Home / Plantas / Tipos de Pimenta Vermelha Com Foto

Tipos de Pimenta Vermelha Com Foto

Pimentas são frutos de vegetais conhecidos pelos seus sabores picantes, os quais são excelentes na culinária. A maioria das espécies de pimenta são oriundas do continente africano, no entanto, as mesmas foram inclusas na alimentação por ação dos europeus, que se dedicaram à sua domesticação e cultivo. Um fato curioso é que o gênero Capsicum, o qual abriga as pimentas ardidas, já estava presente no cotidiano dos índios da América Latina, antes da chegada dos europeus do Novo Mundo.

O sabor ardente da pimenta quando ela entra em contato com as células nervosas presentes na boca e nas mucosas, é decorrente da presença de substâncias específicas denominadas alcaloides. A maioria desses alcaloides age dilatando os capilares sanguíneos e potencializando o metabolismo e o fluxo de oxigênio no local. Somado a isso, as ramificações nervosas são estimuladas, o que contribui no aumento a capacidade do sistema imunológico e anti-inflamatório, potencializando a cicatrização e ação bactericida.

Somado ao grande potencial culinário e medicinal, atualmente é possível encontrar uma grande variedade de pimentas vermelhas, com diversos graus de ardência, cada uma delas adaptável para pratos e gostos específicos.

Neste artigo, você conhecerá quais os tipos de pimenta vermelha, aprendendo a diferenciá-las através de fotos.

Então venha conosco e boa leitura.

Propriedades Medicinais das Pimentas Vermelhas

As propriedades, tais como ação antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, termogênica e de melhora da digestão estão presentes apenas nas pimentas do gênero Capsidum. Estas variedades contém substâncias alcaloides chamadas de capsaicinoides, cuja quantidade ou concentração de princípio ativo é maior, quando maior for a ardência do fruto.

Pimentas deste gênero são ricas em vitamina C. A pimenta murupi, por exemplo, possui uma concentração de 30 % desta vitamina em 10 gramas de pimenta. A vitamina C auxilia nas defesas do organismo, assim como no combate à infecções oportunistas, tais como a gripe. Esta vitamina também atua como antioxidante, neutralizando os radicais livres causadores de envelhecimento celular. Outra ação inclui o aumento da resistência de ossos e dentes, assim como a maior facilidade na absorção pelo organismo do ferro ingerido na alimentação.

Além da vitamina C, as pimentas também possuem vitamina E, a qual tem ação antioxidante importante, retardando o envelhecimento, assim como protegendo o organismo contra possíveis doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo das doenças cardiovasculares, do Parkinson, Alzheimer e até mesmo câncer.

Outra vitamina também encontrada nas pimentas é a vitamina A. Na verdade, a pimenta não possui a vitamina A na sua forma direta e sim contém pigmentos chamados de carotenoides, os quais também são encontrados na cenoura. Esses pigmentos são convertidos em vitamina A. Meia colher de pimenta-dedo-de-moça desidratada em pó é capaz de suprir nossa necessidade diária de vitamina A, a qual equivale a 600 miligramas. Benefícios da vitamina A incluem a preservação da acuidade visual, ação antioxidante e favorecimento do crescimento e desenvolvimento do esqueleto.

A ação termogênica da pimenta auxilia no emagrecimento, na redução do colesterol e no aumento da taxa metabólica em até 20 %. A pimenta também diminui o desejo de consumir proteínas, carboidratos e gordura.

Na boca, a pimenta estimula a salivação e auxilia a neutralizar os ácidos presentes na saliva, fator que também atua protegendo dentes e gengiva.

Em relação às propriedades anticancerígenas da pimenta, é importante saber que este alimento induz a apoptose (morte celular) das células acometidas.

No entanto, mesmo com os inúmeros benefícios, a pimenta não deve ser consumida de maneira desordenada. Visto que, em grande quantidade, este alimento pode causar náuseas, vômitos, além de queimaduras na boca e na língua. Pessoas com hemorróidas devem evitar o seu consumo, visto que pode ocorrer um quadro de irritação do endotélio, ou seja, da camada interna dos vasos. Mesmo não cientificamente comprovado, a recomendação é que pessoas com gastrites ou úlceras também moderem e/ou evitem o consumo.

Tipos de Pimenta Vermelha Com Foto: Lista das Espécies Mais Populares do Brasil

De acordo com a espécie, a pimenta pode ser empregada no preparo de pratos doces ou salgados. Algumas das variedades de pimentas vermelhas mais populares e consumidas no Brasil incluem a pimenta biquinho; a pimenta dedo-de-moça, uma das mais populares; a pimenta rosa, muito utilizada tanto no preparo de pratos doces quanto no preparo de pratos salgados; a pimenta cumari, considerada uma das mais ardidas; a pimenta malagueta; a pimenta japapeño, cuja coloração é verde nos estágios iniciais; a pimenta murupi; a pimenta caiena, considerada a mais medicinal de todas; e a pimenta Bhut Jolokia, considerada a mais ardida de todas, frequentemente utilizada na culinária indiana e cujo manuseio deve ser feito com luvas, para evitar queimaduras de pele.

Tipos de Pimenta Vermelha Com Foto: Pimenta Biquinho

Pimenta Biquinho
Pimenta Biquinho

A pimenta biquinho recebe este nome por possuir um prolongamento na sua ponta, o qual assume o formato de um bico. Possui um sabor leve que pode temperar saladas e grelhados. Comercialmente, também existem muitas geleias elaboradas a partir desta pimenta. Uma sugestão gourmet é aproveitar a delicadeza da pimenta biquíni para a decoração de pratos.

Tipos de Pimenta Vermelha Com Foto: Pimenta Dedo-de-Moça

Pimenta Dedo-de-Moça
Pimenta Dedo-de-Moça

Esta pimenta possui ardência do tipo média, a qual pode ficar mais suave com a retirada de suas sementes. É empregada no preparo de molhos, e pode ser empregada para temperar carnes, peixes mais gordurosos e até mesmo algumas sobremesas. As apresentações comerciais desta pimenta incluem a pimenta na forma de molho, moída, desidratada, natural e em conserva.

Uma curiosidade é que a pimenta dedo de moça é empregada como matéria-prima da pimenta calabresa.

Tipos de Pimenta Vermelha Com Foto: Pimenta Malagueta

Pimenta Malagueta
Pimenta Malagueta

A pimenta malagueta, assim como a cumari, é extremamente ardida. Esta variação é considerada uma das mais populares. Possui coloração vermelho-vivo e formato alongado.

É muito utilizada em países como o Brasil, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e Angola. Aqui no Brasil, mais precisamente nos estados de Minas Gerais e Goiás, pode ser comercializada com o nome de pimenta-café.

*

Agora que você já conhece quais os principais tipos de pimenta vermelha, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

STUPIELLO, B. Minha vida. Pimenta: o tipo certo ajuda a emagrecer e até previne o câncer. Disponível em: < https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17024-pimenta>;

Tudo gostoso. Tipos de pimentas: descubra qual é a mais ardida. Disponível em: < https://blog.tudogostoso.com.br/noticias/tipos-de-pimentas/>.

Veja também

Como Fazer e Preparar Chá de Guabiroba de Folha

É hora do chá! Deixe a velha Camomila de lado e venha conferir uma dica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *