Home / Animais / Em que Tipo de Flora e Encontrada a Onça Pintada?

Em que Tipo de Flora e Encontrada a Onça Pintada?

O maior felino das Américas, a onça-pintada está decaindo em toda a sua extensão e ameaçada de extinção em todos os lugares fora de sua última fortaleza na Amazônia. Nas últimas três gerações, acredita-se que a população global da onça tenha caído em torno de 20-25%. Este grande gato tímido e solitário está mais em casa na floresta densa, e sua maior ameaça vem da perda de habitat à medida que sua casa na floresta é progressivamente removida para dar lugar a agricultura comercial, agricultura de subsistência e desenvolvimento de infraestrutura. Todas essas formas de invasão no território da onça-pintada estão aumentando a probabilidade de conflitos entre humanos e animais selvagens, particularmente no que se refere a pecuaristas.

A Degeneração do Habitat

A principal ameaça à onça-pintada é a perda de habitat causada pela expansão agrícola e extração de madeira. A extração ilegal de madeira pode ter um efeito particularmente prejudicial, já que não apenas destrói o habitat vital da onça-pintada, mas também aumenta a probabilidade de caça oportunista deste grande felino para suas partes do corpo.

Ainda há demanda por patas de jaguar, dentes e outros produtos, especialmente nos mercados locais. O osso de onça-pintada também está começando a ser considerado um substituto para o osso de tigre entre usuários de medicina tradicional na crescente comunidade asiática da América do Sul.

O Uso do Solo

Agricultura
Agricultura

A agricultura também pode representar um problema. Terrenos adjacentes às áreas protegidas podem atrair a atenção indesejada da onça – especialmente se ela pastoreia gado, o que representa uma refeição fácil para um felino faminto. Isso pode levar a conflitos entre humanos e animais selvagens, à medida que os agricultores tomam medidas para proteger seus animais ou recorrem a assassinatos por vingança.

Tipo de Fauna Onde a Onça se Encontra

As onças-pintadas preferem habitats úmidos de terras baixas, savanas pantanosas ou florestas tropicais. Seu habitat favorito é nas florestas tropicais e subtropicais. As onças também vivem em florestas e pastos, vivendo perto de rios e lagos, em pequenas cavernas, pântanos e sob saliências rochosas; eles também moram em áreas arbustivas. As onças gostam que suas casas tenham um terreno muito macio. Eles usam materiais como folhas, árvores podres e outros materiais moles que podem encontrar nas florestas ou na floresta tropical. As onças preferem viver sozinhos, e não gostam que outros animais se aproximem do seu covil, pois é uma área territorial para o jaguar.

Onça Pintada na Mata
Onça Pintada na Mata

Comportamento

A onça é a mais feroz da família dos felinos. Seu rugido está entre uma tosse e um grunhido. O jaguar é um caçador muito bom e pode atacar e matar sua presa para comer. Também nada bem e vadeia na água para pegar um peixe. Em terra, a onça permanece escondida em cavernas ou arbustos e se arrasta para perto de sua presa e depois pula. Quando rebanhos de presas param para comer ou beber, sobem facilmente em árvores e se escondem para atacar sua presa. A onça-pintada apreende a captura com as patas dianteiras musculosas e mata a presa com uma mordida no pescoço.

A onça-pintada se alimenta de uma grande variedade de animais terrestres e aquáticos; come mais de 80 tipos diferentes de presas, uma das quais é o gado (essa é uma das razões pelas quais os humanos matam a onça). Os jaguares também caçam ovelhas e se alimentam de roedores, queixadas, veados, pássaros, peixes, tatus, tartarugas e crocodilos. Em grama alta ou arbustos, os jaguares perseguem ou emboscam suas presas, como porcos, capivaras, veados e antas. Nas florestas, elas se escondem nas árvores para brotar de pássaros e macacos, ou capturam tartarugas nas margens do rio e pescam na água. Nas planícies, eles atacam ovelhas e gado. Eles comem quase qualquer tipo de animal, incluindo veados, sua comida favorita, peixes, porcos selvagens, iguanas, tartarugas, capivaras e outros tipos de roedores. Jaguares raramente atacam humanos.

Características

O jaguar é o maior e mais poderoso gato selvagem do hemisfério ocidental. O jaguar é maior que o leopardo. O pêlo do jaguar tem cores diferentes, mas geralmente são amarelo-acastanhadas com manchas pretas, como leopardos. Algumas onças são até brancas. O pelo do jaguar, do lado e da parte de trás, é manchado com grandes rosetas pretas, cada uma delas consistindo de um círculo de pontos em torno de um ponto central. As manchas na cabeça, nas pernas e na parte de baixo são pretas sólidas.

Características do Jaguar
Características do Jaguar

Dimensões

Um jaguar macho adulto pode ter entre quatro e sete pés de comprimento, excluindo a cauda longa. Sua cauda tem cerca de 45 a 75 centímetros de comprimento. O jaguar tem cerca de um metro de altura no ombro, e pesa até 300 libras quando crescido. A onça-pintada tem antebraços e ombros fortemente musculosos que aumentam a força para capturar sua presa. Tem uma cabeça enorme e longas pernas grossas. Os membros posteriores da onça-pintada são mais longos que os membros anteriores para melhorar o salto. Suas patas dianteiras são equipadas com longas garras retráteis para ajudar a agarrar e segurar sua presa. A onça-pintada tem uma língua áspera projetada para descascar a pele da carne de sua presa e afastar a carne dos ossos da presa. A onça-pintada tem a pele da barriga solta que permite que o animal seja chutado por sua presa com pouca chance de lesão.

A Mata Atlântica

Embora apenas uma pequena parte das florestas originais permaneça, ainda é um dos ecossistemas mais diversos do planeta, perdendo apenas para a Amazônia. A floresta é o lar de cerca de 20.000 espécies de plantas. Cerca de 450 espécies de árvores foram encontradas em apenas um hectare.

Há também milhares de espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios, incluindo jaguares ameaçados , micos-leões-dourados , macacos-aranha-lanudos , preguiças de três dedos e papagaios-de-cara-roxa.  As florestas continuam vulneráveis ​​à exploração madeireira e à expansão agrícola , particularmente a produção de soja. A perda e a caça do habitat colocam muitas espécies em perigo de extinção.

Estendendo-se ao longo da costa leste da América do Sul e se estendendo para o interior, em direção à Amazônia, a Mata Atlântica é uma das regiões ecologicamente mais diversificadas do mundo, esta é a casa da onça pintada

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *