Home / Animais / Barata Francesinha: Características, Nome Científico e Fotos

Barata Francesinha: Características, Nome Científico e Fotos

A barata com certeza é um dos seres vivos mais odiados e ao mesmo tempo mais temidos em todo o mundo, principalmente por conta da aparência um pouco assustadora e porque ela representa a transmissão de diversas doenças diferentes.

Muitas pessoas não sabem, mas junto com o rato e a pomba a barata é considerada uma praga urbana, o que basicamente significa que ela está muito presente em áreas urbanas e pode ser chamada de praga porque se reproduz por todos os lados e principalmente porque está por todo lado.

Entre todas as espécies de barata uma das que mais causam medo com certeza é a barata francesinha, que é pequena mas representa diversos problemas para pessoas que moram em áreas em que ela está.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira específica sobre a barata francesinha. Continue lendo o texto para saber exatamente quais são as características dessa barata, qual é o seu nome científico, ver algumas fotos e ainda aprender muito mais sobre ela!

Nome Científico Da Barata Francesinha

Muitas pessoas podem pensar que aprender o nome científico de um ser vivo é algo inútil, mas a verdade é que o nome científico é essencial para se entender um pouco mais em qual contexto a espécie está inserida e com quais animais aquela espécie está relacionada.

Além disso, a existência do nome científico é uma revolução para a ciência. Isso porque o nome científico serviu para universalizar a linguagem da ciência, o que basicamente significa que depois do aparecimento dele cada ser vivo possui apenas um nome para a ciência, o que é muito diferente dos diversos nomes populares que as pessoas dão para o mesmo ser.

Dessa forma, fica muito mais simples entender qual espécie está sendo levada em consideração quando cada uma possui um nome específico para si. É muito interessante também percebermos que o nome científico sempre é formado pela junção do gênero com a espécie do animal, e por isso ele é considerado um termo binomial que pode ter um número até maior de termos no caso de subespécies, por exemplo.

No caso da barata francesinha, podemos dizer que o nome científico dela é Blatella germanica. Logo, de acordo com o que já falamos anteriormente isso basicamente significa que o nome de gênero dela é Blatella, enquanto o nome da sua espécie é a germanica.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual o nome científico dessa espécie e por que ele é tão importante assim!

O Problema Da Barata Francesinha

Como já dissemos anteriormente a barata é considerada uma praga urbana; porém, a grande verdade é que a barata francesinha especificamente é uma das espécies mais temidas de barata, principalmente porque ela é pequena e está em todos os lugares.

Em primeiro lugar, esse medo é justificado principalmente porque ela está presente em diversos lugares, até mesmo aqueles que são limpos com bastante frequência e não possuem alimentos expostos, o que causa ainda maior indignação nas pessoas.

Em segundo lugar, essa espécie é responsável por transmitir diversas doenças para o ser humano, isso porque ela passa por diversos esgotos ao longo de sua vida e vai juntando parasitas em seu corpo que não fazem mal para ela, mas em contato com o ser humano ou com alimentos que consumimos, isso resulta em diversas doenças.

Barata Francesinha se Alimentando
Barata Francesinha se Alimentando

Por fim, essa barata também é muito difícil de se controlar porque ela tende a se reproduzir muito rapidamente, e isso acaba por fazer com que diversos processos de dedetização não deem certo, principalmente em centros urbanos muito grandes onde é praticamente impossível controlar a população de baratas.

Portanto, é por esse motivo e muitos outros que a barata francesinha é considerada um grande problema ao redor de todo o mundo.

Características Da Barata Francesinha

Aprender um pouco mais sobre as características dessa espécie pode ser uma excelente ideia para se manter longe dela caso você acabe ficando perto de uma barata francesinha no seu dia a dia ou caso você encontre uma na sua casa. Por isso, vamos listar agora as características principais dessa espécie.

  • Ela é pequena e possui em média 2 centímetros de comprimento;
  • Ela pode ser encontrada principalmente em locais pequenos e escuros, como por exemplo algumas frestas dentro de casa;
  • Essa barata é muito atraída por ambientes com lixo ou comida exposta, por isso é essencial manter a casa sempre limpa;
  • Geralmente as baratas dessa espécie não possuem a capacidade de voar;
  • Essa espécie também pode ser conhecida como barata loira ou barata alemã;
  • A barata francesinha possui uma capacidade de adaptação muito grande, e por isso causa muito medo nas pessoas;
  • Ela vem principalmente de esgotos e também de lixões em grandes centros urbanos, e é exatamente por isso que pode passar tantas doenças.
    Barata Francesinha Em Cima da Mesa
    Barata Francesinha Em Cima da Mesa

Portanto, essas são algumas características essenciais que você precisa saber sobre essa espécie de barata tão presente no nosso dia a dia.

Como Se Livrar Da Barata Francesinha?

Agora que você já leu tudo isso sobre a espécie muito provavelmente está se perguntando o que fazer para se livrar dessa barata com mais facilidade, mas a grande verdade é que tudo isso depende.

Em primeiro lugar, você deve ter os ambientes da sua casa sempre o mais limpos possível, assim existe menos chance de ela se sentir atraída pelo local.

Em segundo lugar, se você mora perto de esgotos, terreno baldio ou até mesmo lixões é de extrema importância fazer dedetizações às vezes, assim existe menos chances de ela aparecer na sua casa.

Em terceiro lugar, vale a pena comprar venenos para colocar do lado de fora da porta e impedir que ela entre na sua casa.

Por fim, principalmente se você mora em grandes centros urbanos é importante ter em mente que nem sempre você vai ganhar a luta contra ela, principalmente porque ela se reproduz muito rápido. Assim, recomendamos que você siga nossas dicas e faça o máximo possível para se livrar da barata francesinha!

Quer aprender ainda mais sobre outras espécies? Confira também: Qual A Raça do Cachorro do Máscara?

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *