Home / Plantas / Qual a Melhor Maneira de Consumir o Gengibre?

Qual a Melhor Maneira de Consumir o Gengibre?

O gengibre é totalmente saboroso, mas também possui inúmeros benefícios à saúde – não é uma grande surpresa, pois as lojas de alimentos naturais oferecem inúmeras variedades de suplementos e chás de gengibre. Ainda assim, às vezes é fácil esquecer que este ingrediente delicioso contém propriedades medicinais surpreendentes.

O Que É Gengibre?

O gengibre é um rizoma. Tem várias hastes, semelhantes a uma cenoura. O gengibre é um tratamento espetacular para enjoo, congestão, náusea e é um anti-inflamatório conhecido. O componente que torna o gengibre tão saboroso e saudável? Gingerol. Gingerol contêm todos esses compostos anti-inflamatórios, que alguns estudos descobriram que podem até aliviar a dor causada por osteoartrite e artrite reumatoide!

Então sim. É óbvio que o gengibre é maravilhoso. Felizmente, existem várias maneiras de consumir gengibre:

Melhores Maneiras De Consumir O Gengibre

Óleo de gengibre (liberado pelo ralar gengibre): pressiona seus músculos com muita força na corrida matinal? Use um pouco de óleo de gengibre e tome um longo banho. O óleo de gengibre pode ajudar o fluxo sanguíneo e melhorar a circulação. Aproveite os poderes do óleo de gengibre ralando quatro colheres de sopa de gengibre fresco. Depos só selar o gengibre em um saco de algodão e colocar o saco em água corrente.

Gengibre ralado: Tem dor de garganta ? Aqui está um remédio útil para você. Cozinhe 1 colher de sopa de raiz de gengibre ralado ou pó de gengibre em um copo de água morna por dez minutos. Coe o líquido e adicione uma colher de chá de mel ou uma pitada de pimenta caiena (ou ambas, se desejar). Gargareje a cada 30 minutos até que a dor de garganta comece a diminuir.

Gengibre Ralado
Gengibre Ralado

Gengibre cristalizado: se você se sentir mal durante longos voos ou viagens de carro, tente consumir gengibre cristalizado (ou em conserva). Foi relatado que a pesquisa de uma universidade descobriu que “o gengibre funcionava melhor que o dimenidrinato (o ingrediente ativo dos remédios para enjoo sem receita) para prevenir e tratar o enjoo”. Quem sabia dessa?

Chá de gengibre: o chá de gengibre é super simples de fazer. Basta adicionar gengibre picado à água fervida. Deixe o chá em infusão por 2-3 minutos e coe o gengibre depois que o chá estiver embebido. Beba para acalmar o estômago ou combater dores ou inflamações.

Gengibre fatiado: obtenha os benefícios de saúde e divirta-se também experimentando esta infusão de uísque de outono com gengibre cereja ou um digestivo com gengibre.

Gengibre picado: sirva uma sopa saudável de cenoura e gengibre picadinho e verá que sua saúde também pode melhorar com essa ideia de consumo.

Cinco Outras Maneiras De Comer Gengibre

Primeira maneira: No chá quente novamente, muitos bebem literalmente galões de chá quente de gengibre no outono e inverno. Corte um pedaço de gengibre fresco (sem necessidade de descascar caso prefira não fazer isso) e despejem muita água fervente sobre ele. Um pouco de mel, um pouco de limão e é o tônico perfeito para esse chá de inverno.

Segunda maneira: É sopa! – Gengibre fresco, ralado ou em purê, traz um sabor maravilhoso a sopas quentes e cremosas de inverno. Por exemplo, já ouvimos falar de sopa de cenoura com especiarias indianas com gengibre ou esta sopa de batata doce com missô e gengibre.

Terceira maneira: com peixe. Dizem ser realmente bom o gengibre picante com peixe macio e escamoso. Experimente uma receita de gengibre e tilápia cozida com coentro; cheio de sabor e leva apenas alguns minutos para assar.

Quarta maneira: Nos salteados. Quase todos os salteados podem usar um pouco de gengibre ralado ou até picado para apimentar as coisas.

Quinta maneira: Em coisas doces – é hora de assar, e há muitas coisas doces que são ótimas com gengibre fresco. Tente embeber o leite com gengibre para esses caramelos. Ou experimente tortas de gengibre ou torta de abóbora com gengibre fresco.

Benefícios a Saúde Do Gengibre

Benefícios a Saúde Do Gengibre
Benefícios a Saúde Do Gengibre

Luta contra germes: Certos compostos químicos no gengibre fresco ajudam seu corpo a evitar germes. Eles são especialmente bons em impedir o crescimento de bactérias como E.coli e shigella, e também podem manter vírus como o RSV afastados.

Reduz o crescimento do câncer: Alguns estudos mostram que moléculas bioativas no gengibre podem retardar o crescimento de alguns tipos de câncer, como câncer colorretal, gástrico, ovário, fígado, pele, mama e próstata. Mas são necessárias muito mais pesquisas para ver se isso é verdade.

Reduz o açúcar no sangue: Um pequeno estudo recente sugeriu que o gengibre pode ajudar seu corpo a usar melhor a insulina. Estudos maiores são necessários para verificar se o gengibre pode ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue.

Não facilita as dores do período menstrual: Tem cólicas menstruais? Gengibre em pó pode ajudar. Nos estudos, as mulheres que tomaram 1.500 miligramas de gengibre em pó uma vez por dia durante 3 dias durante o ciclo sentiram menos dor do que as mulheres que não fizeram.

Reduz o colesterol: Uma dose diária de gengibre pode ajudá-lo a combater seus níveis de colesterol “ruim” ou LDL. Em um estudo recente, tomar 5 gramas de gengibre por dia durante 3 meses reduziu a média de colesterol LDL nas pessoas em 30 pontos.

Protege contra doenças variadas: O gengibre é carregado com antioxidantes, compostos que impedem o estresse e os danos ao DNA do seu corpo. Eles podem ajudar seu corpo a combater doenças crônicas como pressão alta, doenças cardíacas e doenças dos pulmões, além de promover um envelhecimento saudável.

Alivia a indigestão: Se você vive com indigestão crônica, também chamada dispepsia, o gengibre pode trazer algum alívio. O gengibre antes das refeições pode deixar seu sistema vazio mais rapidamente, deixando menos tempo para os alimentos descansarem e causar problemas.

Há ainda outros benefícios reconhecidos para músculos, artrite, problemas com náuseas e outros, bem como contra indicações para pessoas de algum modo suscetíveis. Além disso, toda a alimentação quando consumida em excesso, pode causar algum mal a saúde.

O ideal, portanto, é sempre ter o auxílio de um profissional médico ou nutricionista para evitar quaisquer malefícios mas, ao contrário, poder usufruir deste e de outros alimentos benéficos com sabedoria e deleite!

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *