Home / Animais / Animais que Começam com a Letra A: Nomes e Características

Animais que Começam com a Letra A: Nomes e Características

Os animais são seres vivos pluricelulares, eucariontes (ou seja, com o núcleo celular revestido por uma membrana) e heterotróficos (ou seja, sem capacidade de produzir seu próprio alimento). Suas células se organizam em tecidos, os quais são capazes de responder ao ambiente externo.

A palavra “animalia” deriva do latim anima, que significa “fôlego vital”.

Já foram descritas aproximadamente 1.200.000 espécies de animais. Tais espécies podem ser classificadas como mamíferos, reptéis, anfíbios, aves, moluscos, peixes ou crustáceos.

Neste artigo, você vai conferir de modo bastante didático uma listagem com alguns animais que começam com a letra A.

Então venha conosco e boa leitura.

Animais que Começam com a Letra A: Nomes e Características- Abelha

As abelhas são insetos conhecidos pela sua importância na polinização das flores, assim como na produção do mel.

Ao todo, existem mais de 25.000 espécies de abelhas distribuídas em 7 famílias taxonômicas. A espécie mais famosa é Apes mellifera, criada em larga escala para produção comercial de mel, geleia real e própolis.

Estes insetos possuem 3 pares de pernas, sendo o terceiro utilizado para mover o pólen. As antenas são extremamente sensíveis ao olfato e ao tato.

Apes Mellifera

Apenas abelhas operárias utilizam o ferrão para atacarem ou se defenderem. No caso, os zangões não possuem ferrão; e o ferrão da abelha rainha é utilizado para manipular os ovos durante o processo de postura ou para duelar com outra rainha.

Animais que Começam com a Letra A: Nomes e Características- Águia

As águias são famosas aves de rapina (no caso, aves carnívoras, com bicos recurvados e pontudos, visão de longo alcance e garras resistentes).

Constituem uma ampla variedade de espécies da família taxonômica Accipitridae. As espécies mais conhecidas são a águia gritadeira, águia-de-cabeça-branca, águia marcial,  águia-dourada-européia, águia-malaia e águia-imperial-ibérica.

A espécie conhecida como Harpia é particularmente famosa na América Latina. Entre as suas características, estão o peso de até 8 quilos, comprimento de até 1 metro e envergadura de até 2 metros.

As principais presas das águias são os esquilos, coelhos, cobras, marmotas e alguns roedores de pequeno porte. Existem espécies inclusive que se alimentam de pássaros, peixes e ovos.

Muitos exércitos utilizam a imagem da águia em seus brazões, pela simbologia de grandeza, força e majestade.

Animais que Começam com a Letra A: Nomes e Características- Avestruz

O avestruz é uma ave que não voa. Compreende duas espécies existentes: o avestruz-somali (nome científico Struthio molybdophanes) e o avestruz-comum (nome científico Struthio camelus).

O avestruz-comum, particularmente, é considerado a maior espécie de ave da atualidade. A média de peso está compreendida entre 90 a 130 quilos, embora já tenham sido registrados machos pesando até 155 quilos. A maturidade sexual é evidente em relação às dimensões corporais, uma vez que os machos costumam medir entre 1,8 a 2,7 metros de altura; ao passo que para as fêmeas, este valor está na média entre 1,7 a 2 metros.

O dimorfismo sexual também está presente na coloração das penas. Machos adultos possuem plumagem preta com coloração branca na ponta das asas; ao passo que nas fêmeas a coloração da plumagem é cinza. Um fato curioso é que o dimorfismo sexual só se manifesta com 1 ano e meio de idade.

Avestruz

Em relação às penas, é importante salientar que estas possuem textura diferente das penas rígidas das aves voadoras, visto que tais penas são macias e atuam como importante isolante térmico.

Frequente viaja com ruminantes como a zebra e o antílope. É considerado um animal nômade e polígamo Possui grande facilidade de adaptação a áreas montanhosas, planícies desérticas ou arenosas, assim como à savanas.

Esta ave não voa, mas é conhecida pela grande velocidade de corrida que suas longas pernas conseguem alcançar (no caso, até 80 Km/h, em condições de vento favorável).

Atualmente, são conhecidas 4 subespécies de avestruz, com distribuição dentro da África e do Oriente Médio.

Animais que Começam com a Letra A: Nomes e Características-Arara

As araras são aves que remetem à simbologia de brasilidade e “Brasil-exportação” de um forma bastante incisiva.

Estas aves correspondem a várias espécies da família taxonômica Psittacidae (tribo Ariri).

Entre as espécies estão a arara-canindé, arara-azul-grande, arara-azul-pequena, arara-vermelha, arara-militar, entre outras.

A arara-canindé (nome científico Ara ararauna) é uma grande representante do cerrado brasileiro. Também pode ser conhecida pelos nomes de Canindé, arara-amarela, araraí, arari, arara-azul-e-amarela, e arara-de-barriga-amarela. Pesa cerca de 1 quilo e pode medir até 90 centímetros de comprimento. As penas no ventre possuem cor amarela, sendo que no dorso essa coloração é verde-água. A face possui plumagem branca e disposição de algumas listras de cor preta. O bico é preto, assim como a plumagem do papo. A cauda é consideravelmente longa e, de certa forma, triangular.

A arara-azul-grande (nome científico Anodorhynchus hyacinthinus) é típica de biomas como o Cerrado, Pantanal e Amazônia. O peso médio é de 2 quilos. O comprimento normalmente está na faixa de 98 centímetros, embora possa atingir até 120 centímetros. Curiosamente, já foi considerada uma espécie ameaçada de extinção, mas foi retirada desta listagem no ano de 2014. Sua plumagem é completamente azul em todo o corpo, sendo que há uma pequena faixa de pele desnuda no entorno dos olhos e na base da mandíbula que apresenta cor amarela.

Outros Animais com a Letra A: Bônus/ Menção Honrosa

Como créditos finais, nós podemos adicionar à listagem acima a anta, andorinha, aranha, abutre, ácaro, antílope, asno, arraia, alce, anaconda, anchova, entre tantos outros.

Depois de conhecer um pouco mais sobre alguns dos animais iniciados com a letra A, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Asno

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não ache o tema desejado, você poderá sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentário.

Se este artigo foi útil para você, seu comentário é bem-vindo também.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

FIGUEIREDO, A. C. Infoescola. Arara. Disponível em: < https://www.infoescola.com/aves/arara/>;

Internet Archive Wayback Machine. Saúde Animal. A Anatomia da Abelha. Disponível em: < https://web.archive.org/web/20111127174439/http://www.saudeanimal.com.br/abelha6.htm>;

Natureza e Conservação. Você sabe qual a maior ave do mundo? Disponível em: < https://www.naturezaeconservacao.eco.br/2016/11/voce-sabe-qual-e-maior-ave-do-mundo.html>;

NAVES, F. Norma Culta. Animal com A. Disponível em: < https://www.normaculta.com.br/animal-com-a/>;

Wikipédia. Águia. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guia>;

Wikipédia. Avestruz. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Avestruz>;

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *