Home / Animais / Carpa Prateada: Características, Nome Cientifico, Habitat E Fotos

Carpa Prateada: Características, Nome Cientifico, Habitat E Fotos

A carpa prateada está entre as espécies que mais se destacam no cultivo em cativeiro. De origem chinesa, essa espécie dá lucro ao criador, seja no comercio para consumo, para ornamentação ou ainda para fornecimento em pesque-pague. Também é possível criar a carpa prateada para comercio nas três atividades, dependendo do local e do mercado.

Consumida desde antiguidade, a carpa prateada possui sabor suave. Além disso, o animal apresenta uma beleza única, sendo apreciada por colecionadores, para povoar lagos em jardins públicos e privados. Esse animal é ainda muito resistente, sendo muito utilizado na pesca esportiva. Com tantas qualidades, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a carpa prateada. Então, confira a seguir suas principais características e muito mais.

Características das Carpas e sua Origem

Carpa é como são chamadas as espécies de peixe da família Cyprinidae. Cada espécie tem origem em local diferente da outra e todas podem medir até um metro de comprimento. Geralmente possuem boca pequena rodeada de barbilhões.

Considerada um dos reis da água doce, a carpa é extremamente resistente e longeva, vivendo em média 40 anos, mas já existem registros de animais que chegaram aos 60 anos.

Carpa Prateada Características

A criação de carpas pode ser para uso ornamental ou para consumo da carne. Assim, é bem provável encontrar algumas espécies em lagos e espelhos d’água em parques. Quanto ao consumo, à carne da carpa é uma das mais consumidas, até mesmo na época da Revolução Industrial já estava bastante presente na mesa das famílias. É sabido que seu consumo vem desde a antiguidade e quanto mais limpa for a água em que é criada, mais saborosa é sua carne.

Características e Habitat da Carpa Prateada

A carpa prateada é uma das espécies de carpa de água doce existentes que tem sua origem na China. Trata-se de uma classe com crescimento rápido e ganha peso facilmente sendo que um animal de 500 gramas pode ganhar cerca de 10 gramas por dia. Com um ano de idade, a carpa prateada já está pesando até 2 quilos e, ao longo da vida, pode chegar a 50 quilos. Seu tamanho varia entre 60 e 100 centímetros.

Seu nome científico é Hypophthalmichthys molitrix e pode viver de 30 a 40 anos, dependendo das condições em que vive. É uma espécie muito usada para o poli cultivo e é fitoplanctófaga, ou seja, possui um aparelho especial para filtrar seus alimentos que, em sua maioria, são algas. Devido esse aparelho de filtragem, a carpa prateada não come alimentos inteiros, quando estes são artificiais, assim, eles devem ser triturados e reduzidos a pó.

A carpa prateada é uma variedade da carpa asiática, nativa tanto da China como do Leste da Sibéria. A espécie está ameaçada de extinção no seu habitat natural, na China. Ela é cultivada em todo o mundo em maior quantidade que outras espécies.

A carpa prateada vive em rios, mas também pode ser criada em barragens de rios, açudes e tanques escavados, quando criada para comércio.

Conservação da Espécie e Pesca Esportiva

Quando no seu habitat natural, a carpa prateada migra rio acima para desovar. Seus ovos logo se tornam larvas e em seguida em peixe. As larvas se alimentam de zooplânctos e mudam pra fitoplânctons quando atingem certa idade.

A espécie esta ameaçada de extinção, devido seu habitat natural vir sendo tomado por construções de barragem e pela poluição, os quais afetam a reprodução da espécie.

A pesca esportiva dessa carpa precisa de alguns métodos especiais, devido ao tipo de alimentação do animal. O principal deles é o “método de suspensão”, onde é utilizada uma grande bola de massa que vai se desintegrando lentamente e é rodeada por diversos ganchos. Nos Estados Unidos, a carpa prateada é alvo de pesca conhecida como Bowfishing, onde é utilizado o tiro com arco e outros equipamentos para prender os peixes e trazê-los ao barco.

Outros Tipos De Carpa

Carpa Capim

A carpa capim é herbívora e se alimenta da vegetação aquática. Seu nome vem da grande quantidade de capim que o animal come, que representa 90% do seu peso, que é de 15 quilos em média. Como produz muito adubo devido sua alimentação, é muito usada para consorciação.

Carpa Húngara

Originária da China e cultivada em todo o mundo, a carpa húngara possui escamas uniformes espalhadas em seu corpo e vive no fundo dos lagos e rios. Pode pesar ate 60 quilos e, quando criada em pesqueiros deve ficar na água com temperatura média entre 24ºC e 28ºC. Sua alimentação é baseada em minhocas, insetos, folhas de vegetais e zooplânctos.

Carpa Húngara

Carpa Espelho

Essa é uma espécie que chama bastante atenção e possui escamas de diferentes tamanhos. Ela possui o corpo e a cabeça bem parecidos com o da carpa húngara e vive no fundo dos rios e lagos. Sua alimentação inclui moluscos, minhocas, folhas de vegetais, insetos e zooplanctons, no habitat natural e, quando criada em cativeiro pode ainda se alimentar de ração, pães e salsichas.

Carpa Cabeçuda

Como o nome diz, a carpa cabeçuda possui uma cabeça grande, que corresponde a 25% do seu corpo. Sua cabeça e bem mais comprida que a de outras espécies e suas escamas são pequenas e iguais. Sua boca é grande e ela se alimenta de algas e crustáceos que se encontram na superfície da água. Quando criada em cativeiro, podem ser incluído na alimentação mel, amendoim, banana e demais frutas.

Carpa Cabeçuda

Carpas Nishikigoi

Diferentes das demais espécies já mencionadas, as carpas Nishikigoi tem sua origem no Japão e na Europa e são todas carpas ornamentais, pois são coloridas e caracterizadas pelas cores vibrantes. Seu nome significa carpa brocado, devido o animal parecer estar usando uma roupa de brocado.

Essa espécie é muito usada em lagoas e criada por colecionadores em todo o mundo, inclusive no Brasil. Alguns dos tipos dessa carpa podem chegar a valer até R$10 mil.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a carpa prateada, que tal conhecer um pouco mais sobre outros animais, sobre plantas e sobre natureza?

Então não deixe de conferir nosso site!

Veja também

Meu Cachorro Avança nas Pessoas na Rua: E Agora?

Os cães são sem dúvida os animais de estimação mais amados e estimados em todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *