Home / Plantas / Quem Tem Hipertensão Pode Tomar Chá de Hibisco?

Quem Tem Hipertensão Pode Tomar Chá de Hibisco?

O chá de hibisco é um medicamento natural usado há anos para diversos fins. O hibisco não apenas regula diversas alterações no organismo, mas também contém muita vitamina C e antioxidantes, ajudando a diminuir a inflamação. Entretanto, uma pergunta sempre recai sobre os usuários: quem tem hipertensão pode tomar chá de hibisco?

O hibisco (Hibiscus sabdariffa) pertence à família das malvas ou do gênero Malvaceae. Essa é uma das centenas de espécies nativas dos habitats temperados, subtropicais e tropicais do mundo.

Essas plantas são conhecidas principalmente por sua grande variedade de lindas flores multicoloridas. O hibisco é anual e perene, e cresce em tamanhos que variam de arbustos lenhosos a pequenas árvores.

O hibisco é rico em flavonóides, minerais e nutrientes. As flores têm um sabor azedo e frutado, o que faz de sua bebida bastante popular, seja quente e fria.

Sobre o questionamento acerca do consumo e da pressão arterial, para entender um pouco mais, leia o artigo até o final.

Afinal, Quem Tem Hipertensão Pode Tomar Chá De Hibisco?

Para saber se quem tem hipertensão pode tomar chá de hibisco basta verificar suas propriedades diuréticas. A bebida funciona relaxando as pequenas artérias e sistemas capilares.

O hibisco atua como um inibidor natural da enzima de conversão da angiotensina. Este é um hormônio que impede a contração dos vasos sanguíneos. Um terço do volume sanguíneo está localizado nas arteríolas, assim, qualquer tensão ali aumentará a pressão arterial rapidamente.

Para fazer um teste, é possível verificar a pressão sanguínea com frequência e registrar seus altos e baixos. Se estiver alta, deve-se prestar atenção aos eventos que podem estar associados a ela. Por exemplo, o estresse pode ser uma das causas.

Como Usar O Hibisco

Compre folhas secas de hibisco. Prepare um chá forte medindo uma colher de sopa em uma xícara. Despeje água fervente e deixe em infusão por meia hora. Você também pode deixar o chá descansar durante a noite, pois quanto mais tempo as folhas ficarem na água, melhor.

Beba uma xícara cheia de chá quente antes do café da manhã todos os dias. Se você notar um aumento na micção é um bom sinal. Certamente que a pressão sanguínea também diminuirá em alguns dias, mas os efeitos completos serão observados em algumas semanas.

Saquinhos de chá possuem pouco efeito. As flores secas a granel são fáceis de encontrar online ou em boas lojas de produtos naturais.

Uma dica: adicione ½ litro de água fervente em 3 belas e generosas porções de erva de hibisco. Deixe de molho a noite toda e também o dia seguinte. O chá deve ter a aparência de um vinho tinto escuro.

Chá de Hibisco
Chá de Hibisco

Pressão Alta: Uma Segunda Opinião

A pressão alta é um sintoma ou um sinal de que algo está acontecendo com seu corpo, mas não necessariamente uma coisa ruim. A pressão alta é uma condição normal e existe por várias razões.

Quando você se exercita ou está sob estresse, a pressão aumenta para realizar uma determinada tarefa. Assim, também há o aumento na oxigenação e perfusão, permitindo que ocorra o pensamento e ações rápidas.

A pressão arterial pode variar entre alta e baixa durante o dia, sem causar danos à sua saúde. Isso não indica uma doença em si. Entretanto, se essa variação for demasiada, pode indicar alguma forma de processo de doença. Isso não deve ser ignorado, com a recomendação da busca por um médico.

Deve-se ter em mente que essa alteração não é o que mata, mas sim, as doenças que causam esse sintoma. Assim, quem tem hipertensão pode tomar chá de hibisco, mas é preciso descartar condições graves primeiramente.

Em casos de ausência de condições sérias, é possível se beneficiar do controle da hipertensão apenas tomando o chá do hibisco. Isso também pode tratar vários benefícios colaterais à saúde.

Mudanças No Estilo De Vida Para Acabar Com a Hipertensão

Beber chá de hibisco é apenas uma parte do tratamento da pressão alta. Para tornar a erva mais eficaz, também é importante exercitar-se e manter uma alimentação saudável.

Elimine carboidratos e bebidas açucaradas ou quaisquer outros alimentos do tipo. Embora quase nenhum profissional veja o açúcar como responsável pela hipertensão, algumas pesquisas sugerem o contrário.

O açúcar pode causar pequenos níveis de inflamação nos capilares. Esses pequenos vasos afetam bastante a pressão arterial. Um terço do volume sanguíneo está localizado neste sistema vascular. A menor constrição dos capilares aumentará a pressão sanguínea.

Hipertensão
Hipertensão

Além disso, o estresse tende a causar esse problema, pois contrai os capilares instantaneamente. O sal também aumenta a pressão sanguínea. Este retém água, não permitindo que os rins se livrem do excesso de líquidos. É nesses casos que o volume do sangue aumenta e causa esse mal.

Exercícios físicos são muito importantes porque beneficiam todas as necessidades de saúde do corpo. Eliminam a ansiedade, ampliam o tônus ​​cardiovascular, eliminam as toxinas, entre diversas outras coisas.

Baixe a Pressão Arterial Em 15 Minutos Com Um Exercício De Respiração

Tomando Chá de Hibisco
Tomando Chá de Hibisco

Quem tem hipertensão pode tomar chá de hibisco, mas pode praticar algo bem simples também. Este é um exercício interessante e você pode fazê-lo várias vezes ao dia.

Sente-se em uma posição confortável, relaxe e mantenha as costas eretas. Inicie o cronômetro do seu smartphone e deixe funcionar por 15 minutos.

Respire com inalações longas e profundas e expire lentamente. Tome uma vez para inspirar, duas vezes para expirar. Respire pelo nariz. Faça isso pelo tempo proposto e depois afira sua pressão arterial. Você ficará surpreso.

Considerações Importantes

A pressão sanguínea oscila durante o dia e isso é normal. Quando você está estressado ou quando realiza exercícios de força, ela sobe temporariamente e retorna ao seu normal em seguida. Somente quando permanece alta sem por muito tempo, há motivos para preocupação.

Se você tem uma pressão de 190/100 que não diminui, procure ajuda médica imediatamente. Verifique a pressão regularmente para evitar maiores problemas.

Quem tem hipertensão pode tomar chá de hibisco, entretanto, um tratamento convencional é devidamente recomendado. Se esse problema ficar sem tratamento por um longo período de tempo tenderá a progredir e causar uma infinidade de outras doenças.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *