Home / Animais / Boxer Personalidade: Leal, Destemido, Alegre, Energético

Boxer Personalidade: Leal, Destemido, Alegre, Energético

O cachorro boxer é uma raça originária na Alemanha e descendente de outra raça anterior: a Bullenbeisser, utilizada na caça a animais de grande porte.

A raça boxer teria surgido no século XIX, provavelmente durante o cruzamento de um bulldog inglês com um bullenbeiser. O termo “Boxer” foi criado no anoa de 1894 como variação da palavra “Boxl” ou “Boxel”, que significa “essencialmente mestiço”. O primeiro cão boxer foi registrado no ano de 1895, em uma convenção em Munique.

Apesar do grande porte e fisionomia que pode parecer carrancuda, os cães boxers são altamente indicados para criação doméstica, em decorrência da sua personalidade alegre e brincalhona, característica que faz sucesso entre a criançada.

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre esse cão e sua personalidade fascinante.

Então venha conosco e boa leitura.

Características da Raça Anterior ao Boxer : Bullenbeiser

No passado, a criação destes cães era de responsabilidade direta dos caçadores ou das pessoas que auxiliavam no momento da caça.

A tarefa da raça era segurar firmemente a presa na boca, após a mesma ser perseguida pelos cães de faro. No momento em que os caçadores chegavam, a presa era morta. Logo, era importante que o bullenbeiser  tivesse uma grande boca, assim como uma ampla arcada dentária, tais características eram levadas em conta na criação de cães destinados à caça.

Essa raça era empregada principalmente na caça a javalis e porcos na Alemanha e na Holanda.

Bullenbeiser
Bullenbeiser

Características Físicas da Raça Boxer

Esse cão apresenta grande porte, pelagem curta e relativamente dura. A coloração predominante é fulva, ou seja, castanho ao longo do corpo (com exceção do focinho preto; assim como ventre e linha da face brancos); no entanto, é possível encontrar boxers em tons tigrados ou inteiramente brancos. Os boxers brancos são variedades excluídas da raça e não considerados oficialmente com pedigree.

Em relação à altura ao nível da cernelha, no caso dos machos, ela está compreendida entre 57 a 63 centímetros; e, no caso das fêmeas, entre 53 a 59 centímetros. O peso para os machos é de mais de 30 quilos, e, para as fêmeas, está compreendido na média dos 25 quilos.

Ao longo do corpo, há músculos bem definidos, ossos resistentes e pouca concentração de gordura.

 

Os olhos podem ser de cor amendoada ou marrom escuro, o focinho é largo e achatado (característica conhecida como braquicefálica). A orelha é (naturalmente) longa e baixa, no entanto, ainda existe legalmente em alguns países práticas de corte das orelhas (conhecido como conchectomia) e corte das caudas (conhecido como caudectomia).

Quando bem cuidados, esses cães podem atingir uma expectativa de vida compreendida entre 9 a 15 anos de idade.

Boxer Personalidade: Leal

Boxer Com a Dona
Boxer Com a Dona

O cão boxer é bastante obediente e principalmente bastante leal ao seu dono, em razão disso, pode desenvolver um instinto protetor que deve ser balanceado, visto que ele é dócil no meio familiar, porém desconfiado com estranhos.

Boxer Personalidade: Destemido

Cães boxer são excelentes cães de guarda, assim como excelentes cães de companhia.

Este cão é corajoso e vigoroso, porém não agressivo como o seu antecessor bullenbeiser. No entanto, pode ser um pouco territorialista, a estratégia nestes casos, é colocar o animalzinho para socializar com diferentes pessoas (entre membros e não membros da família), assim como outros cães desde cedo, ou melhor, deste filhote.

Boxer em Alerta
Boxer em Alerta

Boxer Personalidade: Alegre

A maior característica desse cão é ser bastante brincalhão. Não costuma latir muito, porém quando a alegria e euforia são intensas, ele solta latidos bem altos.

Nas brincadeiras, esse cão pode ser desajeitado, simpático e supre engraçado.

Boxer Alegre Com a Dona
Boxer Alegre Com a Dona

Boxer Personalidade: Energético

O cão boxer gosta bastante de pular e brincar, portanto, é importante coloca-lo em um espaço no qual ele possa praticar exercícios.

É ágil e inclusive pode ser treinado na modalidade corrida de obstáculos.

Em razão do seu grande vigor e porte físico musculoso, estes cães podem não ter muita consciência em relação à própria força, machucando-se em algumas atividades. Uma dica é gastar a energia do cãozinho realizando passeios e brincadeiras ao ar livre, dessa forma ele estará menos agitado em casa.

Boxer Correndo na Praia
Boxer Correndo na Praia

Cuidados com a Saúde do Cão Boxer

Existe uma série de doenças as quais estes cães são suscetíveis, as quais incluem dermatites e câncer de pele (principalmente no caso dos boxers brancos). É importante que na hora do banho sejam utilizados sabonetes neutros, em razão da sensibilidade cutânea do animal.

Em dias de temperatura elevada, recomenda-se que estes cães não realizem passeios muito longos, visto que o corpo deles pode aquecer demais resultando em quadros de diarreia e vomito. O outro extremo de temperatura (no caso, muito frio) também não é favorável, visto que acentua ainda mais a sensibilidade cutânea.

Alguns boxers, especialmente os de cor inteiramente branca, podem nascer surdos. Em razão do grande porte físico também é comum que os boxers apresentem displasia coxofemoral (congênita ou adquirida), assim como cardiomiopatias.

A genética destes cães também contribui para que eles sejam propensos à manifestação de tumores em diversas partes do corpo.

Recomendações Gerais para a Criação de Cães Boxer

Como esses cães apresentam pelos curtos, apenas uma escovação por semana é necessária, de modo a eliminar os pelos mortos. Essa escovação não precisa ser realizada necessariamente com escovas, uma vez que o uso de luvas também é uma opção.

No período da troca de pêlos, ou seja, na primavera, recomenda-se realizar a escovação dos pêlos duas vezes por semana, visto que os pêlos que se soltam podem incomodar e irritar o animal.

Naturalmente, esses cães possuem o hábito de fazer auto-limpeza (tal como os gatos), logo a frequência entre os banho pode ser espaçada.

É importante cortar as unhas desses cães com frequência, uma vez que apresentam crescimento acelerado e, quando estão compridas, podem machucar as almofadinhas das patas.

Escovações de dente regulares ajudam a evitar o acúmulo de tártaro (placa bacteriana).

*

Agora que você já conhece muitos aspectos da personalidade, bem como outras características desta fascinante raça, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Adimax Pet. Boxer: A tranquilidade e a coragem em um único cão. Disponível em: < https://www.adimaxpet.com.br/noticias/racas/boxer-a-tranquilidade-e-a-coragem-em-um-unico-cao>;

Cachorro Gato. Ficha do Boxer. Disponível em: < https://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/boxer/>;

Pet Love. Tudo sobre Boxer. Disponível em: < https://www.petlove.com.br/boxer/r>;

Wikipédia. Boxer. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Boxer>.

Veja também

Ciclo de Vida do Pepino-do-Mar: Quanto Tempo Ele Vive?

Os pepinos-do-mar são os principais representantes da comunidade conhecida como Holothuroidea. Essa é uma comunidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *