Home / Animais / Alimentação do Cachorro Pinscher: O Que Eles Comem?

Alimentação do Cachorro Pinscher: O Que Eles Comem?

Enérgico, curioso e perspicaz, tem muita gente que considera o pinscher uma raça divertida. Sua elegância e musculatura desenvolvida num cão de pequeno porte refletem sua robustez e poder. Dotado de admirável coragem, ele é um vigilante eficaz, sempre pronto para proteger aqueles que ama. Mas atenção: dieta excessiva pode rapidamente tornar seus pinschers obesos e, assim, afetar sua saúde. É importante não lhes dar guloseimas.

Alimentação Do Cachorro Pinscher: O Que Eles Comem?

A quantidade e o tipo de comida dos pinschers depende do seu peso, idade e estado de saúde. Primeiro de tudo, note que alimentar seu pinscher é dar a ele todas as oportunidades para crescer em boa saúde, formar uma melhor musculatura e uma melhor estrutura óssea. Um filhote geralmente pode ficar sem o leite de sua mãe por volta das oito semanas de idade. Então, podemos pensar que, quando você adotar, ele estará completamente desmamado.

Para começar, é recomendável que você não mude de repente a dieta do seu animal de estimação. Será necessário que você converse com seu ex-proprietário ou criador para saber como fazer as primeiras semanas. E se lhe der alguns croquetes e quiser mudar, isso será feito pouco a pouco. Em um par de semanas ou mais, você pode incorporar e misturar os croquetes selecionados para croquetes antigos e isso, um pouco mais a cada dia. Você deve dar o croquete ao seu cachorro pinscher em várias refeições.

Serão 3 a 4 refeições por dia para o cão com 2 a 6 meses de idade, e depois, 2 refeições por dia até um ano (e para alguns cães podem continuar assim mesmo na idade adulta) para evitar qualquer risco de inconveniência no estômago. Para as rações, será necessário adaptá-las de acordo com sua idade, raça, peso, modo de vida… Você tem que assistir o crescimento do seu cachorro. Na prática, quando ele atinge 90% de seu peso adulto, será necessário mudar para uma dieta “adulta”.

Não importa a raça ou o seu peso, a refeição diária do seu cão precisa ser equilibrada o suficiente e, claro, cheia de proteínas, vitaminas, minerais e vários nutrientes para um bom crescimento.

Qual será o mais saudável, mais equilibrado e mais adequado para o pinscher? Que tipo de refeição você prepara: carne crua, restos de comida (comida caseira) ou croquetes (comida industrial)? Vamos distinguir os três tipos de refeições existentes e, consequentemente, a determinar qual será a melhor dieta para o seu cachorro Pinscher. Na verdade, você tem a oportunidade de alimentar um filhote de cachorro pinscher de três maneiras diferentes:

Alimentando O Pinscher Com Carne

O princípio da dieta com carne crua (biologicamente apropriada) consiste em oferecer ao seu filhote de cachorro pinscher principalmente carne crua suplementada com macarrão, arroz e legumes. Esta seria uma dieta adequada para filhotes apenas com a condição de que esteja bem preparada e administrada adequadamente. De fato, seja filhote ou adulto, um cachorro sempre será um carnívoro e, portanto, condicionado a se alimentar de carne.

O filhote deve crescer lentamente para que depois tenha um osso melhor, ligamentos fortes e um bom fisiculturismo. Com a ajuda de uma dieta natural de carne crua e legumes, o filhote de cachorro pinscher tem um alimento de alta qualidade. Um programa com esse tipo de dieta é recomendável numa dose diária de 6 a 8% do peso do filhote em três ou quatro refeições até 6 meses.

Note que esse tipo de dieta pode ser um perigo simplesmente porque, ao ingerir carnes cruas, o pinscher pode experimentar alguns problemas de obstrução ou sufocamento. Eles também podem sofrer problemas bacteriológicos se a carne não for boa. Então, o pinscher pode ter envenenamento por salmonelose, etc. Além do mais, este tipo de dieta é por vezes difícil de moldar as necessidades nutricionais do pinscher.

Alimentando O Pinscher Com Comida Caseira

A principal atração em alimentar o cão da nossa própria comida é que você entende perfeitamente o que seu cão come. Para resumir, refeições caseiras precisam consistir de um terço de carne (ou peixe), um terço de vegetais e um terço de alimentos ricos em amido. Então, para vitaminas, cálcio e outros minerais, saiba que você será capaz de adicioná-los com a ajuda de suplementos alimentares em farinha ou comprimidos. Obviamente, deve calcular com precisão de acordo com a idade e o peso do seu cão.

Se você decidiu dar “as sobras” ao seu pinscher, o perigo relevante está em não dar a quantia certa. E como resultado, ele poderia rapidamente se tornar obeso e até se tornar realmente doente. Ainda por cima, a dieta pode até ser variada, mas nem sempre será equilibrada e, de repente, não atenderá aos requisitos específicos do pinscher. É muito difícil preparar refeições “caseiras” com bastante proteína, cereais, ácidos graxos, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

Finalmente, se você acostumar seu pinscher com este alimento único, será muito provável que ele não suporte muito bem os croquetes quando você os der e isto será um problema desde filhote e principalmente ao se tornar adulto. Esse detalhe às vezes vai complicar muito para mantê-lo em bom aspecto saudável. A comida mista (caseira e croquetes industriais), portanto, pode ser a dieta recomendada, mas também será meio complicada para equilibrar e racionar.

Alimentando O Pinscher Com Comida Industrializada

Cachorro Pinscher na Grama
Cachorro Pinscher na Grama

Esta é a comida que 80% dos donos de pinscher escolherão para seus cachorrinhos. É também o alimento recomendado pelos criadores ou veterinários. Por que essa comida é tão difundida? É realmente a melhor dieta para um cachorro pinscher? O fato é que quem não quer necessariamente gastar tempo cozinhando dia após dia um verdadeiro menu com carne, legumes, cereais para o seu cachorro verão nos croquetes a solução perfeita, pois simplesmente vem na medida ou porção recomendada de refeição, sendo a opção mais prática e eficaz.

Alimentar um pinscher com ração ajudará a evitar erros nutricionais e de dosagem. Este tipo de alimento também garantirá boa qualidade sanitária (sem fonte de micróbios, parasitas, etc). Os sacos de croquetes podem ser guardados durante vários meses, desde que não estejam abertos, permitindo assim o armazenamento durante vários meses sem preocupações. E, em comparação com o custo, é também a solução mais vantajosa, uma vez que é simplesmente considerado o alimento mais barato dos três mencionados aqui.

A única e considerável desvantagem de comidas industrializadas está no fato de que você não sabe realmente do que esses croquetes são feitos. Eles têm proteína e nutrientes suficientes? Eles realmente não têm muitos carboidratos, cereais? Qual a garantia que você realmente tem que estão condicionando seu cachorro com a quantidade certa de valores nutritivos que seu pinscher precisa diariamente?

Na prática, o que estamos dizendo é que o equilíbrio não é fácil de encontrar de acordo com a idade, as particularidades do seu pinscher (ativo, acomodado, com excesso de peso, etc), bem como o tipo de carne (gorda, magra, vermelha, carne branca) e também doses de suplementos. Sempre recomendamos a especial atenção de veterinários experientes, de preferência especialistas na raça, para auxiliá-lo no emprego mais adequado das porções a serem fornecidas a seu cão,  para a melhor escolha em seu caso particular!

Veja também

Jacaré de Papo Amarelo: Curiosidades, É Perigoso? Ficha e Fotos

O jacaré de papo amarelo (Caiman latirostris) é um réptil. Sua família é A Alligatoridae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *