Home / Plantas / Qual é a Época de Framboesa? Quais são as Vitaminas?

Qual é a Época de Framboesa? Quais são as Vitaminas?

Uma fruta muito deliciosa e suculenta! Estamos falando da framboesa, essa pequena frutinha que é nativa da Ásia, mas que pode ser encontrada em todo o mundo. Os dados mostram que existem mais de 200 espécies da fruta em todo o planeta. Vamos aprender um pouco mais sobre as características da framboesa e sua forma de cultivo?

A árvore que produz framboesa costuma ter frutos entre os meses de outubro e janeiro. O Brasil não é um país que se destaca na produção dessa fruta e apenas uma pequena parte da população costuma consumir a framboesa  in natura por aqui.

Reconhecida sempre por seu sabor suave, a framboesa adapta-se bem em clima mais frios. Por ser uma fruta muito delicada, ela apresentada dificuldades em ser transportada e manuseada. Quando maduras possuem a cor vermelha e são formadas por gomos. São amplamente utilizadas na fabricação de bolos, sobremesas, geleias, licores e doces.  Faz parte do grupo das frutas vermelhas (como a amora e o morango) que compõem receitas dos mais variados tipos.

Nutrientes da Framboesa

A framboesa é uma fruta muito rica em diversos nutrientes. Possui vitaminas A, B1 e C, além da vitamina B5. Sua grande concentração de fibras pode ser muito benéfica para quem sofre com problemas de digestão. Essa frutinha apesar de pequenina pode ser uma grande auxiliar na prevenção de doenças e fortalecimento do sistema imunológico.

Ela também possui sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Como se não bastasse, ela também tem ação antioxidante e pode prevenir o envelhecimento e favorecer a produção de colágeno.

Framboesa Características

É excelente para auxiliar no tratamento de resfriados e gripes, pois possui altas concentrações de Vitamina C. Outra indicação é para o reforço na saúde da circulação do sangue e na aceleração do metabolismo. Assim, a framboesa pode ser considerada uma fruta muito completa para o consumo.

Benefícios da Framboesa Para a Saúde

As folhas da framboeseira  possuem efeito anti-inflamatório e são utilizada frequentemente para melhorar episódios de diarreia,  prisão de ventre e hemorroidas. Além disso, são utilizadas também para auxiliar o tratamento de inflamações na garganta e gengiva.

Poucas pessoas sabem, mas aquele gosto docinho que encontramos em alguns xaropes e remédios são obtidos a partir da utilização do extrato dessa fruta pela indústria farmacêutica. Outro benefício da framboesa é proporcionado pela sua grande quantidade de ácido fólico, componente essencial para as gestantes e o desenvolvimento dos bebês.

Em algumas doenças, como a degeneração macular (enfermidade que acontece na retina), a framboesa pode ter um papel determinante. Sua grande concentração de vitaminas pode auxiliar e prevenir o desenvolvimento da doença.

Como Cultivar a Framboesa

A forma mais comum de cultivar a framboesa é por meio das divisões de suas raízes e  dos seus ramos. São plantas que costumam propagar com muita facilidade e os primeiros frutos  aparecem cerca de um ano e meio após o plantio. Ela se desenvolve em forma de arbustos e pode ser cultivada até mesmo em vasos nos jardins.

É uma planta que não costuma crescer muito para cima. Entretanto, gosta de sol e necessita de regas constantes. Tome também cuidado com alguns espinhos (semelhante aos das roseiras) que ela pode apresentar.

Outro ponto interessante sobre o cultivo da framboeseira é que todos os ramos que já deram frutos devem ser podados. Isso é essencial para que mais frutas possam aparecer em uma nova temporada. Procure retirar também aqueles galhos secos e doentes para que a planta não gaste energia à toa.

A planta costuma se desenvolver bem e apresentar frutos em climas frios e mais amenos. São exigentes e preferem solos com muita matéria orgânica, além de necessitarem de uma boa  quantidade de água nos primeiros meses de desenvolvimento.

A framboesa  é um fruto que amadurece com muita facilidade, então tome muito cuidado para que ela não perca o sabor. Uma alternativa é deixá-la na geladeira coberta por papel alumínio. Até mesmo os produtos industrializados feitos com a fruta devem ser consumidos da forma mais breve possível para evitar que estraguem rapidamente.

Os estados brasileiros que mais produzem framboesa são: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul , além de existir  uma pequena atividade de plantio no estado de Minas Gerais.

Curiosidade Sobre a Framboesa

Veja algumas curiosidades sobre essa frutinha tão deliciosa:

  • Para se desenvolver bem e apresentar frutas a framboeseira precisa ser submetida a temperaturas muito baixas (que podem atingir até mesmo 6 °C).
  • O chá da fruta pode ser utilizado para aliviar as dores de cólicas menstruais. Além de auxiliar a diminuir o fluxo, o chá pode contribuir para regular o ciclo das mulheres.
  • O controle do diabetes também é uma dos benefícios da utilização da framboesa. Com o consumo da fruta a insulina é liberada de forma mais lenta e em menores quantidades no corpo.
  • Você sabia que pode fazer máscaras faciais de framboesa? A fruta possui componentes que podem auxiliar na proteção dos raios ultravioletas proporcionando uma sensação de renovação e frescor. Ah, além disso, a framboesa pode prevenir o envelhecimento precoce!

Classificação Científica da Framboesa

Para encerrar nosso artigo sobre a framboesa, que tal conhecer a classificação científica dessa fruta? Confira:

Reino: Plantae

Família: Rosáceas

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Gênero: Rubus

Nome científico: Rubus idaeus

Origem da fruta: Ásia e Europa

Rubus Idaeus

Restou alguma dúvida sobre os benefícios nutricionais da framboesa? É só nos deixar um comentário logo abaixo! Não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos e nas suas redes sociais.

 

Veja também

Flor Gailárdia Como Cuidar, Plantar, Fazer Mudas e Podar

A Gaillárdia grandiflora é uma das plantas com flores mais conhecidas do jardim. Essas plantas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *