Home / Animais / Alimentação do Peixe Pintado: O Que Eles Comem?

Alimentação do Peixe Pintado: O Que Eles Comem?

O Brasil é um país de litoral muito grande, além de possuir inúmeros rios por toda a sua extensão. Dessa maneira, é natural que a pesca seja muito importante para os brasileiros, que exportam peixes para o mundo e, além disso, possuem um grande volume de vendas no país.

Logo, os peixes geram muito interesse nas pessoas, que tentam conhecer um pouco mais sobre esses animais que podem ser tão misteriosos. Esse é o caso do peixe pintado, um animal de água doce que faz parte da vida de muitos pescadores do país. Isso porque o peixe pintado é visto com bons olhos pelos pescadores e pelos consumidores, dispostos a pagar um bom valor de mercado pelo animal.

Pois, como se sabe, há peixes que não possuem valor de mercado e, assim, acabam por não servirem par a venda. O pintado pode estar presente em rios das bacias do São Francisco, do Paraná e do Prata. Logo, o animal se faz presente em grande parte do Brasil, estando nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Porém, você realmente sabe o que o peixe pintado consome? Conhece a alimentação do animal? Veja abaixo, então, mais informações sobre o modo de alimentação do pintado.

Alimentação do Peixe Pintado

A alimentação é parte essencial da vida de qualquer animal, pois a maior parte dos seus nutrientes são gerados a partir da alimentação. Dessa maneira, é fundamental conhecer a dieta dos animais, sobretudo para aqueles que desejam criá-los. Em todo caso, o peixe pintado costuma gostar de tuvira, curimbatá e outros peixes pequenos para a sua alimentação.

Ademais, as tilápias são uma grande fonte de proteínas para o peixe pintado, que pode até mesmo ser usado para o controle biológico dessa espécie e de muitas outras pelo Brasil. Porém, se você quiser, criar o peixe pintado em cativeiro, é importante ter mais algumas informações em mente. Não é possível que haja peixes um pouco maiores no mesmo ambiente que o pintado, por exemplo, pois isso pode inibir o mesmo e até causar a morte do animal.

Peixe Pintado

Além disso, a água do tanque deve ser trocada de forma contínua, para evitar que haja perda de oxigênio considerável. Pois, como se sabe, mesmo na água o gás oxigênio é fundamental para a manutenção da vida por parte dos peixes. Logo, evite ter uma água suja ou com muitos peixes em curtos espaços, o que pode provocar estresse, deixando a carne mais dura, e outros problemas.

Características e Habitat do Peixe Pintado

O peixe pintado é um animal grande, que pode chegar até mesmo os 85 quilos quando em fase adulta. Contudo, é importante ter em mente que apenas o macho chega a tanto, com a fêmea pesando um pouco menos. Ademais, o macho ainda pode chegar a quase 2 metros de comprimento quando adulto, tendo uma cabeça muito larga, mais larga do que outras espécies do seu gênero.

A barbatana do animal, além disso, é avermelhada, deixando o pintado ainda mais bonito. Quanto ao seu habitat, o peixe pintado gosta de água doce e não é capaz de sobreviver em água salgada ou até mesmo em faixas de transição. Assim, o peixe pintado está presente em rios de grande parte do Brasil, estando nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

O pintado se faz presente nas bacias dos rios São Francisco, do Prata e Paraná. O animal costuma viver logo abaixo de aguapés ou de camalotes, que servem de proteção para o pintado contra eventuais ataques de pessoas ou de outros animais. Os seus hábitos são noturnos, um detalhe que leva muitos pescadores a entrar nos rios apenas à noite.

A Produção do Peixe Pintado no Brasil

O peixe pintado é um animal muito comum em grande parte do Brasil e, geralmente, possui forte interesse do mercado. Dessa maneira, o pintado acaba por ser criado por muitas empresas para a posterior venda.

Animal dócil no contato com as pessoas, o peixe pintado costuma ganhar peso rapidamente, além de crescer também de maneira rápida, o que é uma ótima notícia para os criadores. Em média, o cálculo é de que, a cada 1,8 quilo de ração consumida, o peixe pintado ganhe cerca de 1 quilo em seu peso. Esse número é bastante alto, ajudando a fazer com que o pintado se torne bastante lucrativo e viável financeiramente para as pessoas.

A produção do peixe pintado costuma oferecer lucro de cerca de 33% aos produtores, um valor bastante considerável em qualquer mercado. Vale lembrar que há muitas possibilidades de venda para o peixe pintado, o que torna tudo ainda mais simples e faz com que o animal seja bastante procurado. Logo, não é tão complicado encontrar compradores, no varejo ou no atacado, para atender á produção do pintado.

O Uso do Peixe Pintado no Brasil

O peixe pintado é bastante usado para a culinária nacional, não tendo outras formas de uso muito comuns. Contudo, quando se fala do pintado na culinária, as referências são as melhores possíveis. Isso porque esse animal é bastante valorizado pelo mercado, até mesmo pelo fato de possuir poucas espinhas quando comparado a outros animais semelhantes. Dessa maneira, a produção do peixe pintado acaba por ser muito interessante para os consumidores. Outro fator importante, que não poderia ficar de fora, é o sabor que tem o peixe pintado.

Além disso, o animal de água doce também possui a carne muito macia, facilitando bastante o corte e fazendo com que os temperos possam adentrar de forma mais fácil. Há muitos pratos típicos envolvendo o peixe pintado em quase todo o Brasil, seja com o animal ensopado ou com a sua versão mais simples.

Peixe Pintado da Amazônia

Há ainda a possibilidade de servir o peixe pintado no espeto, algo que acontece bastante em São Paulo, já que nas cidades do estado não há tanto o costume de usar o peixe pintado em pratos cozidos. De qualquer maneira, o uso do peixe pintado na culinária é muito abrangente e depende apenas das necessidades de cada pessoa, já que o animal oferece uma gama de possibilidades muito grande.

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *