Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Botão de Ouro: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Flor Botão de Ouro: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar sobre outra planta para os amantes de flores, sempre trazemos aqui algumas espécies bem conhecidas e outras nem tanto, por isso é tão bacana pois o nosso conhecimento sobre elas aumenta cada dia mais. A estrela de hoje é o Botão de Ouro, você conhece? Caso não conheça depois nos conte nos comentários o que achou dessa espécie, se você já conhece comente também e enriqueça ainda mais o nosso conhecimento sobre elas contando da sua experiência, vai ser muito bacana essa troca entre a gente. Então vamos lá com a gente.

Tudo Sobre a Flor Botão de Ouro

Nome Científico – Unxia kubitzkii

Popularmente conhecida como Botão de Ouro, essa é uma planta de pequeno porte de caule flexível. Essa é uma espécie brazuca, por isso precisamos valorizar, o seu nome não é à toa, pois é isso mesmo que ela se parece, um pequeno botão dourado. Essa planta tem um ciclo de vida longo e florido fica lindíssima tornando qualquer ambiente iluminado, seja dentro ou fora de casa. 

Talvez ela não seja tão conhecida como merece, essa espécie está dentro da família asteraceae, a mesma das margaridas que são muito mais famosas.

Características do Botão de Ouro

Botão de Ouro
Botão de Ouro

Essas são flores bem bonitas e formam um conjunto de pequenas flores que se sobressaem em qualquer jardim pelo amarelo vivo das suas pétalas em meio a folhagem verde.

Até as folhas dessa planta são belas, são bem bonitas, pequenas e delicadas, tem uma coloração verde mais clara, possuem as bordas bordadas e ligada ao caule.

Cada uma dessas folhas possui 3 nervuras, e são cobertas por uma fina penugem, as folhas mais novas podem ter um aspecto um pouco pegajoso.

Elas são plantas pequenas, não medem mais de 40 cm de altura, e por conta da sua aparência também ficam lindas contornando jardins floridos, podem ser cultivadas em grupos e em pequenos espaços também. Se você preferir pode colocá-las em jardineiras ou vasos.

Ela traz um ar de flores do campo, algo bem bucólico mesmo, quando está totalmente florida fica incrivelmente linda e charmosa.

Os conjuntos de flores são pseudanto, são bem pequenas, surge entre a folha e o caule uma única flor com um conjunto de pétalas e o centro interior na cor amarela, lembrando muito um dourado brilhante o que justifica seu nome popular.

Ela cresce em ramos aprumados e bem dividida, as suas hastes tem uma coloração roxa escuro. Suas folhas delicadas são miúdas, não ultrapassam os 10 cm de comprimento.

Essa espécie costuma florir o ano todo, mas com certeza entre as estações de primavera e verão elas estarão mais bonitas, por conta disso se tornam ainda mais atrativas para as borboletas e para as abelhas.

O Que Significa Presentear com um Botão de Ouro

Na verdade não é conhecido sobre o que significa presentear com essa flor, presenteie as pessoas que você tem carinho e quer ver feliz, pois é isso que elas transmitem. Existem algumas lendas que atrelam essa flor à falta de gratidão, mas não passa de uma lenda boba e sem valor.

Como Cuidar de um Botão de Ouro

  • Essa é uma planta de clima muito quente, mas também com períodos de frio e com muita chuva.
  • Frágil para geadas,
  • Precisa receber bastante sol de forma direta o dia todo,
  • Prepare um solo que fornece todos os nutrientes que ela precisa, invista em matéria orgânica, utilize fertilizantes orgânicos e escolha um solo com boa drenagem,
  • O solo deve ser manter ligeiramente úmido, pois regue com regularidade, 
  • Utilize adubo especialmente durante a primavera e o verão.

Como Reproduzir Botão de Ouro?

Elas podem ser reproduzidas através de sementes e também por estaquia o ano inteiro. Depois que você conseguiu plantar pela primeira vez, ela voltará sem a necessidade  de reproduzir. Ela sempre germinará todos os anos no meio da primavera.

Como Cuidar e Plantar Essa Espécie?

Botão de Ouro
Botão de Ouro

Saiba que essa planta não exige muita manutenção, mas alguns cuidados são bem importantes e não podem ser ignorados. O principal com certeza é a escolha do solo onde você vai plantar, ele precisa ser fértil, também deve conter matéria orgânica de qualidade.

Elas precisam de uma boa luz para se desenvolver bem, por isso ela precisa estar exposta ao sol intenso, no máximo meia sombra se o local onde colocar ela na sua casa permitir. Mas de qualquer forma nessas duas situações ela conseguirá se desenvolver.

É importante regar ela de forma regular, o solo precisa estar úmido sempre, mas também não exagere na água, pois você pode até matar a planta, por isso a importância de um solo que drene bem toda essa água.

Depois de plantar essa espécie, é necessário que nas duas primeiras semanas essas mudas fiquem sempre úmidas para favorecer o bom desenvolvimento das suas raízes, quando for regar faça isso suavemente para não exagerar e prejudicar o desenvolvimento das mudas.

Como dissemos, essa planta é nativa daqui, e temos o clima perfeito para ela. Elas suportam bem fortes chuvas e rajadas de vento, mas geadas mais fortes típicas do sul do país são um problema para elas.

Curiosidades do Botão de Ouro

Botão de Ouro
Botão de Ouro
  • Essa espécie não precisa ser podada,
  • São flores sazonais, 
  • Ideal para iniciantes pois são fáceis de cuidar,
  • Possui flores amarelas, mas que parecem douradas dando assim sentido ao seu nome,
  • São capazes de suportar algum tempo sem água,
  • Resistem bem a pragas comuns,
  • Em alguns casos essa planta pode ser considerada uma praga impactando negativamente na economia, como por exemplo em fazendas e lavouras onde existem plantações de café por exemplo elas podem prejudicar a plantação,
  • Pode ter função medicinal, dela pode ser extraído um óleo essencial com propriedades cicatrizantes de forma natural, por isso pode ser aplicado em cima de feridas, por exemplo. Além disso, esse produto também pode ser utilizado para combater muitas bactérias.

Veja também

Que Tipo de Flores para o Dia dos Namorados?

Hoje vamos falar sobre presentes para a amada, sabemos que mulheres adoram flores, então ligando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.