Home / Animais / O Que Significa Carpa de Cabeça Para Baixo?

O Que Significa Carpa de Cabeça Para Baixo?

As carpas são peixes que podem chegar a medir quase um metro de comprimento. Existem muitas histórias e lendas sobre esse animal. Que tal conhecer um pouco mais sobre a carpa? É só continuar acompanhando nosso artigo. Vamos lá?

Características da Carpa

A carpa é um peixe que vive na água doce e teve origem na China. Ele vem sendo disseminado em todo o mundo e pode ser encontrado com facilidade na América, em especial, em aquários.

Como é um animal muito exuberante ela costuma ser muito utilizada para ornamentação. Em lagos, aquários e espelhos d’água é muito comum encontrar a carpa encantando com o seu colorido. Mas engana-se quem pensa que esse peixe é usando apenas para fins de decoração. Algumas espécies são utilizadas na alimentação dos seres humanos há muitos anos.

Um ponto muito interessante é que a carne do peixe pode sofrer modificação a depender da água em que ele é criado. As carpas provenientes de águas como açudes e nascentes são mais saborosas se comparadas com os peixes criados em cativeiro. As espécies mais indicadas para a criação são: carpa cabeçuda, carpa capim, carpa prateada e comum.

São animais que podem viver muitos anos e sua expectativa de vida pode chegar aos quarenta anos de idade.

Histórias e Lendas Sobre a Carpa

A carpa é um peixe que nada no sentido contrário da correnteza. Por essa característica ela é considerada pelos chineses como representação da força e honra. Uma lenda destaca que o peixe precisava nadar até uma fonte que atravessa a China. Para completar a sua missão, o animal precisaria passar por diversos empecilhos superando-os com saltos e lutando contra a correnteza. A história conta que ao chega ao seu destino, a carpa se transformaria em um poderoso dragão.

Assim, o animal é sempre associado à força, à luta contra as adversidades e coragem para enfrentar os desafios da vida. A carpa também é sinônimo de determinação e prosperidade em outros países asiáticos como o Japão.

Os japoneses costumam associar a criação do animal à alegria e coisas boas. A carpa também é muito escolhida como desenho em tatuagens devido ao seu significado místico.

O Que Significa Carpa de Cabeça Para Baixo?

O desenho da carpa é sempre escolhido para tatuagens devido ao seu significado. Além de ser um peixe muito bonito e colorido, ela simboliza a força da luta para conseguir os objetivos quando é desenhada apontando para cima.

Já quando se encontra retratada de cabeça para baixo, ela significa que os desejos e objetivos foram obtidos. Assim, a escolha frequente do animal para as tatuagens tem ligação com o significado de força que as carpas transmitem.

Outras Informações Sobre a Carpa

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa espécie de peixe tão mística? É só conferir logo abaixo:

  • A carpa possui o nome científico de Cyprinus carpioe pode se apresentar em diversas cores. A mais comum delas é o prateado.
  • Você sabia que embora esse peixe seja nativo da Ásia, o nome “carpa” tem origem na língua alemã? O animal pode ser encontrado também nas águas africanas, americanas, europeia, e claro, nas asiáticas.
  • São comumente criados em cativeiros com o auxílio de tanques e podem chegar a pesar quase vinte quilos. A coloração pode variar, mas geralmente a carpa apresenta-se em tons de cinza. Existe, ainda, algumas espécies que possuem um lindo colorido.
    Carpa de Cabeça Para Baixo
    Carpa de Cabeça Para Baixo
  • Uma curiosidade interessante é que de acordo com as suas cores, a carpa pode também ter alguns significados. A azul é comumente ligada à reprodução, a preta significa a superação após momentos de dificuldade na vida. Já a vermelha tem relação com o amor e a energia de vencer. Essa é a escolha mais frequente das pessoas para desenhos, já que simbolizam a força e o incentivo para atrais coisas boas.
  • A reprodução do peixe acontece apenas uma vez durante todo o ano. Quando criada em cativeiro é muito comum a utilização de hormônios para deixar a espécie mais forte.
  • Um fato muito interessante é que não é possível encontrar duas carpas iguais. Todos os indivíduos possuem uma característica diferenciada, o que torna a espécie uma das mais encantadoras do mundo.
  • São bichos que se alimentam tanto de animais, quanto de vegetais: peixes pequenos, algas e insetos. Quando a água se encontra com temperatura muito fria, as carpas costumam se esconder e permanecem uma espécie de jejum até o fim do inverno.

Ficha Técnica da Carpa

Ficha Técnica da Carpa
Ficha Técnica da Carpa

Confira algumas informações sobre a carpa:

Pertencem À família dos Cyprinidaes.

Popularmente é conhecida como carpa comum. Seu nome científico é Cyprinus carpio.

Podem chegar a medir um metro de comprimento. Quando estão em cativeiro podem crescer ainda mais. São peixes pesados que pesam em média cinquenta quilos.

Podem por milhares de ovos no seu período de reprodução. A incubação demora até uma semana.

São animais que vivem muitos anos. Existem relatos de carpas que viveram mais de sessenta anos. Incrível, não é?

Nosso artigo acaba por aqui e esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre a carpa e os seus significados. Convidamos você a visitar o Mundo Ecologia e conhecer as melhores informações sobre animais, planta e natureza em geral.

Surgiu alguma dúvida ou você quer deixar um comentário ou uma sugestão? É só utilizar nosso espaço de comentários logo abaixo! Aproveite e compartilhe esse artigo sobre a carpa, suas características e significados com os seus amigos e nas suas redes sociais. Até a próxima!

Veja também

Boiadeiro-Australiano

Top 10 Raças de Cachorros Mais Inteligentes do Mundo

Os cachorros são animais muito inteligentes, que tratam as pessoas com amor e respeito na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *