Home / Plantas / Quantos Litros de Água Tem uma Melancia? Quanto Pesa?

Quantos Litros de Água Tem uma Melancia? Quanto Pesa?

A melancia é uma fruta tropical com alto teor hídrico, visto que a água responde por cerca de 90% de sua composição.

Essa fruta é muito popular no mundo inteiro. Foi trazida até as Américas pelos escravos, no entanto, antes desse acontecimento, a fruta teria chegado até a Europa vinda da China, por meio da qual chegou diretamente do Egito, deserto de Kalahari (local no qual estima-se que seja a sua origem).

A melancia possui um sabor geralmente doce, no entanto, o qual pode apresentar alguma diferença de acordo com a variedade. Estima-se que hajam cerca de 300 variedades da fruta, e desde grande número 50 variedades são consideradas as maias populares.

Além de saborosa, a fruta possui vários benefícios para a saúde, dos quais a ação diurética é o principal.

Neste artigo, você conhecerá muitas características sobre a fruta, em especial curiosidades como a enunciada no título deste artigo:

Quantos litros de água tem uma melancia? Quanto pesa?

Venha conosco e descubra, boa leitura.

Melancia Classificação Taxonômica

A classificação científica para a melancia obedece á seguinte estruturação:

Reino: Plantae;

Divisão: Magnoliophyta;

Classe: Magnoliopsida;

Ordem: Cucurbitales;

Família: Cucirbitaceae;

Gênero: Citrullus;

Espécie: Citrullus lanatus.

Melancia Características

O pé de melancia é uma planta rasteira. Possui folhas grandes e flores pequenas, as quais apresentam cor amarela.

Em relação ao tamanho da fruta, este varia de acordo com o tipo de cultivar, porém comumente apresenta formato arredondado ou alongado, assim como comprimento variante entre 25 e 75 centímetros.

A polpa da fruta é de cor vermelha, com muitas sementes em sua extensão, as quais apresentam cor preta e formato achatado. Também é possível encontrar híbridos de melancias sem sementes. Anteriormente à polpa (um pouco mais próximo à casca), há uma ‘quase-polpa’ de cor branca e sabor um pouco mais amargo, que pode ser aproveitada para confecção de doces.

A casca da fruta é lisa e lustrosa, com cor predominantemente verde-clara e algumas estrias em tom verde mais escuro ao longo de seu comprimento.

Casca da Melancia
Casca da Melancia

O estado natural é que as cascas da melancia não apresentem manchas escuras e nem manchas claras, estas últimas são um indicativo de má qualidade da fruta (dica extremamente útil ao comprar a fruta em feiras livres). A ‘palpação’ da casca também permite descobrir se a fruta está boa internamente, basta bater com os nós dos dedos na casca e, caso o som seja oco, é um indicativo de que a fruta está adequada para consumo.

Quantos Litros de Aguá Tem uma Melancia? Quanto Pesa?

Bem, que a melancia possui entre 90 a 92 % de água, isso muitos já sabem, mas como converter essa informação em um dado mais preciso, ou seja, quanto litros de água são encontrados em uma melancia?

Técnicos agrícolas afirmam que, considerando o comprimento médio da maioria das melancias comercializadas, estas possuem um peso médio que varia entre 10 a 12 quilos, o que corresponderia a aproximadamente 10 litros de água. No entanto, estes valores podem ser consideravelmente maiores em alguns casos.

Um exemplo que excede a média foi encontrado na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul. Acredite se quiser, mas a melancia em questão chegava a pesar 70 quilos e apresentar 72 centímetros de comprimento.

Informação Nutricional Para 100 Gramas De Melancia

Em cada 100 gramas de melancia é possível encontrar 35 Kcal; 6,8 gramas de carboidratos; 0,63 gramas de proteínas; 0,4 gramas de fibra e 0,63 gramas de gordura.

Em relação à concentração de vitaminas, há 368, 75 U.I (unidades internacionais) de vitamina A; 25 mcg de vitamina B1 (também chamada de Tiamina); 35 mcg de vitamina B2 (Niacina); 0,19 mcg de vitamina B3 (Niacina); e 9,38 mcg de vitamina C (ácido ascórbico).

Em relação à concentração de sais minerais, dentro da mesma proporção de 100 gramas há 116, 25 miligramas de Potássio; 112 miligramas de Potássio; 1,88 miligramas de Sódio; 8,75 miligramas de Fósforo; 8,13 miligramas de Cálcio; 0,45 miligramas de Ferro e 0,15 miligramas de Zinco.

Outros elementos como o licopeno e betacaroteno possuem concentração de 4,5 mcg e 303 mcg respectivamente.

Melancia Benefícios Nutricionais

Benefícios da Melancia
Benefícios da Melancia

A melancia atua como um diurético incrível, auxiliando na limpeza dos rins. O mineral Potássio também reforça e otimiza essa limpeza. Outra função do Potássio inclui evitar o acúmulo do ácido úrico no sangue (culminando em quadros de gota), assim como a formação de cálculos renais. Uma terceira função deste mineral é auxiliar na contração muscular, assim como na transmissão dos impulsos nervosos.

O betacaroteno presente na melancia é convertido no nosso organismo em vitamina A, a qual auxilia na prevenção de cegueira noturna e na prevenção de degeneração macular relacionada à idade.

Os antioxidantes presentes na melancia (sobretudo o licopeno) estimulam o processo de formação óssea, fator que, de certa forma, auxilia na prevenção contra a osteoporose.

A ingestão de melancia gera óxido nítrico, o qual pode aliviar quadros de disfunção erétil, através do relaxamento dos vasos sanguíneos e aumento de aporte sanguíneo para o pênis.

A melancia possui aproximadamente 6% de açúcar, elemento que está bastante diluído na fruta. Apesar de doce, a fruta é pouco calórica e pode ser um elemento de grande importância dentro das dietas.

Receitas com Melancia

A receita mais conhecida da fruta é extremamente simples: trata-se de suco de melancia, o qual é preparado liquidificando-se ½ melancia com suco de 3 limões.

Outra receita um pouquinho mais elaborada é salada de melancia com romã. Para esta receita serão necessários 3 fatias médias de melancia, 1 romã grande, folhas pequenas de hortelã e mel a gosto. O modo de preparo é extremamente simples, basta cortar a melancia e o romã em cubos, colocar tudo em uma taça, decorar com hortelã e regar com um fio de mel.

A terceira receita é de salpicão verde, na qual serão necessários a entrecasca de 1 melancia, 1 tomate picado, 1 cebola picada, suco de ½ limão verde, algumas azeitonas cortadas, 1 quilo de peito de frango cozido e desfiado, 3 colheres de maiosene, assim como sal e cebolinha a gosto. Esses ingredientes devem ser misturados em uma taça e servidos gelados (em pequenas forminhas ou copinhos).

*

Agora que você já conhece importantes características sobre a melancia, inclusive o seu percentual hídrico e informações nutricionais, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Globo News. Melancia com mais de 70 quilos vira atração na cidade de São Borja (RS). Disponível em: < http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/02/melancia-com-mais-de-70-quilos-vira-atracao-na-cidade-de-sao-borja-rs.html>;

Portal São Francisco. Melancia. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/melancia>;

ZANIN, T. Tua Saúde. Melancia emagrece e limpa o intestino. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/beneficios-da-melancia/>.

Veja também

Como Os Fungos Se Alimentam? Quais São Seus Predadores?

Fungos são um reino de organismos eucarióticos , unicelulares e multicelulares , que também inclui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *