Home / Plantas / Melancia Branca: Características, Benefícios E Nome Cientifico

Melancia Branca: Características, Benefícios E Nome Cientifico

Uma das frutas que mais faz sucesso por aqui é a melancia, e sua polpa bastante vermelha e suculenta. Mas, você sabia que existe uma variedade de melancia cuja polpa é branca?

Pois bem, e é justamente dela que vamos falar a seguir, mostrando alguns dos seus aspectos mais básicos, além de algumas curiosidades bem interessantes a respeito das melancias em geral.

História E Características Da Melancia Branca

Pra falar a verdade, essa fruta, que é originária da África, e de nome científico Citrullus lanatus var. citroides, é a ancestral da tradicional melancia que encontramos nos supermercados por aí. Aqui no Brasil, esse tipo de fruta foi introduzido ainda no período colonial, e se disseminou com certa facilidade no país, devido ao seu clima favorável, que muito se assemelha ao seu habitat de origem. Facilitou bastante o cruzamento realizado com outras espécies de melancias.

Hoje em dia, tais cruzamentos se mostraram eficazes, pois existe uma grande parcela de melancias brancas na natureza. Interessante notar que após o fruto amadurecer, ele se conserva de forma natural por um período de até 1 ano inteiro, e o melhor: sem perder as suas qualidades nutricionais. Essa conservação, por sinal, pode ser feita com o fruto já maduro em seu próprio campo de cultivo, mesmo sob o sol escaldante de climas muito quentes.

É bom destacar ainda que, diferentemente da maioria das melancias tradicionais que conhecemos por aí, cuja casca é verde, a polpa é vermelha e o gosto é doce, a espécie da melancia branca possui uma casca bem resistente (o que garante a conservação dela, mesmo após impactos e contra a deterioração). Além disso, a sua polpa (até como o próprio nome sugere) é branca e bem consistente, apresentando um baixo teor de sacarose (ou seja, não é nem um pouco doce).

Valores Nutricionais E Benefícios Para a Saúde

Além de proteínas e fibras em estados brutos, a melancia branca, assim como as espécies mais comuns de melancias, possuem elementos importantíssimos para a nossa saúde, como cobre e potássio. Aqui, as concentrações dessas substâncias são superiores ao que normalmente é encontrado nesse tipo de fruta em geral. Isso sem contar que também possuem compostos como Cálcio e alguns complexos vitamínicos.

Com isso, tanto esse tipo de melancia, quanto outros, são muito bons para quem tem pressão alta e reumatismo. Além disso, o seu suco pode ajudar a eliminar o acudo úrico do seu organismo, bem como auxiliar na limpeza do estômago e do intestino. Ótima também para quem quer evitar acidez estomacal e bronquites crônicas. E, é claro, é um ótimo refrescante para os dias mais quentes do ano.

Melancia Branca Fatiada
Melancia Branca Fatiada

O único porém, é que, pelo fato dela não ser doce, o seu sabor posa não ser dos mais agradáveis, e muitos acabam compensando isso com a adição de açúcar, especialmente, em seus sucos. Só é preciso tomar cuidado, portanto, quanto a esse adoçamento artificial, para que muito açúcar não acabe causando algum malefício à saúde.

Outras Propriedades Medicinais

Em algumas localidades do país, sementes da melancia (seja ela branca ou não) são usadas na preparação de uma bebida diurética, e que ainda funciona como vermífuga. Essas mesmas sementes sendo torradas e aplicadas em qualquer ferida (especialmente, as superficiais) abrandam a dor. Isso se deve pelo fato delas serem ricas em lipídios.

A própria fruta, até pelo seu caráter diurético, é recomendada bastante para pessoas que possuem problemas renais e para quem está passando por um processo de emagrecimento. Além disso, com um pouco de mel e limão, essa melancia pode ser usada para combater resfriados e catarros. Sem contar que ainda ajudam na prevenção ao câncer.

Para quem tem erisipela, a fruta ainda pode ser usada da seguinte maneira: aplicando uma pasta feita com a polpa e a casca da fruta trituradas. Por fim, para se combater febres em geral basta tomar o suco da fruta, ou simplesmente é só colocar fatias dela sobre a barriga.

Usada Na Alimentação De Gado

Fatia de Melancia Branca
Fatia de Melancia Branca

Um dos usos mais frequentes dessa fruta é para a alimentação de animais pertencentes à pecuária, visto que 90% dela é feito de água, e ela não é doce, o que facilita a digestão e a manutenção da saúde do gado. Isso faz com que, em quantidades adequadas, possa até mesmo suprir as necessidades diárias de águas desses animais.

Além disso, pesquisas anteriores mostraram que, com o acréscimo dessa fruta no cardápio do gado, tanto a carne, quanto o leite que foram produzidos tiveram uma qualidade muito boa. E, isso se deve bastante aos aspectos nutricionais da fruta, repleta de proteínas e fibras que deixam o animal mais saudável.

Não é à toa que muitas das pesquisas realizadas sobre a melancia branca nos últimos anos têm como foco o seu melhoramento genético para que ela possa servir como uma alternativa eficaz para o gado que é criado em regiões secas, como no semi-árido nordestino.

Receita De Melancia Branca

Geleia de Melancia Branca
Geleia de Melancia Branca

Agora que você já sabe dos benefícios dessa fruta, que tal fazer uma deliciosa geleia de melancia branca? Primeiro de tudo, você vai cortar, descascar e limpar a melancia em pequenos quadrados de mais ou menos uns 2 cm. O ideal é pesar a polpa dela para poder adicionar 750 g de açúcar para cada quilo de fruta. Depois, é pôr a melancia e o açúcar em um recipiente, juntando mais 2 laranjas e 2 limões cortados em pedaços bem finos. Deixe tido macerar por 24 horas.

Com a melancia “largando” toda a água, é deixar a mistura ferver ao lume por 1 hora. Depois que retirar do lume, é deixar arrefecer por mais 1 dia. No dia seguinte, é voltar a cozer por mais uns 40 minutos. Os pedacinhos da fruta precisam ficar translúcidos. Deixe arrefecer, e se gostar do gosto doce, a laranja e o limão ficam. Caso contrário, pode retirá-los.

No quarto e último dia, volte a ferver por mais 30 minutos, e teste em um prato frio, verificando de faz estrada. Estando a geleia boa, guardar em frascos que sejam esterilizados.

Curiosidades Das Melancias Em Geral

No Brasil, a melancia está entre as dez hortaliças mais comercializadas do país. Não é à toa, por exemplo, que em diversas cidades brasileiras, a fruta é vendida já cortada em pedaços, tamanha é a confiança de que as vendas continuam sendo altas. Inclusive, existe aqui até mesmo o Dia da Melancia, que é o dia 26 de novembro.

Os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo são os estados que detém metade da produção nacional de melancias no país. No Nordeste, estados como Bahia e Pernambuco, abarcam um quarto dessa produção, especialmente, nas regiões irrigadas da Vale do Rio São Francisco. Uma boa parte dessa produção se destina à exportação, principalmente, em países da América do Sul.

Nos EUA, esse tipo de melancia é mais conhecido como “citron melon” ou simplesmente “pie melon”.

Veja também

Trigo Durum: Características, Nome Cientifico E Fotos

Há alimentos bem variados, de vários tipos, que a gente nem imagina. É o caso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *