Home / Animais / Alimentação Do Peixe Acará: O Que Eles Comem?

Alimentação Do Peixe Acará: O Que Eles Comem?

Eu já trouxe muitos amigos neste site, mas hoje resolvi lhe apresentar um que mora na água, tenho a certeza de que você irá gostar de conhecê-lo!

Por acaso já ouviu falar no Acará, este simpático peixe pode não ser muito conhecido por você, por isso, resolvi trazer uma matéria falando especialmente sobre ele! Vamos começar!

Característica Sobre o Peixe Acará

Prenda a sua respiração e mergulhe para ver o lindo Acará, ele possui as cores: branco, amarelo, laranja e preto, todas juntas em seu lindo corpo, este animal é sem dúvidas um dos mais bonitos entre os demais peixes.

As barbatanas do Acará são um tanto longas e dão ao animal ainda mais beleza quando se vê elas balançando pelas águas, é como presenciar um espetáculo. A fauna e flora brasileira são uma coisa impressionante não é mesmo?!

Todos temos um apelido pelo qual rapidamente podemos ser identificados não é verdade?! Saiba que o belo Acará também é chamado de Acará Bandeira, sendo assim, ao ver este nome você já sabe de quem se trata!

Este simpático animal gosta de ficar em águas bem tranquilas como as do rio Amazonas, Tapajós, Negro e Orinoco. São nesses locais que este simpático peixe vive a sua vida, que não deve ser tão calma por conta dos predadores que habitam nos mesmos locais que ele.

Peixe Acará
Peixe Acará

Ainda falando sobre o habitat desta espécie, ela gosta bastante de ficar em localidades as quais estejam repletas de vegetação. Mas não se esqueça que o Acará é onívoro, sendo assim, ele também gosta de outros tipos de comida.

Nosso Acará possui o ato de limpar o local onde a femêa vai deixar seus ovos, isso me parece ser uma espécie de comportamento com a finalidade de proteger a saúde dos filhotes.

Este incrível peixe está bastante presente nos rios espalhados pelo nosso Brasil, se você vive pescando por aí provavelmente vai vê-lo.

Alguns animais podem reproduzir comportamentos bem semelhantes ao de nós seres humanos, o belo Acará é um bicho que protege os seus filhotes e pode defendê-los até a morte se preciso for. Ele é ou não é parecido conosco?!

O Que O Acará Come?

Se você não possui conhecimentos a respeito de como alimentar o seu peixe Acará, então sugiro que adote a ração como modo de alimentá-lo, com elas dá para garantir que o seu animal permaneça sempre saudável e nutrido com os componentes necessários para o organismo dele.

Lembrando que para alimentar o Acará é realmente necessário ter alguns conhecimentos mínimos, pois existem diversos tipos de ração com finalidades totalmente diversas, sendo assim, saber um pouco sobre elas é uma garantia de que você está alimentando o seu peixe de maneira adequada. Lembre-se de que este animal possui uma saúde bem frágil!

Como estamos falando do Acará em seu habitat natural, é claro que não há como ele ter acesso a ração num local desses, portanto, alguns de seus gostos são: perifíton, pequenos crustáceos, peixes, insetos, larvas, folhas, frutos e outras matérias orgânicas.

Não sei ao certo se o Acará é um agente cuidador das águas assim como as Carpas, pois elas comem a vegetação aquática e são ótimas para manter a higiene deste tipo de ambiente, é possível que o Acará contribua com isso também.

Acará no Aquário

Se você gosta de cultivar peixes em aquários, então deve saber que é muito difícil mantê-los nestes locais, eles precisam de cuidados um tanto minuciosos, pois como eu já lhe disse, são animais de saúde bem frágil.

Não se esqueça de que os peixes não nasceram em aquários, portanto, não estão acostumados com este ambiente, somos nós que estamos acostumados a vê-los nas vitrines de lojas agropecuárias.

Ter um aquário é algo que dá trabalho, por isso, você deve pensar bem antes de tomar esta decisão, saiba que será preciso ficar atento(a) a muitas questões.

O primeiro detalhe que você vai precisar observar é a questão do tamanho do aquário, como o Acará não é um peixe tão grande não será necessário um espaço muito exagerado, porém, saiba que um ambiente minúsculo também não é algo adequado.

Ainda sobre a questão do aquário, se você deseja ter mais de um peixe Acará, não há como mantê-los em um espaço capaz de suportar apenas um animal, não economize, dê um ambiente adequado aos seus animais, deixá-los em um aquário muito apertado pode fazer com que se matem, ou então, que desenvolvam estresse e acabem morrendo.

Acará Bandeira no Aquário
Acará Bandeira no Aquário

Sabia que até mesmo a temperatura da água é algo que deve ser considerado? Todo peixe precisa viver em águas cujo a temperatura seja adequada para garantir a sua saúde! Este é um detalhe que muitas pessoas não observam e acabam perdendo os seus peixes e seu dinheiro!

Pelo que pesquisei, há especialistas que dizem que estes animais podem sobreviver em aquários que possuam uma temperatura de até 24° C, mas ainda sim preferem águas bem mais quentes. Ta achando que é só jogar água no aquário amigo(a)?  Nada disso!

Voltando mais uma vez sobre a questão da alimentação, o que é mais vantajoso para você e também para o seu Acará é a comida em forma de ração, como eu já lhe disse, elas são perfeitas para o seu animal porque já possuem em sua composição os ingredientes necessários para mantê-lo bem saudável.

Por fim, devo alertá-lo(a) meu(a) amigo(a) leitor(a) dos perigos em comprar produtos químicos e outros derivados, existem pessoas que adquirem estas coisas para manter o aquário limpo com mais facilidade e sem ter muito trabalho, mas saiba que isso pode te dar um baita prejuízo!

Peixes são animais sensíveis, existem produtos que podem causar neles reações e fazer com que morram rapidamente, por isso, não economize esforços físicos para manter o seu Acará (ou os seus Acarás) sempre saudável, isso será bom para eles e para o seu bolso também. Quem quer ter animais não pode ter preguiça!

Muito obrigado pela presença, aqui eu me despeço de você e também do belíssimo Acará, espero que tenha gostado de conhecê-lo!

Até a próxima!

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *