Home / Animais / Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características

Em linhas gerais, os animais são classificados como seres vivos multicelulares, eucariontes e com padrão de nutrição heterotrófica (ou seja, sem serem capazes de produzir o seu próprio alimento).

O reino Animalia é dividido em 2 grandes grupos, compreendendo os animais vertebrados e os animais invertebrados (sendo que estes representam quase que 95% das espécies). A dieta também permite certa categorização, ao classificar os animais como herbívoros, carnívoros, parasitas ou até mesmo saprófagos.

É possível encontrar espécies de animais iniciadas com praticamente todas as letras, de A a Z.

Neste artigo em particular, você vai conhecer um pouco mais sobre algumas das espécies de animais que começam com a letra O.

Então venha conosco e boa leitura.

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características- Onça

A onça-pintada (nome científico Panthera onca) também pode ser conhecida como jaguar. É um animal carnívoro vertebrado considerado o maior felino das Américas. Em nível mundial, ocupa o terceiro lugar, sendo precedida pelos tigres e leões.

No Brasil, pode ser encontrada nos biomas da Amazônia, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica.

Infelizmente, é uma das espécies ameaçadas de extinção, em decorrência da destruição do hábitat (através do desmatamento e queimadas), caça ilegal e até mesmo poluição de solos e rios. A espécie também era encontrada no bioma de Pampa, mas já está extinta nessas áreas.

Panthera onca

Diferentemente dos leões, onças são consideradas animais solitários. Possuem excelente visão noturna, assim como excelente audição e olfato.

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características- Ovelha

As ovelhas (nome científico Ovis aries) são mamíferos ruminantes de grande importância econômica para a confecção de lã principalmente. São quase sempre criadas em rebanho.

Descritivamente, possuem pelagem ondulada e cornos que desenham um espiral lateral.

Geralmente, os nascimentos coincidem com os meses mais frios de inverno, demandando um cuidado mais que especial (por parte dos criadores) com as -crias recém-nascidas. Tal cuidado também deve estender-se à necessidade de proteção contra raposas, lobos ou outros predadores.

Existem várias raças de ovelhas, e estas ainda podem ser divididas em raças de lã, raças de leite, raças de carne, e, até mesmo, raças de dupla aptidão.

As ovelhas fêmeas costumam ser muito dóceis e desprovidas de mecanismos de defesa, já os machos (no caso, chamados de carneiros) podem ser bastante agressivos- demandando certa precaução na criação e manejo.

Estes animais se caracterizam por uma audição baixa, olfato reduzido e visão inferior a dos demais ovinos.

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características- Ostra

As ostras são animais aquáticos pertencentes à família taxonômica Ostreidae. Na verdade, constituem um grupamento diferenciado de moluscos. A maioria das espécies se desenvolve em águas marinhas e salobras.

Fisicamente, possuem um corpo mole, que conta com a proteção de uma concha altamente calcificada. O fechamento desta concha ocorre através da ação dos músculos adutores.

As ostras (tal como alguns moluscos e crustáceos) são bastante utilizadas para a alimentação, no entanto, o principal objetivo comercial na captura destes animais está relacionado à produção de pérolas. A casca da ostra é uma estrutura que também pode ser aproveitada, neste caso, é utilizada em suplementos alimentares ricos em Cálcio.

A China é considerada o maior país produtor de ostras, sendo pela Coréia, Japão, Estados Unidos e União Europeia.

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características- Osga

A osga (nome científico hemidactylus mabouia), na verdade é a nossa conhecida lagartixa de parede ou lagartixa-doméstica-tropical.

Um indivíduo adulto costuma medir entre 6,79 centímetros de comprimento; com peso compreendido entre 4,6 a 5 gramas. Tal como grande parte dos lagartos, possui capacidade de regeneração da cauda, a qual se desprende para distrair predadores.

Hemidactylus Mabouia

O termo “osga” é frequentemente utilizado na região Norte e Nordeste do Brasil, mas outros termos frequentes incluem labigó, lapixa, tiquiri, lambioia, briba, víbora e crocodilinho de parede.

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características- Ouriço Terrestre

O ouriço-terrestre (nome científico Erinaceus europaeus) é um mamífero insetívoro que também pode ser conhecido pelos nomes de porco-espinho, ouriço-cacho, ou apenas ouriço.

Os espinhos são, sem dúvida, a característica mais marcante da espécie. Ao todo, são cerca de 6 mil espinhos (devidamente aguçados), medindo entre 2 a 3 centímetros de comprimento. Estes espinhos estão distribuídos ao longo do dorso e flancos do corpo.

Tais espinhos, na verdade são pêlos modificados, cuja mobilidade pode ser controlada por ação dos músculos.

O porco-espinho possui uma estratégia de defesa curiosa. Quando se sente ameaçado, tende a enrolar-se sobre si mesmo, ocultando outras partes que naturalmente ficariam expostas (tais como ventre, cabeça e membros). Dessa forma, ele se transforma em uma bola.

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características- Orca

Curiosamente, apesar da orca (nome científico Orcinus orca) ser chamada popularmente de baleia, a mesma é uma espécie de golfinho (família taxonômica Delphinidae).

Este mamífero é considerado um superpredador e possui uma dieta bem diversificada, que inclui moluscos, peixes, aves, tartarugas, focas e até mesmo tubarões em seu cardápio.

Possuem o dorso de cor negra e o ventre na cor branca. Apresentam manchas brancas na parte lateral posterior do corpo, assim como acima e atrás dos olhos.

Indivíduos machos podem medir entre 9,8 a 10 metros de comprimento, com peso médio compreendido entre 9 a 10 toneladas. No caso das fêmeas, estas medem entre 8,5 a 6,5 metros, podendo pesar entre 6 a 8 toneladas.

Uma curiosamente, é que a orca é considerada o segundo mamífero com maior distribuição geográfica do planeta (estando atrás apenas dos seres humanos). São muito abundantes na Bacia do Pacífico, Hemisfério Norte e zonas Antárticas. No entanto, podem habitar desde os oceanos gelados polares até águas quentes da região equatorial.

Vivem em bandos de até 40 indivíduos. A comunicação entre esses indivíduos ocorre através da emissão de sons.

Finalizado o hall de características de alguns dos animais que começam com a letra O; sinta-se à vontade para continuar as buscas neste site.

Se você é um grande fã de curiosidades animais, por aqui existem muitos artigos na área de zoologia. Agora, se você é um grande fã de assuntos relacionados às espécies vegetais, plantas medicinais e dicas de plantio- também há muitos artigos na área de botânica por aqui.

Sinta-se à vontade e até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

ALVES, V. Portal dos Animais. A lagartixa doméstica tropical. Disponível em: < https://www.portaldosanimais.com.br/informacoes/a-lagartixa-domestica-tropical/>;

Brasil Escola. Reino Animalia. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reino-animalia.htm>;

Diário de Bio. Lembra da famosa baleia assassina? Pois é, ela não é uma baleia! Disponível em: < https://diariodebiologia.com/2015/10/lembra-da-famosa-baleia-assassina-pois-e-ela-nao-e-uma-baleia/>;

MAGALHÃES, L. Toda Matéria. Onça-pintada. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/onca-pintada/>;

NEVES, F. Norma Culta. Animal com O. Disponível em: < https://www.normaculta.com.br/animal-com-o/>.

Wikipédia. Ovis aries. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovis_aries>.

Veja também

Alimentação dos Patos: O que Eles Comem?

Os patos são aves aquáticas que podem ser encontradas tanto em água doce, quanto em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *