Home / Plantas / Para Que Serve a Babosa Na Pele? Como Usar?

Para Que Serve a Babosa Na Pele? Como Usar?

A natureza consegue nos fornecer inúmeros produtos que auxiliam de diversas formas. Um deles é a babosa, que, entre outros benefícios, é ótima para ser usada na pele. Quer saber como?

Benefícios Da Babosa Para a Pele

Planta medicinal bastante conhecida, a babosa pode ser utilizada para diversas ações relacionadas à beleza e à estética, especialmente no que se refere à pele e ao cabelo. De nome científico Aloe vera, essa planta pode ser comprada até facilmente em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, e até mesmo em feiras e supermercados. Sem contar ainda que ela pode ser plantada em casa também.

No caso de ser usada para melhorar a nossa pele, a babosa tem o poder de deixá-la rejuvenescida, podendo ser usada como creme facial. Isso se deve pelo fato da babosa estimular a produção de colágeno na pele, combatendo, automaticamente, as rugas e aumentando a elasticidade desse órgão.

A parte gelatinosa que fica na parte de dentro das folhas é abundante em vitaminas, enzimas, aminoácidos e sais minerais que, entre outras coisas, têm como propriedade hidratar a pele.

E, como também se trata de uma planta medicinal, ela combate certos tipos de doenças, já que ela possui propriedades anestésicas e antitérmicas. Em suma, ajuda a diminuir, por exemplo, enxaquecas causadas por diversos motivos, também sendo bastante indicada para baixar febres, e combater infecções em geral.

Outras Propriedades Da Planta

Fora a questão levantada anteriormente, a babosa também ajuda a nossa saúde de diversas formas. Uma delas é que o gel da folha da planta possui propriedades cicatrizantes naturais, pois ele consegue regenerar com relativa facilidade qualquer tecido afetado da nossa pele.

Além disso, temos aqui é excelente anti-inflamatório, podendo ser usada como remédio para tratar dermatite e feridas em geral, visto que a babosa também é antibactericida. E só ressaltando que o famoso gel da babosa fica dentro de suas folhas, bastando cortá-las para pegar esse produto.

Outro benefício da planta é ter a capacidade de tratar de picadas de insetos em geral, aliviando as coceiras oriundas dessas picadas. É só deixar  um pouco do gel bem em cima da picada, que o alívio será quase que imediato, com qualquer coceira, vermelhidão ou mesmo inchaço desaparecendo.

Mas, não é somente na pele que a babosa age com grande eficácia; também é excelente para tratar os fios de cabelo, fortalecendo-os. Essa propriedade da planta se deve ao fato de que ela é bastante rica em minerais, vitaminas e substâncias hidratantes em geral. Dessa forma, os fios ficam menos quebradiços e mais brilhantes.

Por fim, podemos citar também que os sucos de babosa são excelentes para uma boa digestão. Basta bater o gel dela com algumas frutas que sejam cítricas, cortando as folhas da babosa somente na hora do preparo dessa bebida. Afinal, com esse gele dela ficando muito exposto, ele pode acabar se oxidando, e, como consequência, perdendo o seu efeito. É preciso, portanto, que esse suco esteja o mais fresco possível.

E, Como Usar a Babosa Para Tratamentos De Pele?

Usando Para Remover a Maquiagem

Uma das coisas que mais podem dar trabalho é remover todo e qualquer tipo de maquiagem, mas a babosa é eficaz até mesmo nisso. Além de não levar produtos químicos em sua composição, ainda hidrata a pele a tiracolo.

A forma de usar a planta pra isso é bem simples, bastando pegar um pouco do gel da babosa, colocar em um pedaço de algodão, e depois esfregar levemente nas regiões onde estiver a maquiagem. Em seguida, o procedimento é lavar o rosto com água morna e sabão neutro.

Usando No Combate Às Rugas

Por ter propriedades que estimulam a produção de colágeno, a babosa consegue o benefício de manter a elasticidade da pele, e sendo usada de maneira regular, pode diminuir a profundidade de algumas rugas, e eliminar as tão indesejadas linhas de expressão.

A forma de usar com essa finalidade é pegar um pouco do gel da planta com os dedos e passar nos locais do rostos que possuem essas rugas e linhas, como, por exemplo, no canto dos olhos e ao redor dos lábios. Depois, basta fazer uma massagem bem leve nesses locais, deixando o produto atuar por até 10 minutos. Logo após, é remover tudo com água fria e sabão neutro.

Usando Para Limpar as Camadas Profundas Da Pele

Babosa na Pele
Babosa na Pele

Como se já não bastasse tudo isso que mencionamos aqui, a babosa ainda serve como um excelente esfoliante para a pele, já que além de hidratar essa parte do corpo, ainda fornece oxigênio para que as células fiquem mais fortes.

E, de que forma usar o gel como esfoliante? Basta misturar duas colheres de sopa do gel da planta com uma colher de sopa de açúcar, ou mesmo de bicarbonato de sódio. Logo em seguida, é só esfregar a mistura nas partes do rosto e do corpo que estiverem mais secas, tipo cotovelos e joelhos, Remover com água e sabão neutro, e repetir o processo, pelo menos, umas 2 vezes na semana.

Você pode, de repente, trocar o açúcar ou o bicarbonato de sódio por café, que o efeito esfoliante desse gel continuará o mesmo, e dentro de poucos dias, perceberá a sua pele mais limpa, sedosa, e, consequentemente, saudável.

Existem Alguma Contraindicação No Uso Da Babosa Para a Pele?

No caso do uso externo, não, mas é bom salientar que o uso interno da planta não é recomendado para crianças e mulheres grávidas ou lactantes. Pacientes que estejam com inflamações no útero, ou mesmo nos ovários, também devem evitar o uso interno dessa planta. Além disso, pessoas que tenham hemorroidas, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, apendicite, prostatite, cistite, disenterias e nefrite também não devem utilizar a babosa.

É importante destacar ainda que a planta a ser usada tem que ser a da espécie Barbadensis miller, que é a mais indicada para o ser humano, visto que os outros tipos são tóxicos, não devendo nem ser consumidas, nem aplicadas na pele. É fundamental ficar atento a isso para não acontecer nenhum problema mais grave.

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *