Home / Plantas / Tudo Sobre a Cerejeira: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Cerejeira: Características e Nome Científico

Para pessoas que adoram admirar plantas, hoje temos um post recheado de informações bacanas. Quem nunca foi em um parque e se encantou por uma cerejeira, não é mesmo? Por isso separamos hoje diversas informações sobre ela que talvez você não saiba, e ainda vamos dar diversas dicas para você cultivar uma espécie dessa no local onde você mora, pode ser um quintal bem grande, um sítio, uma chácara, qualquer lugar que tenha espaço siga as recomendações que vamos dar hoje.

Tudo Sobre a Cerejeira

Nome Científico – Prunus subg. Cerasus.

Quando nós falamos de cerejeira, estamos nos referindo a diversas espécies de árvores que podem gerar frutos ou não, geralmente elas vem de local de clima temperado, a maior parte delas são provenientes da Ásia. Elas podem gerar frutos e também madeira nobre.

Simbolicamente falando, elas possuem diversos atributos. Elas transmitem feminilidade, brevidade e ao mesmo tempo renovação. Saiba que a flor da cerejeira é chamada de Sakura, essa é uma planta asiática e foi eleita uma das flores mais belas do planeta.

São descritos muito mais de 300 tipos dessas árvores, elas ficam floridas por muito pouco tempo, infelizmente, e nunca passam despercebidas, pois sua beleza é única.

Para os asiáticos essa árvore tem um lindo significado, eles comparam a breve vida da flor com a brevidade da nossa, e por isso deveríamos curtir mais o pouco tempo que temos. Para eles existem muitos ensinamentos a serem aprendidos com essa espécie, sem contar as lendas a respeito da sua origem e muito mais.

Características da Cerejeira

Flor de Cerejeira
Flor de Cerejeira

Agora vamos falar um pouco mais sobre as características dessa árvore cheia de mistérios e beleza.

Saiba que são conhecidas 3 tipos de cerejeiras:

  • Algumas cerejeiras geram frutos, mas estes não são comestíveis,
  • Outras oferecem frutos deliciosos como é o caso da cereja ( não existe no Brasil),
  • E as cerejeiras que não produzem nenhum tipo de frutos.

O que todas elas têm em comum é a beleza quando estão totalmente floridas iluminando o ambiente.

De maneira geral, essa é uma árvore ornamental por conta de sua bela floração, possui médio porte. O tronco da cerejeira tem formato cilíndrico e robusto, de diâmetro pequeno, ele é simples e não é longo, a sua coloração é castanha puxada para o cinza e toque áspero. A árvore de cerejeira pode alcançar cerca de 4 a 10 m de altura.

É impossível negar a beleza de suas flores, são muito delicadas, as pétalas tem toque fino e o seu formato é mágico. Elas sempre aparecem nos projetos urbanos de paisagismo, é o queridinho dos arquitetos quando o assunto é árvore ornamental urbana.

Se você quer visitar uma cerejeiras bem florida e bonita, deve visitar entre o final do inverno e primavera, as flores dela surgem agrupadas em duas a cinco flores no mesmo galho. Apesar de grande beleza elas não possuem aroma, elas podem ser do tipo tradicionais ou dobradas, podem ser brancos ou cor de rosa variando no tom.

História da Flor de Cerejeira

Sakura
Sakura

Conhecendo um pouco sobre a história dessa árvore asiática, lá no Japão as cerejeiras começam a florir no final do inverno e por isso indicam que a primavera está se aproximando. Para os asiáticos, esse é um momento muito importante e incrível, para você ter uma ideia eles criaram um feriado em homenagem a cerejeira, e esperam que ele chegue com muita ansiedade e alegria. O feriado que é conhecido como semana de ouro é feito para comemorar o fim do inverno e para apreciar a beleza da flor Sakura.

Anualmente eles se juntam em praças e parques da cidade para apreciar as cerejeiras floridas, é simplesmente fabuloso. O evento é chamado de Hanami e é conhecido no mundo inteiro.

A cerejeira faz parte da cultura do japão, isso é muito fácil de perceber em tudo o que eles produzem. A cultura já está tão enraizada que é possível observar cerejeiras em animes, doramas, origamis entre outros.

Lenda Japonesa da Cerejeiras

Flor de Cerejeira
Flor de Cerejeira

Vamos conhecer  agora uma lenda a respeito dessa linda árvore.

Conta uma lenda do Japão que existia uma princesa chamada Konohana Sakuya e misteriosamente ela se transformou em uma bela flor de cerejeira, isso aconteceu depois dela ter despencado do céu próximo a montanha mais alta do Japão. 

Além disso eles ainda tem uma outra crença, coincidentemente as cerejeiras florescem antes do período que se colhe o arroz, por isso eles ligam a quantidade de flores a quantidade de arroz a ser colhido, ou seja quanto mais flores tiverem na cerejeiras, mais arroz serpa colhido.

Outra história interessante é que eles associam os Bushi a árvore de cerejeira, pois eles gostam muito de apreciar essa flor.  Então de acordo com a história que contam eles foram inspirados pela Sakura para agir com coragem e ser destemido. Pois eles entenderam que a vida é curta e passageira.

Podemos afirmar que essas talvez sejam as principais mensagens que a cerejeira nos passa, todo esse simbolismo nos fazem repensar a vida. O ciclo de vida curto da flor Sakura  nos lembra de como a vida é curta, suas flores duram o suficiente para nos deixar encantados. Devemos dar mais valor a cada momento da nossa vida, viver o hoje e deixar o passado para trás e não se preocupar tanto com o futuro.

Dicas de Cultivo da Cerejeira

  • Precisa de bastante paciência para cultivar uma cerejeira, ela pode ser plantada em qualquer momento do ano, mas ela demora cerca de 10 a 20 anos para se tornar uma árvore madura.
  • Ela precisa de luz e por isso ficar exposta ao sol é importante. Quando cultivadas em ambientes com sombra acabam ficando muito fracas, frágeis e não vão gerar flores realmente bonitas.
  • No período mais quente do ano ela vai precisar receber mais água, basta perceber que a terra está secada. O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica para que fique sempre fértil.

Veja também

Cereja

Tem Cereja no Brasil?

Você gosta de cereja? Elas são deliciosas, muito bonitas e convidativas, não é mesmo? Hoje …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.