Home / Plantas / Para Que Serve a Melancia? Ela Emagrece? É Saudável?

Para Que Serve a Melancia? Ela Emagrece? É Saudável?

E se disséssemos que a melancia pode ajudá-lo a evitar as cãibras que nos cercam enquanto pratica esportes? Isto é devido ao seu teor de potássio e vitamina B6. Esse é apenas um dos diversos outros benefícios que você talvez não conheça sobre melancias… Sim, a melancia é saudável!

A melancia é uma fruta que goza de grande popularidade graças ao seu sabor adocicado e ao seu alto teor de água que ajuda a refrescar-nos. De fato, a melancia contém quase 90% desse líquido, e é por isso que traz muitos benefícios para o nosso corpo, mesmo que ainda muitos não saibam.

Melancia é Rica Em Antioxidantes

A melancia é uma fruta rica em antioxidantes e especialmente no licopeno. Até contém mais do que tomates crus. Este elemento é um antioxidante muito eficaz que neutraliza a ação dos radicais livres e fortalece o sistema imunológico.

A polpa da melancia é uma importante fonte de licopeno, um antioxidante que protegeria contra várias doenças. Estudos mostram que seu uso diminuiria o risco de câncer de próstata e também reduziria significativamente a hipertensão.

Rica em vitamina A, a melancia também protege os olhos. As sementes da melancia são comestíveis e fornecem vitamina C, excelente para o sistema imunológico. Também ajuda a prevenir danos às células, curar feridas e promover dentes e gengivas saudáveis. 2 porções de melancia fornece 25% do requisito diário de vitamina C.

Sim, A Melancia Ajuda a Emagrecer

Como consiste principalmente de água, a melancia é excelente para proporcionar uma sensação de saciedade. E, assim, evite comer em excesso. Para isso, basta comer um pedaço desta fruta antes da refeição para se sentir satisfeito enquanto come menos. Assim, você evitará os problemas de sobrepeso ou obesidade.

A melancia é a fruta de emagrecimento por excelência. Muito baixo teor de açúcar (7 g / 100 g), é perfeito para terminar uma refeição com um toque saudável e equilibrado. Fornece apenas 30 kcal por 100 gramas. Mas cuidado, a melancia tem um IG alto 75. É melhor não abusar de lanches para evitar picos de açúcar no sangue e, portanto, os desejos de roer.

Melancia Para Emagrecer
Melancia Para Emagrecer

Melancia é 95% de água! A fruta ideal para prevenir a desidratação. O abastecimento do seu corpo com água é essencial para o bom funcionamento da circulação, digestão, regulação da temperatura, hidratação da pele, atividade cerebral e reparação celular.

É Excelente Para Mulheres Grávidas

Consumir esta fruta durante a gravidez é muito benéfico, porque é uma importante fonte de vitamina C . Além disso, como você certamente sabe, esta vitamina ajuda a prevenir e combater doenças respiratórias, como a gripe ou o resfriado comum.

De fato, algumas pessoas consomem com um pouco de limão. Isso aumenta a quantidade de vitamina C absorvida pelo organismo. Lembre-se que é possível preparar água com esta fruta.

Ajuda a Prática De Esportes

A melancia é uma grande valia para todos os praticantes assíduos de esportes. Esta fruta contém um elevado nível de potássio e vitamina B6. Portanto, é ideal evitar as cãibras que apertam os músculos quando fazemos um esforço físico.

Esses componentes ajudam nosso corpo a absorver melhor as proteínas, evitando assim o aparecimento de cãibras. Para este propósito, é melhor comer um pouco de melancia alguns minutos antes do exercício. Também pode ser consumido depois de praticar esportes. Na verdade, é muito refrescante devido ao seu alto teor de água.

A melancia é uma das fontes naturais de sódio e potássio que perdemos quando suamos. É o fruto ideal para consumir durante os meses quentes de verão, porque regenera o corpo. O potássio também ajuda a controlar a pressão sanguínea.

Melancia Faz Mal?

Como tudo mais, o consumo excessivo de melancia pode sim criar problemas para o seu corpo. Existem vários componentes na melancia que podem causar efeitos colaterais. Aqui estão alguns dos efeitos colaterais desta deliciosa e suculenta fruta:

As melancias tem alto teor de licopeno. Sendo assim, um consumo excessivo de melancia pode levar a náuseas, inchaço, diarreia, vômitos, indigestão e gases. Esses sintomas podem ser piores entre os idosos, já que o sistema digestivo tende a enfraquecer com a idade.

Melancias também possui alto teor de potássio. E o consumo elevado  de frutas com potássio em altos níveis pode ocasionar problemas cardiovasculares. Pode ocorrer ausência ou fraqueza de pulsação, irregularidades nos batimentos cardíacos, pode até mesmo levar a parada cardio-respiratória. Um complexo descontrole no sistema nervoso do corpo também é possível.

Quando um indivíduo é resistente à insulina, o nível de açúcar no sangue tende a permanecer no sangue. Não entra nas células do corpo. Quando há um déficit de glicose nas células, então mais quantidade de insulina é fabricada.

Nestes casos o nível de açúcar não diminui, e pode afetar os níveis de triglicerídeos no corpo. Por isso, a melancia e seu alto nível de açúcar natural não é recomendado para pessoas diabéticas. Outros indivíduos que devem evitar a melancia são aqueles que padecem de pressão baixa.

Melancia Fatiada
Melancia Fatiada

Há pessoas que são vítimas passíveis de reações alérgicas a melancia. Geralmente as mesmas que já pssuem alergia a itens como látex, pepino ou cenoura, muito provavelmente serão também alérgicas a melancia.

O consumo elevado de melancias por mulheres no período gestacional é arriscado e não recomendado. O alto nível de açúcar da fruta pode levar essas mulheres grávidas ao diabetes. Aconselhamos que se evite melancia nesse período por precaução.

Sorbitol é um tipo de açúcar presente na melancia. O consumo excessivo desta substância ´pode causar reações alérgicas e levar a diarreia. Ainda mais grave, pode afetar o sistema nervoso, os músculos ou causar problemas renais. Em homens existe o risco de resultar em impotência ou disfunção erétil.

Melancia também não é indicada para pessoas que já possuam deficiência renal, pelo excesso de água que compõe a fruta. Um rim que não trabalha corretamente filtrando e expulsando substância nocivas do corpo encontrará na melancia um inimigo. O excesso de água mal absorvido nesse organismo pode aumentar o volume no sangue, causando inchaços e exaustão.

Sabemos o quanto é difícil resistir a uma fruta tão saborosa como a melancia. A doçura de sua polpa parece derreter na boca! Porém, diante dessas probabilidades de efeitos adversos, é bom que controle a gula e não coma melancia demais! E se for alguém já passível de algum desses problemas de saúde, é melhor consultar um médico antes de continuar usufruindo desta fruta.

Veja também

Quais são as Principais Atividades Agrícolas no Brasil?

O Brasil é o país da diversidade e na agricultura não é diferente. Confira a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *