Home / Plantas / Qual é a Flor que Representa a Morte?

Qual é a Flor que Representa a Morte?

Hoje vamos falar um pouco sobre as folhas escolhidas para momentos delicados como esses, mas saiba que as flores podem trazer paz e aconchego em funerais por exemplo.

É comum na nossa cultura comprar flores para presentear pessoas queridas que se foram, é um jeito particular de cada pessoa para mostrar que não esqueceu daquela pessoa, que ela foi importante para vocês. Já me funerais o mais comum são as coroas de flores, ela representa o círculo da vida, onde a verdadeira vida é na verdade eterna. Você pode adquirir esse material em floriculturas ou lojas especializadas, eles fazem uma combinação geral de flores que a tornam ainda mais especial.

Sabemos que as flores representam vida, mas também o ciclo da vida, onde nascem, se reproduzem e morrem.

As flores têm um papel muito importante na natureza. Estudos mostram em estudos que elas são na verdade o órgão reprodutor das plantas, e são elas que mantém todo o ecossistema funcionando. A partir delas a vida recomeça, uma nova vida vem ao mundo, pois outras plantas nascem a partir delas. Todo esse significado reforça o ato de presentear entes queridos com flores, e em dias específicos os cemitérios ficam completamente floridos, um exemplo é 2 de novembro. Existem diversas flores disponíveis, cada uma delas tem um significado próprio. Na hora de escolher, as pessoas pensam em flores resistentes, que possam ficar ao ar livre por mais tempo.

Qual é a Flor que Representa a Morte?

Papoula vermelha
Papoula vermelha

Talvez não existe uma flor que representa a morte, mas existe sim uma flor historicamente ligada à morte.

Estamos falando da Papoula vermelha, essa flor virou uma espécie de símbolo que lembra os homens mortos na primeira e segunda guerra mundial. O motivo disso é a sua resistência, pois floresceu em solos completamente detonados pela guerra. Ela é nativa da Europa Ocidental, ela não precisa ser semeada para florescer. O cenário de sangue e destruição era florido com papoulas vermelhas. Algumas pessoas diziam que representavam manchas de sangue no chão, e por isso representavam o sangue dos homens que morreram ali.

Flores Utilizadas em Funerais

  • Crisântemo – Essa linda flor é sempre escolhida por sua resistência e beleza, ela significa uma vida completa e traduz sinceridade. Elas podem simbolizar a vida, mas também representar a morte. Elas estão sempre presentes nos dias de finados, faça sol ou chuva. Muito popular também no dia de todos os santos.
  • Kalanchoe – Outra planta resistente mesmo em espaço aberto, ela significa felicidade e lembra da finitude da vida. Elas existem em diversas cores e formatos, por isso são bastante utilizadas em funerais.
  • Rosas Brancas – As rosas brancas significam paz, e isso é o que todos buscamos não é verdade? Morte é paz.
  • Copo de Leite – Uma outra linda flor que transmite paz, traz calma ao coração, significa pureza e esbanja tranquilidade.
  • Gérberas Amarelas – Também uma planta resistente, traz energias positivas e toda complexidade da natureza. Comemora a vida, a pureza, e a inocência. Trazem paz para esse momento delicado, transmitem sensibilidade, amor e simplicidade.
  • Lisianto – Essa planta também é muito resistente, é muito atrelado a mulher, a feminilidade. Por esse motivo ela é mais comum em velórios de mulheres em coroas de flores.
  • Lírio – Essa flor é muito utilizada há anos em diversas situações, seja para simpatias, em determinadas religiões, em lendas ou crenças. O lírio branco casa perfeitamente com  a pureza e a inocência. O lírio transmite amor sem fim, essa representação do amor eterno foi atribuída pelos chineses.
  • Rosa Preta – Não existe rosa preta, embora assim chamada estamos falando de uma flor de tom intenso de vermelho ou roxo. Esta flor em específico está muitas vezes ligada à finitude da vida, por conta dessa ilusão do preto que é a cor do luto assim foi eleita.

Flores Amarelas e a Morte

Campos de Flores Amarelas
Campos de Flores Amarelas

Saiba que curiosamente em muitos lugares não pega nada bem presentear uma pessoa querida com um buquê floral em amarelo. Pois na cultura tradicional desses lugares as flores dessa cor anunciam a morte, isso é comum na América do Sul e Central.

Dia dos Mortos e Flores

Nessas regiões em determinado momento acontece o dia dos mortos, onde eles saem para ornamentar os túmulos de pessoas queridas, utilizando flores amarelas. Nesse período, em qualquer evento ligado ao dia são vistos sob os túmulos flores de cor amarela, e também na decoração do local. Diversas espécies de flores podem ser usadas nesse momento, como girassóis, malmequeres entre outras flores da mesma cor.

Tradição de Flores aos Mortos

Essa é uma forma de homenagear pessoas amadas há muitos anos já, acredita-se que a humanidade faz isso há mais de 14 mil anos. Chegaram a essa conclusão depois de desenterrar alguns restos mortais muitos antigos em Israel, e junto foram encontrados restos de hortelã e sálvia.

Mas a tradição não nasceu bonita como acreditamos, hoje em dia elas servem para ornamentar e demonstrar afeto. Mas na realidade a tradição de flores aos mortos foi uma decisão de necessidade, a fim de tornar menos insuportável o cheiro dos corpos que já se decomponham. Outra finalidade era repelir os animais que pudessem vir mexer nos corpos. Hoje com o avançar  dos estudos isso não se faz mais necessário, elas demonstram sentimentos, servem de homenagem ao ente querido que se foi. Até hoje algumas pessoas oferecem flores também para a família enlutada. Outras pessoas preferem oferecer coroas de flores bem bonitas que servem para decorar o ambiente, e que levam frases de carinho. Às vezes por algum motivo a pessoa não conseguiu estar presente, assim envia uma coroa de flores. Nesse momento as flores simbolizam o ciclo da vida, a vida que nasce, cresce e morre, também com sua delicadeza as flores nos lembram de nossa fragilidade. A ciência afirma que receber flores nesses momentos podem ajudar a confortar o coração, pois podem provocar estímulos positivos no cérebro. Por esse motivo as flores estão sempre presentes em eventos, sejam de comemoração ou de luto.

Veja também

Palmeira

Quais Plantas Duram Mais?

Com as mudanças climáticas, com a ação do homem no meio ambiente, tudo vai se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.