Home / Animais / Aranha Armadeira: Regiões e Estados do Brasil Onde Vive

Aranha Armadeira: Regiões e Estados do Brasil Onde Vive

A aranha armadeira é uma das espécies mais conhecidas em todo o Brasil. Não é por acaso: Sua aparência gera um pavor muito grande em quem a encontra! Aqui neste artigo, alguns mitos serão derrubados e muito será falado sobre este animal.

Caso esteja bastante curioso, continue com a leitura deste artigo!

Aranha Armadeira

Reino: Animalia

Sub-reino: Bilateria

Filo: Arthropoda

Subfilo: Chelicerata

Classe: Arachnida

Ordem: Araneae

Família: Ctenidae

Género: Phoneutria

Espécies:

  • Phoneutria bahiensis;
  • Phoneutria boliviensis;
  • Phoneutria eickstedtae;
  • Phoneutria fera;
  • Phoneutria keyserlingi;
  • Phoneutria nigriventer;
  • Phoneutria pertyi;
  • Phoneutria reidyi.

Existem oito espécies de aranhas armadeiras, todas elas encontradas no Brasil. Algumas das espécies também podem ser encontradas em toda a América Latina, da Costa Rica à Argentina.

A aranha armadeira é uma das mais temidas no mundo, afinal de contas, ela coloca medo em qualquer pessoa! Apesar de não serem encontradas dentro das zonas urbanas, infelizmente, cada vez mais elas veem migrando para esta região.

Regiões E Estados Do Brasil Onde Vive

Possivelmente, no Brasil todo. Esta aranha adora ambiente onde há mata abundante, galhos, árvores, pântanos e desertos. E, há mais ou menos 15 anos, o número de ataques dentro dos lares cresceu muito.

No Brasil, não há uma região que esteja com menos incidência dessas aranhas. Mas, o que pode ser calculado, são as regiões onde há um número muito grande de matas. O norte e Centro-Oeste do Brasil são ótimos exemplos.

Comportamento

Esses aracnídeos “são chamadas de aranhas errantes porque não constroem teias, mas vagueiam no chão da floresta à noite, caçando ativamente suas presas”.

Eles matam por emboscada e ataque direto. Passam a maior parte do dia escondidos sob troncos ou fendas e saem para caçar à noite. Eles comem insetos, outras aranhas e, às vezes, pequenos anfíbios, répteis e ratos.

Devido à toxicidade de sua mordida e sua postura de aparência alarmante, essas aranhas têm a reputação de serem agressivas. Mas esses comportamentos são, na verdade, mecanismos de defesa.

Aranha Armadeira na Grama
Aranha Armadeira na Grama

Quando ameaçados, eles levantam seus dois primeiros pares de pernas. Esta postura dramática e intimidadora expõe o pelo escarlate que envolve as presas de algumas espécies.

Sua postura ameaçada serve como um aviso, indicando aos predadores que a aranha venenosa está pronta para atacar.

Suas mordidas são um meio de autodefesa e só são feitas se forem provocadas intencionalmente ou por acidente. Uma aranha errante guarda seu saco de ovos.

A aranha peregrina pode crescer para ter uma extensão de perna de até 17 centímetros. São grandes aranhas cabeludas que têm oito olhos, dois dos quais são grandes.

As armadeiras são aranhas que se movem rapidamente, suas pernas são fortes e espinhosas e têm mandíbulas vermelhas distintas que exibem quando estão irritadas. Acasalamento Em quase todas as espécies de aranhas, a fêmea é maior que o macho.

Aranha Armadeira Fotografado de Frente
Aranha Armadeira Fotografado de Frente

Esse dimorfismo não é diferente na aranha armadeira. Os machos abordam as fêmeas cautelosamente quando tentam acasalar, de acordo com o departamento de biologia da Universidade de Wisconsin-La Crosse.

Os machos executam uma dança para chamar a atenção das fêmeas, e os machos frequentemente lutam entre si pela fêmea. A fêmea pode ser exigente e, muitas vezes, rejeita muitos machos antes de escolher o que vai acasalar.

Depois de escolher um, o macho precisa tomar cuidado; as fêmeas geralmente atacam os machos quando a cópula termina. A fêmea pode armazenar o esperma em uma câmara separada dos ovos até que ela esteja pronta para fertilizá-los.

Ela vai colocar até 1.000 ovos, que são mantidos seguros em um saco de ovos de seda. Seu tempo de vida não é tão grande, já que as aranhas armadeiras vivem até dois anos em seu habitat natural. Quando saem dele, seu tempo de duração na terra pode ser até menor, não chegando ao primeiro ano completo.

Sintomas De Sua Picada

Esta aranha é uma das mais perigosas existentes no mundo. Em casos extremos, o seu veneno pode matar uma pessoa em até duas horas.

Porém, mesmo com esses dados, não se preocupe: Sua peçonha é terrível, porém, não chega a ser fatal na maioria dos casos. Um humano saudável pode se recuperar depois de pouco tempo do ataque.

Quando pica alguém, a ferida causada pode gerar dor intensa, febre, vômitos e, em homens, o priapismo — ereção causada sem excitação sexual. Ela pode durar por horas e gera uma dor acentuada no pênis.

Elas são tarântulas? A armadeira não é uma tarântula. Elas não estão nem no mesmo grupo familiar. As tarântulas são inofensivas para os seres humanos e são, em sua maioria, assassinos de emboscada que esperam que a presa venha até eles.

Já as aranhas armadeiras são caçadoras ativas. Pouca coisa em comum elas possuem, além das características normais de todas as aranhas existentes.

Curiosidades

O autor Richard S. Vetter, pesquisador associado do departamento de entomologia da Universidade da Califórnia, em Riverside, escreveu que espécimes desses poderosos aracnídeos foram exportados para a América do Norte e Europa em embarques de banana.

No entanto, observou Vetter, em muitos casos de infestação de carga, a aranha em questão é uma espécie inofensiva de Cupiennius que é erroneamente identificada como uma espécie de Phoneutria. Os dois tipos de aranhas são parecidos.

Ela, como foi dita no decorrer do texto, é uma aranha que vive na América do Sul, sendo que o Brasil possui a maior concentração delas. Em pelos menos três vezes nos anos entre 2010 e 2016, causaram um pânico muito grande na Europa e nos Estados Unidos.

Com a exportação maçante de cachos de bananas para o estrangeiro, alguns ovos desta aranha passaram despercebidos. Quando estes cachos eram comprados, os moradores das casas se assustavam muito! Afinal de contas, a aranha armadeira não é uma espécie encontrada nesses lugares.

Porém, nesses acontecimentos, os ovos encontrados deram um alarme falso para essa aranha. Entretanto, o susto permaneceu por um bom tempo nas pessoas que presenciaram este fato.

Fora do Brasil, a aranha armadeira é considerada a “aranha brasileira”.

Referências do artigo

Texto “Aranha Armadeira”, do site Estudo Prático;

Texto “Aranhas Brasileiras”, do Blog LiveScience;

Post da BBC Brasil, intitulado “’Aranha ‘brasileira’ causa pânico no norte da Inglaterra”.

Veja também

Habitat do Asno: Onde Eles Vivem?

Existem asnos na maioria das localidades do planeta Terra, e geralmente são aclamados ​​como meios …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *