Orangotango de Sumatra: Características, Nome Cientifico e Fotos

Anúncios

O ciclo de vida deste orangotango de Sumatra é gasta no alto de árvores. Em particular, esses orangotangos podem ser vistos festejando juntos nas doces figueiras das florestas tropicais de Sumatra. Os orangotangos são sem dúvida o mais inteligente dos grandes símios e um de nossos parentes mais próximos. No entanto, devido à destruição contínua das florestas tropicais remanescentes, elas estão à beira da extinção.

Características Gerais e Nome Científico

O Orangotango de Sumatra se chama cientificamente pongo abelii, e seu nome comum significa “povo da floresta” (Orang – povo, Hutan – floresta) na Indonésia. Eles são espécies únicas e bonitas. Estão naturalmente localizados na ilha de Sumatra, na Indonésia, mas sua distribuição é limitada apenas ao extremo norte. Eles são quase arborícolas na sua totalidade ; dificilmente descem ao chão e, se o fazem, é por um breve momento e depois de vários dias. Eles são encontrados em manguezais, florestas pantanosas, florestas ribeirinhas e planícies tropicais. Eles conseguem elevar até 1500 m do solo, mas permanecem regularmente nos primeiros 400 m.

Os orangotangos de sumatra crescem até 1,4 m de altura e mantêm um peso de 90 kg no caso dos machos; Nas fêmeas, isso é reduzido para 90 cm de altura e 45 kg de peso. É um pouco complexo distinguir entre uma espécie de Bornéu e uma de Sumatra apenas olhando uma fotografia, mas a última possui uma estrutura anatômica mais fina e um rosto mais longo que Bornéu. Além disso, o pelo geralmente é mais longo e menos brilhante. Eles são frugívoros, o que significa que sua dieta é baseada principalmente em frutas, mas complementam-na com outros tipos de nutrientes que fornecem níveis equilibrados de proteínas, água e carboidratos, como pequenos insetos vertebrados, cupins, formigas, ovos de aves e figos.

Comportamento do Orangotango de Sumatra

Os machos são solitários, mas as fêmeas coexistem por anos com seus filhotes e suas filhas. Quando os homens descendentes entram na adolescência, eles se separam para cuidar de si mesmos. Os que mostram protetores de bochechas proeminentes são os que têm maior sucesso reprodutivo com as fêmeas receptoras.

Essas espécies são mais sociais que os orangotangos de Bornéu. O banheiro é um exemplo importante de vínculo social entre orangotangos. As fêmeas são as que mais se reúnem para se coçar e se arrumar. Sua inteligência e capacidade de aprender tarefas e linguagens complexas que se acreditava exclusivas dos seres humanos foram comprovadas. As expressões faciais da fêmea são mais acentuadas do que outras espécies de grandes símios devido ao formato da boca e dos lábios proeminentes. Eles são mais ativos durante o dia e à tarde, quase ao entardecer, se dedicam a construir seus ninhos. Segundo observações científicas, essas espécies são mais sociais que os orangotangos de Bornéu.

Reprodução e Longevidade do Orangotango

Atingem a maturidade sexual aos 10 ou 11 anos de idade, mas não atingem a idade adulta até terem seus primeiros filhos, que podem ser de até 15 anos. Eles têm um intervalo muito longo entre os nascimentos, mais ou menos entre 6 e 8 anos e, em alguns casos, pouco menos de 10. O período de gestação dura 254 dias e raramente nascem gêmeos, o mais comum é que apenas um nasça criação.

As fêmeas normalmente acasalam com o macho adulto que domina o território em que habitam, mas quando vários membros estão concentrados em uma área durante as estações de abundância de frutas, geralmente ocorrem encontros casuais. Sua expectativa de vida na natureza é de 53 anos para as mulheres e 58 anos para os homens.

Predadores e Ameaças

O orangotango está entre os animais mais semelhantes ao homem: compartilhamos com eles, de fato, cerca de 97% de nossa herança genética. A descoberta do orangotango é a descoberta de um animal extremamente pacífico, curioso e divertido. Em risco de extinção (ameaçado de extinção na IUCN), o orangotango sobrevive em algumas áreas protegidas entre a Malásia e a Indonésia. Ao contrário de outra espécie de macaco que lembra a nós, o chimpanzé, cuja sociedade está permeada de violência, o orangotango é quase totalmente desprovido de agressão. Estamos falando de um bom animal grande, que poderia esmagá-lo com uma mão, se você quisesse, mas se você for procurá-lo para matá-lo, ele sorri calmamente quando você puxa o gatilho.

Essa não agressividade é provavelmente uma das causas do implacável declínio dessa espécie, incapaz de se defender dos caçadores ilegais e que vê seu habitat encolher drasticamente ano após ano. A população de orangotangos caiu cerca de 50% nos últimos 60 anos e as previsões no momento são de um declínio ainda mais rápido. A principal causa é o desmatamento e a perda de habitat. Status de Conservação do orangotango de sumatra é: em Perigo Crítico. O tigre de Sumatra (panthera tigris sumatrae) e a nebulosa da pantera (neofelis nebulosa) são dois felinos que representam as maiores ameaças aos orangotangos de Sumatra; No entanto, existe um ser vivo que termina a vida dessas três espécies de uma maneira cruel: o homem. Quando um organismo animal ou vegetal faz parte dessa categoria, significa que os esforços de conservação devem ser implementados com urgência, caso contrário as populações não poderão mais se levantar.

Fatos Interessantes Sobre o Orangotango de Sumatra

  • O orangotango de Sumatra, uma das duas subespécies de orangotango , agora é encontrado apenas nas densas florestas tropicais do norte da ilha indonésia de Sumatra.
  • Geralmente, eles preferem as áreas florestais das planícies que são abundantes em alimentos, mas algumas foram vistas em altitudes superiores a 1.000 metros acima do nível do mar. Isto é principalmente uma conseqüência do desmatamento agressivo que destrói o habitat da planície.
  • Os braços do Orangotango de Sumatra são incrivelmente fortes e comparativamente longos ao tamanho de suas pernas para para que o próprio primata pule nas árvores.  Além disso, suas mãos e pés são capazes de segurar com ferro para ajudar no balanço e no alcance.
  • Durante toda a vida, eles cobrirão grandes áreas de terra, mas dia a dia, eles apenas se deslocam até uma pequena milha. No entanto, isso não surpreende, pois eles passam 60% do dia enchendo suas barrigas com uma variedade de alimentos, de frutas como mangas, lichias e duriões a cupins, ovos e até mel retirado de colmeias usando uma variedade de técnicas inteligentes .

https://www.youtube.com/watch?v=InXSYyXzKec

  • As frutas compõem 60% de sua dieta alimentar, mas também saciam 100% de suas necessidades de água. Eles são mais ativos durante o dia e à tarde, quase ao entardecer, se dedicam a construir seus ninhos.
  • Em comparação com os primos orangotangos que vivem em Bornéu, o orangotango de Sumatra é um pouco menor, tem cabelos mais claros e barba mais longa. Os machos também têm bochechas mais finas.
  • Infelizmente, esses seres inteligentes e semelhantes a humanos estão em perigo crítico e são classificados como uma das espécies de primatas mais raras do planeta!
  • Os bebê orangotangos de Sumatra são retirados ilegalmente de suas mães, retirados da natureza e vendidos no mercado negro do comércio exótico de animais de estimação.
  • A maior ameaça para os orangotangos de Sumatra é a destruição do habitat. As florestas de Sumatra continuam sendo cortadas para que possam ser usadas em plantações de óleo de palma e assentamentos humanos. Muitas vezes, isso é feito queimando a floresta primeiro.