Home / Plantas / Qual o Chá Mais Forte Para Descer a Menstruação?

Qual o Chá Mais Forte Para Descer a Menstruação?

A medicina popular está bastante presente no cotidiano das pessoas. Muitos conhecidos tratamentos caseiros já foram inclusive comprovados por meio de estudos científicos. Apenas entre os anos de 2003 a 2010, o Ministério da Saúde teria financiado cerca de 108 pesquisas voltadas ao assunto.

As finalidades pela procura por ervas medicinais são diversas, incluindo alívio da insônia, diarreia, problemas digestivos, problemas respiratórios, melhora da imunidade ou até mesmo na forma de chás para descer a menstruação.

É importante que os chás para descer a menstrual sejam consumidos apenas após a certificação de ausência de gravidez, uma vez que muitos desses chás possuem um efeito abortivo ou prejudicial ao feto. De qualquer forma, é importante consultar um médico para investigar previamente a causa deste atraso, a qual pode estar relacionada a doenças que não devem ser negligenciadas.

Neste artigo, você conhecerá algumas dos chás que podem auxiliar neste processo, lembrado que devem ser consumidos de modo seguro e com orientação médica.

Então venha conosco e boa leitura.

Como Funciona o Ciclo Menstrual Feminino?

O ciclo menstrual é um mecanismo fisiológico do organismo feminino, que ocorre com todas as mulheres consideradas férteis. Como o próprio nome sugere, este mecanismo ocorre de forma cíclica, ou seja, repete-se ao final de cada processo (no caso a cada 28 dias).

O período de 28 dias consiste na duração aproximada, todavia, este prazo pode variar entre 21 a 35 dias.

É importante não confundir os termos “ciclo menstrual” com “período menstrual”, uma vez que o primeiro diz respeito a toda a atividade hormonal do sistema reprodutor feminino. Ao passo que o segundo, diz respeito à duração da menstruação, a qual é de aproximadamente 3 a 7 dias para a maioria das mulheres.

O ciclo menstrual é dividido em 3 fases: a fase folicular, a ovulação e a fase lútea.

Na fase folicular, há a ação de um hormônio chamado estrogênio e proliferação do tecido do endométrio no útero. Em relação à ovulação, esta ocorre aproximadamente no 14° dia do ciclo menstrual. Durante a ovulação, os níveis de estrogênios atingem os seus valores máximos. Nesta fase, também há liberação do óvulo, o qual será captado pela tuba uterina.

Os restos do folículo maduro (estruturas que se romperam para liberar o óvulo) dão origem a uma nova estrutura, chamada de corpo lúteo. Este corpo lúteo inicia a produção de estrógeno e progesterona entre o 14° dia e o 28 º dia. Geralmente, neste período, a mulher fica mais inchada e irritável- a famosa TPM.

A descida da menstruação é caracterizada como o primeiro dia de um novo ciclo menstrual.

Menstruação Atrasada: Conhecendo Alguns Motivos Prováveis

O principal motivo para o atraso menstrual é a suspeita de uma gravidez. Em caso desta opção ser desconsiderada, outras causas possíveis incluem alterações hormonais (decorrentes de doenças específicas ou mesmo do uso de anticoncepcionais), excesso de estresse, ingestão em exagero de cafeína, ou mesmo problemas da tireoide.

No caso das alterações hormonais, a síndrome dos ovários policísticos é a principal condição clínica responsável pelo adiamento de um novo ciclo, ou aparecimento de um novo ciclo antes do prazo previsto.

A seguir, serão apresentadas 4 opções de chá que podem auxiliar no processo, são elas o chá de angélica; o chá de agoniada (nome bem peculiar para um erva, podemos dizer assim); o chá de canela e o chá de arruda. Muitos podem considerar o chá de arruda com o mais eficaz entre as demais opções, no entanto, não há dúvidas de que o mesmo é o mais forte e contém, inclusive, grande poder abortivo.

Chá de Angélica

O preparo deste chá consiste em colocar 10 gramas de raiz de angélica em um recipiente com água fervente. O próximo passo é esperar o líquido ficar morno, e bebê-lo pelo menos 3 vezes ao dia.

Chá de Angélica

Chá de Agoniada

Para o preparo deste chá serão necessários 5 gramas de flores da erva agoniada para meio litro de água fervente. Quando o líquido ficar morno, deve ser coado. O consumo ideal é de 3 xícaras ao dia, até que a menstruação desça.

Chá de Agoniada

Chá de Canela

A canela possui propriedades que incluem à circulação sanguínea, atividade cardíaca e contração do útero.

O preparo deste chá inclui o uso de uma canela em pau para uma xícara com água fervente.

Chá de Canela

Este chá, em específico, é recomendado apenas quando o atraso for em um período inferior a 30 dias, ou para aqueles que tem o intuito de adiar a menstrual em até 2 dias em relação à data esperada.

Chá de Arruda

No caso do chá de arruda, o preparo é diferenciado em relação aos outros chás citados por aqui.  Neste chá, é preciso socar previamente, em um pilão, folhas e flores de arruda na quantidade de 2 colheres (sopa). O próximo passo consiste em adicionar a erva triturada em uma xícara com água fria, deixando-a repousar durante uma noite inteira.

Chá de Arruda

Algumas das Plantas Medicinais Mais Consumidas no Brasil

A babosa (nome científico Aloe vera) é bastante utilizada, mas, no caso, o seu uso é externo, na forma de compressas e lavagens. É eficaz contra feridas, queimaduras e inflamações, de modo geral. A ingestão de babosa por via oral ainda não é recomendada, por falta de estudos que atestem sua segurança.

Aloe Vera

A camomila (nome científico Matricaria chamomilla) é um erva bastante eficaz contra ansiedade e insônia. Possui um efeito similar ao obtidos com as ervas Melissa, valeriana e erva-cidreira.

Matricaria Chamomilla

O chá feito à base de boldo (nome científico Plectranthus barbatus) tem demonstrado grande eficácia no alívio de azia, indigestão e problemas gastrintestinais no geral (inclusive, até mesmo diarreia). Efeitos similares podem ser obtidos com a alcachofra, erva-doce e espinheira-santa.

Plectranthus Barbatus

O gengibre (nome científico Zingiber officinale) é um excelente aliado contra rouquidão e problemas na garganta, de modo geral.

Zingiber Officinale

Depois de conhecer algumas opções de chás medicinais, para descida da menstruação, nosso convite é para que continue por aqui conosco para visitar também outros artigos do site.

Tenho certeza, que encontrará muitas outras dicas tão úteis quanto esta.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

A Revista da Mulher. Saiba como funciona o seu ciclo menstrual. Disponível em: < https://www.arevistadamulher.com.br/faq/23842-saiba-como-funciona-o-seu-ciclo-menstrual>;

Bonde. Menstruação atrasada: 5 chás que ajudam a descer. Disponível em: < https://www.bonde.com.br/comportamento/moda-e-beleza/menstruacao-atrasada-5-chas-que-ajudam-a-descer>;

Super Interessante. Quais são as plantas medicinais mais utilizadas no Brasil? Disponível em: < https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-as-plantas-medicinais-mais-utilizadas/>.

                                                                                                

Veja também

Ficha Técnica da Folha da Fortuna Saião: Raiz, Folhas e Caules

O saião é um vegetal pertencente ao gênero botânico Kalanchoe, com diversas espécies correspondentes. Também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *