Home / Animais / Animal Parecido com Porco e Javali

Animal Parecido com Porco e Javali

Diferenciar um porco e um javali não soa como uma tarefa difícil. Apesar do fato de que o javali também possui “porco” em alguns dos seus nomes pelos quais é conhecido: porco-bravo porco-monteiro, porco-selvagem-euroasiático e porco-montês, achamos que sabemos diferenciá-lo de um porco doméstico, não é verdade?. Entre estas espécies, aparentemente, há claras diferenças físicas. Entretanto, as coisas não são tão simples quanto parecem!

Se tratarmos porcos e javalis como extremos, teremos entre estes animais muitas variações. As cores, as pelagens, os tamanhos e as anatomias são diversas. Sendo assim, neste artigo vamos explorar sobre no que consiste os porcos e os javalis, assim como sobre o que há entre esses animais.

Porcos e Javalis: Espécies e Características

Foto Frontal de um Javali
Foto Frontal de um Javali

Não há apenas uma espécie de javali e outra de porco, aqui estamos generalizando: estamos falando de animais que compartilham a família Suidae e o gênero Sus. Neste artigo iremos explorar sobre as principais característica dos porcos domésticos e dos javalis, e, ainda, conhecer um animal que tem muito em comum tanto com o porco quanto com o javali: o híbrido javaporco.

O Porco

Porco é a denominação dada a muitas espécies de mamíferos bunodontes, artiodáctilos, não ruminantes; ou seja, são mamíferos que têm dentes molares com cúspides arredondadas e pouco desenvolvidas (bunodontes), mamíferos de estômago composto (artiodáctilos), e com um número par de dedos (ruminantes). O porco doméstico (de nome científico Sus scrofa domesticus) se encaixa nesta denominação. Estima-se que este animal tenha surgido na Terra há mais de 40 milhões de anos, e que foi domesticado há aproximadamente 10 milhões de anos na China.

O porco doméstico, o mais característico dos porcos, evoluiu do javali selvagem. Entretanto, há controvérsias quanto à espécie de javali da qual o porco teria evoluído. Dentre suas principais características físicas estão a pelagem espaçada e, geralmente, na cor rosa, além de suas patas curtas e de sua dentição primitiva (que conta com 44 dentes permanentes).

As principais raças desse ancestral do javali selvagem são as raças portuguesas alentejana, bísara e malhado de alcobaça, o grande porco celta, e o porco vietname (também conhecido como porco barrigudo e porco asiático).

O Javali

O javali, de nome científico Sus scrofa, é também conhecido como javardo, porco-bravo, porco-monteiro, porco-selvagem-euroasiático e porco-montês; já as fêmeas desta espécie são conhecidas como javalina e gironda. Dentre as mais populares subespécies de javali temos o javali-europeu (Sus scrofa scrofa) e, também, o porco-doméstico (Sus scrofa domesticus)!

Os javalis estão dispostos em muitas partes do globo, eles são nativos da Europa, da Ásia, do Norte da África e das Ilhas Sonda, entretanto, atualmente, já ocupam as Américas e a Oceania. As características físicas destes animais variam muito por conta de diversos fatores ambientais que os cercam. Os javalis são animais muito grandes: um macho pode pesar entre 50 kg e 250 kg, e as fêmeas entre 40 kg e 200 kg. Sua altura é de, aproximadamente, 1,10 m. Outra parte muito característica dos javalis são seus grandes e fortes dentes caninos, utilizados tanto para ataque quanto para defesa: eles podem chegar a 12 cm de comprimento apenas na parte exposta!

Animais entre o Porco e o Javali

Mas, afinal, os porcos são javalis? Há outros animais entre os porcos e os javalis? Como vimos ao longo do texto, as coisas não são tão claras quando exploramos mais sobre estes animais.

Esses animais são sim muito parecidos, pois seus processos de evolução foram muito próximos; como fica evidente no fato de que o porco doméstico evoluiu de um javali selvagem. Entretanto, o javali é mais peludo do que o famoso porco doméstico e, geralmente, não se apresenta cor rosada. Além disso, suas anatomias diferem-se em diversos aspectos.

Mas apesar destas diferenças, estes animais são tão próximos na evolução que continuam demasiadamente semelhantes. E, por isso, eles já foram, inclusive, cruzados entre si e até geraram descendentes! Falaremos deles a seguir.

Sus Scrofa Feral: o Javaporco

O javaporco, de nome científico Sus Scrofa Feral, e também conhecido por porco feral, consiste em um animal híbrido oriundo do cruzamento entre o porco doméstico (Sus scrofa domesticus) e o javali (Sus scrofa). O javaporco herdou características tanto do javali quanto do porco. Por exemplo: ele tem um crânio que se assemelha mais ao do porco doméstico, e tem hábitos alimentares semelhantes aos do javali, é onívoro.

O javaporco surgiu há não muito tempo em criadouros, a partir do cruzamento intencional entre o porco doméstico e o javali-europeu. A intenção era apenas comercializar a sua carne.

Com o passar do tempo, estes animais deixaram os criadouros e passaram a ocupar o ambiente. Ao contrário do que podemos pensar, nem todas as espécies são benéficas para o meio ambiente; o javaporco, por exemplo, não é. O javaporco é considerado uma espécie invasora e está causando graves problemas ambientais, e, possivelmente, está também perpetuando casos de doenças como a leptospirose e a raiva.

O javaporco hoje pode ser encontrado em muitos estados do Brasil, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há inclusive registros desses animais na região amazônica e na Mata Atlântica, onde causam muitos danos ao meio ambiente, pois não são naturais desses habitats e representam uma ameaça para aquelas espécies que são.

A Suinocultura 

A indústria pecuária é atualmente a principal responsável por danos causados ao meio ambiente. E, no mundo, os suínos respondem por 44% do consumo de carnes. Ou seja, a preservação de sua espécie está distante do conceito de preservação do ecossistema; como a preservação de animais ameaçados de extinção, por exemplo. O javaporco ilustra este fato muito bem: sua origem apenas visava o consumo da sua carne e, hoje, fora dos criadouros, ele causa severos danos ao meio ambiente e ameaça a existência dos seres vivos que neles habitam. Além disso, há também os porcos domésticos, cuja maioria não tem uma vida livre no ambiente que tem como habitat natural, eles vivem em criadouros onde habitam jaulas minúsculas em condições degradantes apenas para o abate, em sistemas de produção intensivos.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *