças variadas de equinos. No entanto, tais raças devem possuir algumas características que possibilitem o seu treinamento e a realizações de atividades para as quais esses cavalos são utilizados. Entre elas, podemos destacar:

  • Temperamento: os cavalos de tração ou de tiro devem ter temperamento dócil e adaptável a diversas situações. Isso porque eles têm de confiar e passar total confiança àquelas pessoas que exercem as tarefas com a ajuda deles.
  • Força: obviamente, o Cavalo de tração necessita ser dotado de força e robustez físicas, caso contrário, além de não conseguir desenvolver tarefas, um animal sem esse atributo sofreria demais ao ser exposto a trabalhos que exigem vigor.
  • Altura: em geral, o Cavalo de tração ou cavalo de tiro é de estatura alta, permitindo o desenvolvimento das tarefas a ele atribuídas. Cavalos baixos, por exemplo, teriam extrema dificuldade para transportes de cargas pesadas e teriam a saúde e qualidade de vida prejudicada.
  • Região lombar: são cavalos também com a região lombar (chamada de ancas) largas e musculosas. Isso permite suportar confortavelmente cargas pesadas e realizar movimentos complexos, sem prejuízos ou sofrimentos físicos.
  • Ossatura: convém, ainda, que um Cavalo de tração tenha ossatura forte e larga.

Raças x Cavalo de tração

O Cavalo de tração ou cavalo de tiro pode pertencer a raças diversas ou mesmo ser proveniente do cruzamento de raças, desde que apresentem as principais características mencionadas anteriormente.  As raças que se encaixam no perfil desses cavalos podem variar de país para país.

No entanto, de acordo com a The Draft Cross Breeders and Owners Association – uma renomada associação norte-americana de cavalos de tração, 34 raças de eqüinos são mais adequadas para a formação desses animais. A seguir, você conhece 108 dessas raças de cavalos:

1 – Shire

Uma das raças mais conhecidas e antigas de Cavalo de tração ou cavalo de tiro, teve grande participação na história da Inglaterra. Forte, alto, elegante e dócil foi usado em trabalhos pesados até para transportar nobres, como princesas e príncipes. Hoje, faz parte da cavalaria da guarda inglesa.

Cavalo Shire
Cavalo Shire

2 – Bretão

Eis mais um dos cavalos de tração antigos e mais conhecidos da história. Essa raça de equino já é um companheiro de trabalho do ser humano desde a Idade Média.

Tudo indica que essa raça muito usada como Cavalo de tração tenha se originado na França e na Grã Bretanha. A raça é um cruzamento de diversas outras, como o cavalo árabe e o puro-sangue. Destaque-se pela sua agilidade, robustez, tração e capacidade de fácil aprendizagem.

Cavalo Bretão
Cavalo Bretão

3 – Clydesdale

Uma das raças mais curiosas de Cavalo de tração ou cavalo de tiro. Esses equinos são resultantes do cruzamento de machos flamengos com fêmeas escocesas.

Além disso, esse cruzamento passou por aprimoramento, ao ser novamente cruzado com os cavalos árabes e a raça Shire. Assim, temos um Cavalo de tração extremamente elegante, além de forte e com articulações extremamente flexíveis.

Cavalo Clydesdale
Cavalo Clydesdale

4 – Percheron

Raça francesa que também é uma das mais usadas para formar cavalos de tração. Há registros que essa raça já era usada como Cavalo de tração desde os anos de 1830, pelos agricultores dos Estados Unidos, que a exportava da França. Além de ser um cavalo de tiro, é inserido no esporte e recreação.

Cavalo Percheron
Cavalo Percheron

5 – Ardennes

Mais uma raça européia, fora usado até mesmo na Era Napoleônica, devido as suas qualidades que se adaptam à artilharia e corrida. Destacam-se pela cabeça pequena, pescoço e membros curtos.

Cavalo Ardennes
Cavalo Ardennes

6 – Italiano

Essa raça de Cavalo de tração ou cavalo de tiro se trata de uma das menores usada para esse fim. No entanto, são equinos extremamente ágeis e habilidosos, o que torna esses cavalos excelentes para trabalhos pesados.

São robustos e musculosos, além de deterem um temperamento dócil e paciente.  É resultado do cruzamento de raças italianas com o Bretão.

Cavalo Italiano
Cavalo Italiano

7 – Suffolk Punch

Raça existente desde a Idade Medieval, esses cavalos são extremamente úteis para trabalhos agrícolas, pois são dóceis e calmos. Uma peculiaridade é que, embora fortes, comem pouco e tem alta longevidade.

Suffolk Punch
Suffolk Punch

8 – Bolonhês

Descendente do cavalo árabe, essa raça de Cavalo de tração ou cavalo de tiro, originou-se na França, na região de Bolonha – daí o nome. Sua característica mais marcante é a resistência a tarefas árduas. Tem grande porte e pode chegar até 900 k.

Cavalo Bolonhês
Cavalo Bolonhês

9 – Letão

Cavalo bastante forte e musculoso, além de alto. Acredita-se que surgiu do cruzamento de raças escandinavas diversas e é usado em ambientes agrícolas, pois não apresenta boa a tração ideal para solos urbanizados.

Cavalo Letão
Cavalo Letão

10 – Cavalo Crioulo

Uma raça proveniente do cruzamento de muitas outras. É uma raça típica de Cavalo de tração comum no Brasil (em especial, na região Sul) e em países da América do Sul (como a Argentina, o Uruguai e o Chile), por se adaptar bem em climas tropicais e subtropicais.

Além de ser um Cavalo de tração ou de tiro, pois é dócil, forte e resistente, também é inserido na prática de esportes, lazer e de montaria.

Cavalo Crioulo
Cavalo Crioulo

Curiosidades do Cavalo de tração

  • Você sabia que a raça Shire é a que registra o maior Cavalo de tração ou cavalo de tiro de todos os tempos? Trata-se de um cavalo chamado “Sampson”, que recebeu esse título nos anos de 1840, pois atingia mais de 2 m de altura em pé e pesava, em média, 1.500 kg.
  •  O Cavalo de tração é mundialmente conhecido como Cheval de Trait. Trata-se de uma expressão francesa que indica equinos apropriados para a realização de trabalhos pesados e para o transporte de cargas.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *