Home / Plantas / Benefícios da Melancia para a Pele, Intestino e pra Quem Malha

Benefícios da Melancia para a Pele, Intestino e pra Quem Malha

Certamente, muitas frutas que encontramos por aí com certa facilidade podem fazer muito bem à nossa saúde. Uma delas é a tão famosa melancia, que pode, inclusive, ser benéfica em coisas que você nem imagina.

Vamos saber como?

Algumas Utilidades da Melancia (Pele, Intestino, etc)

Não há discussão, por exemplo, quando o assunto é a importância da água, não é mesmo? Hidratar o organismo com ela é essencial para que várias de suas funções sejam desempenhadas de maneira correta.

Só que, ao mesmo tempo, existem alimentos que são fontes riquíssimas em água, e que podem ser uma ótima pedida, caso você não tenha o hábito de beber muita água propriamente dita. É o caso da melancia, que além da água, possui vitaminas e minerais fundamentais para o nosso organismo.

E, um desses benefícios está relacionado diretamente com a pele. Pelo fato dessa fruta conter uma quantidade considerável de beta caroteno (que depois é convertido em vitamina A), essa fruta acaba servindo tanto para uma boa produção de sebo pelo corpo, quanto no crescimento muscular. Automaticamente, isso serve para manter pele e cabelos sempre saudáveis.

Existe também a vantagem desse alimento auxiliar no bom trato intestinal, justamente pela melancia ter uma boa quantidade de fibras. São elas que, por exemplo, aumentam o volume das fezes, retendo o líquido delas, e fazendo com que o intestino funcione com regularidade.

Auxílio na Malhação

Além de ser um ótimo alimento no que diz respeito ao bom funcionamento de nossos órgãos (como coração e intestino), a melancia ainda pode ser uma grande aliada para quem gosta de malhar. Mas, como isso é possível? Simples: através de uma substância chamada de citrulina.

Esse composto é em arginina, e é ele o responsável por um bom desenvolvimento muscular. Isso sem contar que logo após ser convertida, a citrulina reduz a tão indesejável fadiga muscular. Em suma: com menos fadiga e mais músculos, o seu treino será perfeito!

Melancia para Musculação
Melancia para Musculação

E, é justamente aí que entra a melancia, pois essa fruta tem essa substância em quantidades muito boas. Bom salientar que essa substância é especialmente encontrada nas cascas e sementes que ficam no interior da melancia.

E, a Melancia Engorda?

Na verdade, não. Quanto a isso, pode ficar tranquilo(a). Ela é uma das frutas menos calóricas que existem, por sinal, sendo o seu gosto adocicado um dos mais “naturais” que você vai encontrar por aí. Esse sabor doce, inclusive, é oriundo da frutose, açúcar natural das frutas.

Além disso, por conter fibras, é bom lembrar que a melancia traz uma sensação de saciedade que é importante para quem malha não comer em demasia. Além disso, as fibras da fruta impedem que o açúcar seja transformado em gordura.

Então, o veredito é simples: a melancia não engorda, e, por isso, é ótima para quem malha, ou simplesmente faz exercícios regulares.

Outros Benefícios da Melancia

Além de ser uma ótima aliada para ter uma pele bonita e limpa, um intestino que funcione bem e ainda por cima ajudar na malhação, essa fruta possui características que fazem dela um ótimo alimento para outras questões de saúde.

Por exemplo: essa fruta possui propriedades anti-inflamatórias. Isso se deve principalmente a uma molécula chamada de cucurbitacina. E, além de ter uma atividade que combate inflamações, ela possui uma importante ação antioxidante.

Outra vantagem para a saúde é que a melancia possui citrulina, uma substância que, no nosso organismo, é convertida nos rins e na parede dos vasos sanguíneos em arginina, um aminoácido poderoso. Tal substância relaxa a musculatura dos vasos sanguíneos, auxiliando no equilíbrio da pressão arterial.

Sem contar ainda que a melancia é boa para os ossos e que ajuda na prevenção a certos tipo de câncer. Uma fruta, de fato, completa.

Como Consumir a Melancia?

Como muitas outras frutas comestíveis disponíveis por aí, a melancia pode ser consumida in natura. Mas também pode ser degustada na forma de sucos, misturada com outras frutas numa bel a salada, entre tantas outras opções.

Bom destacar que pelo fato das sementes também serem ricas em vários nutrientes, dá para comê-las torradas, na forma de aperitivos. Ou simplesmente você pode fazer um chá com essas sementes, que também está valendo.

Algumas Receitas Práticas que Levam Melancia

  • Picolé de Melancia com Gengibre

Pelo fato dessa fruta ser bastante rica em água, ela, facilmente, pode ser congelada a ponto de virar um delicioso picolé. Bastam os seguintes ingredientes: 3 xícaras de suco de melancia bem madura, 6 folhas de hortelã e 1 colher de chá de gengibre. Para preparar o picolé, bata tudo em um liquidificador, e depois despeje o conteúdo em pequenas formas e leve ao freezer. Lembrando que você também pode fazer um picolé apenas e tão somente de melancia, caso seja do seu gosto.

  • Smothie de Melancia

Aqui, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 xícara de chá de melancia, 4 colheres de sopa de amoras congeladas, 1 colher de sopa de suco de laranja e 4 bolas de sorvete de creme. Para preparar essa receita, você deve bater a melancia, as amoras, o suco de laranja e o sorvete em um liquidificador. A consistência precisa ficar homogênea. Sirva, preferencialmente, em taças altas.

Smothie de Melancia
  • Salada de melancia mais queijo de cabra

Os ingredientes para essa salada são 500g de melancia, 40g de queijo de cabra feta, 10 folhas de hortelã, 6 azeitonas pretas sem caroço e fatiadas e 1 colher de sopa de azeite extravirgem. Para o preparo, corte a melancia em cubos e disponha no prato. Depois, adicione queijo feta por cima, quebrando-o com as mãos. Adicione as azeitonas pretas e as folhas de hortelã em seguida. Por fim, coloque o azeite.

  • Geleia de Melancia

Para fazer essa geleia, os ingredientes são: metade de uma melancia em cubos pequenos e sem sementes, 1 xícara de açúcar e meia xícara de água. O preparo é simples: Coloque todos os ingredientes em uma panela funda, acende um fogo médio e mexa bem. Depois que ferver, abaixe o fogo, amassando bem os pedaços da melancia. Assim que ficar com consistência de geleia, é porque o preparo já está pronto. Depois que a geleia ficar fria, é usar a gosto.

Veja também

Origem da Flor Amarilis e História da Planta

O cultivo de flores está se tornando uma atividade cada vez mais comum no Brasil; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *