Home / Animais / Borboleta Greta Oto: Características, Nome Científico e Fotos

Borboleta Greta Oto: Características, Nome Científico e Fotos

A borboleta Greta Oto é uma espécie de borboleta da família Nymphalidae. Como o significado do nome indica, suas asas são quase transparentes. Também é conhecida como espelho.

Seu comportamento se mostra diurno, ou seja, as atividades que cobrem esse espécime são realizadas durante o dia. Além de suas características físicas únicas, a borboleta também tem costumes bastante únicos.

Esse lepidóptero é um dos poucos animais do planeta que, embora não seja raro, conseguiu se destacar. Quer conhecer mais sobre ele? Que tal ler todo o artigo?

Características das Asas de Cristal da Borboleta

Este é um animal singularmente pequeno, com envergadura de cerca de 5 a 6 cm. O corpo da Greta Oto é escuro e um pouco cinza. Suas asas não são totalmente transparentes, pelo contrário, têm uma coloração escura, laranja, branca e vermelha ao redor das asas.

É o tecido dentro delas que tem uma cor diversificada, o que lhe dá a vantagem de ser confundida com o ambiente em que é encontrada.

A Borboleta Greta Oto e seu Voo

O voo desta borboleta é lento e pode parecer até mesmo fraco, mas está longe disso. Este é um animal bastante forte. Estudos mostraram que, apesar de sua “fraqueza visível”, suas asas não são menos capazes do que de outras borboletas.

Borboleta Greta Oto Voando com Flor
Borboleta Greta Oto Voando com Flor

Por ser um animal que habita toda a região da América Central e do México, pode fazer longas migrações. Isso foi observado em países da América do Sul, como Colômbia e Venezuela. Também é comum ver a borboleta Greta Oto nas ilhas do Caribe.

O Acasalamento Exclusivo da Borboleta Greta Oto

Entre um de seus comportamentos especiais é o do acasalamento. Esse comportamento consiste em um grupo de machos competindo pelo direito de acasalar-se com as fêmeas.

Assim, os machos de alta hierarquia vivem no centro de um grupo. Os menos hierárquicos estão localizados nas áreas mais afastadas do centro do aglomerado. Quando a fêmea chega, ela vai diretamente para o centro, permanecendo com os genes mais fortes.

Durante o acasalamento da borboleta Greta Oro, o macho libera alguns feromônios. Na verdade, essas são as toxinas adquiridas no estágio larval que foram transformadas em alcaloides para atrair as fêmeas.

Borboleta Greta Oto Antes da Fase Adulta
Borboleta Greta Oto Antes da Fase Adulta

Para elas, esse método de reprodução é vantajoso. Isso porque, quando a reprodução é feita longe de áreas muito grandes de predação, os riscos de serem capturados por potenciais predadores são reduzidos. Além disso, ao chegar ao centro, há grandes chances de acasalar-se com machos com melhor material genético, evitando o assédio a machos jovens e inexperientes.

Para os machos, também existem vantagens. Ao definir o ponto de encontro, eles podem garantir que as áreas sejam mais seguras ou que nessas áreas seja encontrado um grande número de fêmeas. Isso facilita a reprodução das borboletas, proporcionando a oportunidade de acasalar com vários exemplares.

Desova das Borboletas Greta Oto e Alimentação

Quando é hora de desovar, a borboleta Greta Oro escolhe uma planta do gênero Cestrum, que é uma planta tóxica. Ao nascer, as lagartas se alimentam dessa planta, transmitindo assim para o corpo as toxinas que adquiriram com a dieta.

A cor verde das lagartas é obtida através dessa alimentação, o que também lhes confere um sabor amargo. As larvas das borboletas com asas de cristal retêm esse veneno até atingir a idade adulta, o que dá um gosto ruim aos predadores, que são principalmente pássaros.

A borboleta Greta Oto na idade adulta se alimenta de uma planta tropical chamada lantana. Além disso, também se alimenta das fezes dos pássaros e do néctar das flores das plantas das famílias das Asteraceae e Boraginaceae.

Embora adquira toxinas do estágio larval, os alimentos na fase adulta contêm alcalóides, o que lhe fornece outro grau de toxicidade. Também lhe dá dupla funcionalidade, para se defender e converter em feromônios.

Ciclo de Vida da Borboleta de Cristal

Os ovos são tipicamente depositados em plantas do gênero Cestrum, como citado, um membro da família das plantas da beladona. Estas também servem como fonte de alimento para as fases posteriores da vida.

As lagartas das borboletas de vidro têm corpos verdes com listras roxas e vermelhas brilhantes. As larvas têm uma forma cilíndrica com projeções dorsais suaves com filamentos.

Essas propriedades tornam as larvas extremamente reflexivas, ou seja, invisíveis aos predadores. As pupas são prateadas. Durante o quinto estágio, a pupa produz uma almofada de seda na superfície inferior das folhas através de quatro movimentos giratórios, nos quais adere.

A Borboleta de Cristal
A Borboleta de Cristal

As fibras de seda são importantes para fornecer maior flexibilidade à ligação da pupa. Possui uma estrutura em forma de cerdas presas à pupa, aderentes a esta almofada por uma série de movimentos laterais do abdômen posterior.

A falha na fixação da pupa ocorre quando a almofada de seda quebra. Além disso, pesquisadores descobriram que seu acessório tem uma alta resistência à tensão e dureza. Isso evita que as pupas sejam arrastadas por predadores ou quebradas pelo vento, o que lhes permite balançar com segurança.

Especialistas em Camuflagem

A falta de coloração das asas de cristal da borboleta Greta Oto se deve ao fato de que o tecido que está em suas asas é pouco visível. Ela não absorve a luz solar e muito menos é capaz de dispersar a luz através das asas.

Essas asas são cobertas por pequenas e numerosas manchas, que receberam o termo sub-microscópico. Estas são as que realizam o processo de decomposição da luz, fazendo com que os olhos de quem quer vê-la percebam a cor das asas, dependendo de como elas refletem a iluminação.

A Transparência e Camuflagem da Borboleta Greta Oto
A Transparência e Camuflagem da Borboleta Greta Oto

A capacidade de se confundir com qualquer ambiente circundante, faz dela um dos animais com a melhor camuflagem do mundo. É também um dos animais mais difíceis de encontrar. Por esse motivo, apesar de ser uma espécie com grande população, é muito difícil para cientistas e colecionadores encontrá-la, porque, na maioria das vezes, passam despercebidas aos olhos.

Um fato curioso é que a crença popular diz que essa borboleta com asas de cristal pode ser o primeiro ser vivo que está passando por um processo de evolução. Alguns pensam que estão se tornando totalmente invisíveis, uma crença que os cientistas rejeitam e lhe dão deficiência total.

Predadores da Greta Oto

Os pássaros são predadores comuns da borboleta Greta Oto. Entretanto, ela os combate consumindo toxinas através de plantas.

Uso de Toxinas Contra seus Predadores
Uso de Toxinas Contra seus Predadores

Como dito acima, o consumo dessas toxinas lhe dá um sabor desagradável que desencoraja a predação.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *