Home / Animais / Barata Oriental: Características, Nome Científico e Fotos

Barata Oriental: Características, Nome Científico e Fotos

Também conhecida como somente barata, a barata oriental tem uma reputação muito ruim com o público. E por uma boa razão: alimenta-se de resíduos humanos e é um vetor de várias doenças. No entanto, muitos mitos e lendas circulam em torno desse inseto. No entanto, com este artigo vamos descobrir a verdade sobre essas baratas, seu modo de vida natural:

A barata oriental é chamada cientificamente de Blatta orientalis e é uma espécie de barata cosmopolita que pertence à família dos Blattidae, de ordem Blattodea (blattaria). Após a barata alemã (blattella germanica), é a segunda espécie mais encontrada em residências. No entanto, é restrito a zonas temperadas.

Essa barata é uma grande espécie de barata, que mede entre 18 e 29 milímetros em comprimento na idade adulta. É marrom escuro a preto com um corpo brilhante. A fêmea parece um pouco diferente do macho: ela tem asas muito curtas e um corpo mais largo que ele (asas rudimentares). O macho tem um corpo mais estreito e asas longas, que cobrem a maior parte do corpo e são de cor marrom. O macho e a fêmea não conseguem voar.

A fêmea da barata oriental pode ser confundida com a barata Eurycostis floridana.

A asa interna de ambos os sexos se dobra como um ventilador e é membranosa. A parte externa da asa é estreita, coriácea e espessa. Os estiletes entre um par de cercos articulados podem identificar o macho. Tanto o homem como a mulher não voam.

Habitat da Barata Oriental

Originalmente do norte da África, a barata oriental gradualmente colonizou a França graças ao comércio marítimo. Atualmente, é encontrado em todo o país. Este inseto gosta de lugares cuja temperatura oscila entre 20 °C e 30 °C. Seu pico de atividade é no final da noite e no início da madrugada.

Ela reside mais frequentemente em ambientes fechados, perto de fontes de comida apodrecida. Pode ser encontrada em canos, esgotos e até em residências, principalmente em tetos ou atrás de chuveiros e banheiros. Outros lugares são: porões, espaços de rastreamento, áreas entre o solo e a fundação, debaixo de calçadas, em canos de esgoto, em ralos de piso e sob pias ou qualquer outra área úmida e fresca da casa. A barata viaja através da estrutura em tubos de encanamento.

Barata Oriental

Fora da casa também elas às vezes se agregam perto ou embaixo de latas de lixo. A espécie tende a ser sazonal, com adultos aparecendo na primavera e no verão.

Para a Barata oriental é comum ficar ao ar livre e viver em áreas quentes, úmidas e com sombra perto do chão ou em qualquer área que contenha detritos naturais. Muitas vezes, procura refúgio em ambientes fechados porque ocorre uma queda de temperatura, mas ainda é bastante tolerável com o clima mais frio.

Em que se Alimenta a Barata Oriental ?

Ela é onívora. É freqüentemente encontrada se alimentando de lixo, esgoto ou matéria orgânica em decomposição e come quase tudo. Uma dieta rica em amido é sua preferida, porque são os alimentos com alto teor de amido que têm seus favores, pois promovem o desenvolvimento e a reprodução. Isso foi destacado pelo laboratório de entomologia de uma Universidade da Flórida.

A barata, adulta ou larval, torna os alimentos que degrada impróprios para consumo. As contaminações que deixam para trás são vetores de doenças para o ser humano.

Reprodução e Desenvolvimento da Barata Oriental

Esses insetos têm um desenvolvimento hemimetabólico que ocorre em três estágios principais: o ovo, a ninfa e o adulto. A ninfa é relativamente semelhante ao adulto. No entanto, é menor, suas asas não estão desenvolvidas e seus órgãos sexuais ainda não estão maduros. Durante o seu crescimento, eles se parecerão cada vez mais com adultos e é no último momento que as asas se desdobram completamente (em espécies com asas longas).

Uma vez fertilizada, a fêmea produz um óvulo dentro de seu abdômen. Normalmente, ela o deixa cair depois de um dia ou dois, mas pode mantê-lo por quase 7 dias. A ootheca é colocada em uma área protegida e pode ser anexada ao substrato com secreções anais.

As ninfas emergem após 42 dias, quando a temperatura é de 29,5 °Celsius e 81 dias, quando a temperatura é de 21,0 °C. Nesta espécie, a fêmea pode pôr mais de 8 cascas de ovos e cada uma delas pode conter até 18 ovos. As ninfas completam seu desenvolvimento em 1 ou 2 anos.

Incômodos Associados à Barata Oriental

Onde quer que vá, a barata oriental deposita mofo, fungos e bactérias. O consumo de alimentos infectados pode levar à salmonelose, uma doença caracterizada por diarreia e febre. Se não tratada, pode resultar em hospitalização.

Além desses riscos à saúde, as baratas orientais são formidáveis contra madeira, papel e papelão. Eles podem, por exemplo, devastar uma biblioteca ou uma sala de arquivos. Portanto, tenha cuidado se você possui documentos valiosos que não são digitalizados.

Apesar disso tudo, existe uma utilidade do inseto no ambiente: Limpa a natureza em áreas subtropicais e alimenta outros animais.

Prevenção Contra as Baratas Orientais

Na prevenção, garanta a manutenção dos canos e esgotos nas proximidades. Além disso, certifique-se de não armazenar materiais orgânicos em locais úmidos. Se as suas instalações estiverem molhadas, os restos de alimentos devem ser armazenados em recipientes hermeticamente fechados.

Como cura, você tem várias opções. Um método químico baseado em inseticida e um método não químico que consiste em armadilhas e um tratamento complementar (congelamento, superaquecimento ou pulverização de um produto não tóxico).

A barata oriental vive em áreas quentes e úmidas e se alimenta de tudo nas proximidades. Se você suspeitar de uma invasão de baratas, deve passar por uma desinfestação. Para fazer isso, consulte um profissional licenciado para evitar qualquer risco de contaminação.

Os primeiros sinais de uma infestação dessas baratas em sua propriedade, é vê-las correndo pelos canteiros do jardim e cobrindo áreas úmidas, como debaixo de torneiras externas e na parte inferior das calhas. Se eles estiverem dentro de sua casa, você poderá ver as fezes ou cápsulas de ovos em sua casa. Como outros tipos de baratas, se houver uma grande infestação, você notará um odor de mofo no ar.

Como na maioria das pragas, você deve remover as condições que atraem baratas em primeiro lugar. Isso significa levar comida, água e esconderijos. Aqui estão algumas maneiras mais detalhadas de modificar seu ambiente para torná-lo menos amigável para baratas:

  • Reduza as áreas de umidade encontradas em sua casa; verifique se as calhas estão drenando adequadamente a água da sua casa, conserte mangueiras e acessórios com vazamento.
  • Use desumidificadores em locais rastejantes, porões ou outras áreas de alta umidade da sua casa.
  • Remova detritos, folhas e outros materiais em decomposição do gramado e da propriedade.
  • Selar rachaduras e fendas encontradas na fundação da sua casa; calafetar lacunas encontradas ao redor de janelas e portas.
  • Mantenha as áreas de armazenamento de cozinha e alimentos livres de migalhas, derramamentos e acúmulo de graxa.

Veja também

Como Cuidar de um Bull Terrier Filhote: Cuidados e Doenças

Os primeiros exemplares do Bull Terrier eram todos brancos e se originaram na Grã-Bretanha por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *