Home / Plantas / Botânica da Melancia, Família e Classificação Cientifica

Botânica da Melancia, Família e Classificação Cientifica

Reino : Plantae
Divisão : Magnoliophyta
Classe : Magnoliopsida, Dilleniidae
Ordem : Cucurbitales
Família : Cucurbitaceae, cucurbitoideae
Tribe : Benincaseae, Benincasinae
Género : Citrullus
espécies : C. lanatus

Propriedades da Melancia

Em relação ao aspecto nutricional, a melancia é um alimento com alto teor de água (93,10%). Favorece a hidratação do nosso organismo, que devemos suprir, incluindo o consumo pela alimentação, com uma quantidade de água que varia entre 2,7 e 3,7 litros, dependendo de cada constituição, da atividade física desenvolvida ou de estados como gravidez, lactação, doença ou exposição a fontes de calor, estas últimas circunstâncias em que o consumo precisa aumentar.

Outros nutrientes menor grau neste alimentos ordenados por importância da sua presença, são: carotenoides, vitamina C, hidratos de carbono, de potássio, vitamina B6, magnésio, vitamina B, calorias, iodo, vitamina B2, vitamina fibra, A, vitamina B9, zinco, ferro, cálcio, vitamina E, ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, vitamina B3, fósforo, gordura, selênio, ácidos graxos saturados e sódio.

Descrição Botânica

São frutos muito grandes, globosos, alongados ou redondos, com uma superfície dura ou lisa ou casca, de uma cor verde brilhante. Sua carne é vermelha, rosa ou amarela, é açucarada, perfumada, refrescante e aquosa, possui numerosas sementes pretas, marrom-avermelhadas ou castanhas. Geralmente eles pesam entre 1,5 e 20 kg.

Flores monoicas principalmente solitárias. As femininas têm o gineceu com três carpelos e as masculinas com cinco estames. O fruto da planta é grande (geralmente mais do que 4 kg), pepo, suculentos e suculento (mais do que 90% é a água) uma textura lisa, quase esférica, sem porosidades, verde em duas ou mais cores. A polpa é vermelha – para o antioxidante licopeno (também presente no tomate), e carne geralmente doce (mais raramente amarelo e amargo)

A melhor maneira de semear é nas fileiras tradicionais e usar as sementes que podemos encontrar dentro da polpa da melancia. Vamos deixar espaço suficiente entre as plantas e, em cada traço, introduziremos cerca de seis sementes. Em áreas quentes, a melhor época de semeadura é em novembro.

Os climas temperados, ligeiramente quentes, são os melhores para o desenvolvimento da melancia, que germina em uma semana perfeitamente com 25º C de temperatura. O desenvolvimento da planta será bom se estiver quente, embora o florescimento requeira temperaturas mais baixas que não excedam 20º C. Uma umidade de 60% é ideal para essas plantas.

Esta planta desenvolve-se adequadamente em solos férteis e profundos, melhor se forem ligeiramente ácidos. Normalmente a melancia tem dificuldade em crescer em solos argilosos e alcalinos.

Suas propriedades refrescantes tornam um produto ideal para o calor. Ele também tem vitaminas e antioxidantes, é nutritivo e sua ingestão calórica é mínima, por isso é considerado um importante aliado nas dietas de emagrecimento.

Planta anual monoica, recoberta de pêlos, da família cucurbitaceae, de caule herbáceo, de folhas rugosas, rugosas e lobadas de formato ovalado ou oblongo, com 10 a 12 cm de comprimento. Suas flores são amarelas axilares e de tamanho médio, solitárias e unissexuais na mesma planta. Ele reproduz por sementes.

O sistema radicular é amplo e superficial, embora a parte principal possa atingir uma grande profundidade. As hastes são longas, finas e rastejantes. Eles são cobertos por pêlos e têm gavinhas.

Folhas grandes, arredondadas na aparência e divididas em 3 a 5 lóbulos. Eles têm um toque suave no feixe, mas áspero na parte de baixo. As flores parecem solitárias nas axilas. Eles podem ser masculinos e femininos.

Origem e Generalidades da Melancia

A origem desta cultura está localizada nas zonas áridas da África tropical e subtropical, onde foi utilizada como fonte de alimento e água. É conhecido por várias fontes que é uma cultura muito remota.

Da África, seu cultivo se espalhou para a Índia e para as margens do Mediterrâneo. A produção atual é encontrada em áreas quentes da Europa e América, sendo importante em nosso país.

Cultivo de Melancia na Africa

É uma cultura que é usada para consumir sua fruta porque tem um sabor muito refrescante. Esta fruta tem uma grande quantidade de água dentro dela. Não é recomendável levá-lo em excesso porque pode causar alguns problemas de digestão.

Das sementes você pode obter um tipo de óleo adequado para cozinhar. As cascas também podem ser usadas para ração animal.

Características Fisiológicas da Melancia

Através da aplicação do ácido p-cloro fenoxiacético, tem sido possível produzir frutos partenocárpicos. Estes frutos são um pouco menos suculentos, com uma crosta ligeiramente mais grossa, mas as sementes que contêm são vazias.

Em uma nova pesquisa, através da aplicação de várias substâncias, estão sendo obtidas melancias sem sementes que não diferem em tamanho e qualidade daquelas obtidas por meio da polinização.

Ao contrário de outras cucurbitáceas, na melancia a aplicação do etileno inibe o desenvolvimento dos ovários durante a fertilização. Um maior desenvolvimento de flores masculinas é conseguido sobre as fêmeas com aplicações de ethephon. Além disso, se forem aplicados em altas doses, o florescimento é inibido.

Testes com aplicações de ácido giberélico têm dado resultados que promovem o florescimento, obtêm um maior número de frutos e também aumentam o rendimento das plantas controle. Tem requisitos climáticos muito semelhantes ao melão, embora com necessidades calóricas e higrométricas ligeiramente superiores.

É muito sensível à geada. A temperatura mínima de germinação é de 15 ºC. As temperaturas ideais para a floração ocorrer entre 18-20 ºC e seu melhor desenvolvimento é alcançado com 23-28 ºC. É uma cultura resistente à seca, embora dê muito boas produções em irrigação. As melhores condições edáficas para o seu desenvolvimento são solos férteis e aerados de consistência média. Pode tolerar a acidez e é muito afetado em pH inferior a 5,5.

O nosso blog ‘Mundo Ecologia‘ já preparou pra você muitos artigos explanando o tema melancia, desde sua origem até seu cultivo, passando por seu valor nutricional e benefícios pra saúde. Continue conosco então e usufrua muito mais material informativo sobre esse e diversos outros temas. Veja alguns títulos que talvez você queira apreciar:

Estes são apenas alguns de muitos outros artigos. Então boa leitura e bom proveito!

Veja também

Clúsia Flor Vermelha: Curiosidades, Habitat, Podar e Fotos

A clúsia é uma planta muito usada nas composições paisagísticas. Pode ser conhecida também como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *