Home / Plantas / Torênia Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Torênia Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Torenia é um gênero de cerca de 15 espécies de plantas da família Linderniaceae, nativa da África e do Sudeste Asiático. Esta planta encantadora produz folhas ovais ou em forma de coração e lindas flores brilhantes em tons de roxo, azul, rosa, amarelo e branco. Essas flores incomuns, parecidas com trombetas, têm dois lábios, com marcações proeminentes nas pétalas. A planta é adequada para uso em canteiros e bordas, bem como em recipientes.

Torênia Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

O nome do gênero é dado em homenagem ao botânico sueco Olaf Toren, que foi capelão da Companhia Sueca das Índias Orientais em meados da década de 1700. Torenia simboliza felicidade e charme.

Torênia Roxa e Rosa
Torênia Roxa e Rosa

O nome comum ‘flor dos ossos da sorte’  vem dos dois estames unidos nas anteras, formando uma estrutura que se assemelha a um osso da galinha, enquanto “Bluewings” refere-se às suas pétalas em forma de asa.  Estas flores de cores vivas lembram o rosto de um palhaço, daí serem também conhecidas como “Flor de palhaço”. Isto é especialmente verdade com as variedades rosa, amarelo e branco.

Devido à sua tolerância à tonalidade e à variedade de cores, o Torenia é frequentemente usado como um companheiro para plantas dos gêneros Impatiens, Caladiums, Begonias e Coleus.

Torenia não gosta de ser transplantada, então mantenha-a no vaso ou semeie diretamente no jardim. No entanto, não é impossível transplantá-lo, mas requer algumas habilidades e técnicas para executá-lo corretamente.

Torenia fournieri, a espécie mais popular de Torenia, é uma planta experimental útil para o citogeneticista estudar a fertilização. Também é usado como planta modelo no estudo da localização e movimento dos cromossomos e seus centrômeros nos estágios iniciais da embriogênese.

Características das Torenias

Esta é uma planta que floresce na sombra, clima quente ou úmido. Torenia floresce profusamente anualmente e começará a florescer muito cedo na estação e continuará a florescer durante o outono, e tem um desbaste mínimo. Esta flor é resistente aos cervos e atrai beija-flores.  A Torenia é tubular e com dois lábios. Seu lábio inferior é dividido em três lóbulos e geralmente possui um ponto amarelo no lobo central.

A Torenia  tem folhas estreitas e um pouco ovais, opostas. Em algum momento, eles tendem a ser pegajosos ou peludos,  cresce a uma altura de 2,43 a 3,65 metros de altura e se espalha a 1,82 a 2,74 metros de largura.

Torenia não é exigente quanto ao pH do solo, mas precisará de um solo argiloso que drene bem e possa reter um pouco de umidade.  A planta Torenia não transplanta bem, então suas sementes devem ser colocadas em vasos de papel ou turfa. As sementes não devem ser cobertas com o solo, pois estão entre as sementes da planta que precisam de luz para germinar.

Folhagem verde-média pode ser encontrada abaixo dessas flores vistosas. As folhas ovais têm bordas dentadas e são macias e flexíveis. Eles emergem de hastes delgadas. A maioria das cultivares varia entre 6 e 12 cm de altura, do solo à ponta da flor.

Cuidados no Cultivo de Torenias

Torenia  é bastante fácil de manter, eles só precisam ser bem regados. Não há necessidade de desbaste. Eles continuarão florescendo, a menos que estejam muito quentes para definir botões.

Torenia  é uma planta com menos problemas, embora seja suscetível às doenças causadas por fungos que afetam principalmente seus caules e folhas. Manter a planta sempre úmida e fresca e com boa circulação de ar impedirá a maioria dos problemas.

Cultivada principalmente por suas flores vistosas, a torenia é uma ótima maneira de adicionar cor. As flores em si têm dois lábios e formato de trombeta. Geralmente, o lábio superior e o tubo da trombeta terão uma cor mais clara, onde o lábio inferior e as bordas externas serão escuras.

As variações de azul ou violeta-azul são as mais conhecidas. Mas cultivares de outras cores existem. Variações de Borgonha, lavanda, rosa, rosa ou branco agora são tão comuns quanto as azuis.

As cultivares mais curtas costumam abraçar o chão. Os mais altos geralmente têm uma aparência herbácea, à direita. Eles podem dobrar sob o peso da água capturada na flor.

Como Cultivar Variedades de Torenias

Wishbone  é uma flor anual versátil que flores sem parar da primavera ao outono e cresce bem em sol e sombra. É amado por sua natureza fácil de cultivar e flores encantadoras que aparecem em uma ampla gama de cores. Você pode apreciar a flor do osso da sorte em canteiros e bordas, bem como em contêineres. Os tipos espessos verticais são bonitos por si só ou para acentuar plantas maiores e mais ousadas, como o coleus. Ou observe as variedades à direita para pendurar cestas e derramar sobre as laterais dos jardins de contêineres.

Wishbone desenvolve melhor em pleno sol, mas tolera sombra. Embora não se importe com uma variedade de situações leves, a planta não é particularmente tolerante à seca; portanto, regue-a regularmente durante períodos quentes e secos para mantê-la florescendo bem. Uma camada de cobertura morta sobre o solo pode ajudar o solo a conservar a umidade, especialmente durante o tempo quente e seco. Fertilize a flor do osso da sorte de forma consistente durante a primavera e o verão para mantê-la florescendo profusamente (ou use um fertilizante de liberação lenta ao plantá-la; os fertilizantes de liberação lenta fornecem nutrientes durante toda a estação de crescimento).

Cultivo da Torênia
Cultivo da Torênia

Tradicionalmente, a torenia exibia pétalas de lavanda pálidas com gargantas amarelas ou brancas e manchas roxas profundas, mas várias outras séries surgiram recentemente. O Summer Wave (Torenia “Summer Wave”) é uma planta de espalhamento disponível em vários tons, incluindo ametista, azul, prata e violeta, e o Torenia “Summer Wave Bouquet” é uma planta montadora que vem em azul, dourado, branco, rosa profundo e creme amarelo. A série Moon (Torenia Hybrida “Moon”) é uma planta espessa que vem em várias cores, incluindo rosa, roxo, rosa, ouro, amarelo, magenta, violeta e índigo. Torenia “Duchess” é uma planta bem montada disponível em Borgonha, rosa e vários tons de azul.

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *