Home / Plantas / Quais os Benefícios do Gengibre Cru? E do Gengibre em Pó?

Quais os Benefícios do Gengibre Cru? E do Gengibre em Pó?

Essa raiz poderosa surgiu no continente asiático e se popularizou por todo o mundo devido aos seus benefícios para a saúde e uso nas mais diversas receitas culinárias. De sabor marcante, o gengibre pode ser consumido de formas diferentes e possui propriedades excelentes para a nossa saúde. Quem nunca tomou aquele chazinho de gengibre para curar uma tosse ou um resfriado, não é verdade? Saiba que as indicações do gengibre vão muito além disso e podem auxiliar o tratamento de várias doenças.  Acompanhe esse  artigo  e descubra as  diversas formas. de utilização do gengibre. Vamos lá?

Uso do Gengibre Cru

O gengibre é uma raiz utilizada para muitos fins. Dentre, eles a melhoria de sintomas em algumas doenças. Ele é responsável por melhorar as atividades dos sistemas respiratório,  digestivo e prevenir doenças circulatórias. Também atua como termogênico e auxilia na aceleração do nosso metabolismo, propiciando o emagrecimento.

O gengibre pode ser conhecido também como mangaratiá ou mangarataia. O seu consumo sempre é recomendado para combater problemas intestinais, como indigestão e vômitos. A indústria farmacêutica, inclusive, utiliza o gengibre na composição de diversos remédios para tratar acidez estomacal e com efeito laxativo. A raiz “in natura” pode ser encontrada com facilidade em mercados e feiras.

Consumir pequenos pedaços crus de gengibre pode auxiliar a recuperar a voz da rouquidão e melhorar problemas de garganta. Mas fique atento e saiba que a raiz apenas é um tratamento de alívio e em casos mais graves um médico deve ser consultado.

Uso do Gengibre em Pó

Uma das formas mais interessantes de utilização do gengibre é por meio do pó. Com um sabor diferente é praticamente impossível não identificar o sabor tão intenso dessa raiz. Mas o sabor não é o único benefício que o gengibre em pó pode trazer, afinal, ele também pode oferece melhorias para diversos problemas de saúde.

Você pode utilizar o gengibre em pó nas mais variadas receitas de bolos e tortas. Ele cai muito bem em sucos e bebidas naturais. Apenas uma pequena pitada por dia pode auxiliar prevenção de dores, já que ele age como uma espécie de anti-inflamatório para os inúmeros músculos do nosso corpo.

Outro grande benefício do consumo de gengibre em pó é melhorar os sintomas de azia e má digestão. Ele atua diretamente na causa da náusea e dos vômitos. A raiz também é muito associada ao tratamento de enfermidades na garganta, fazendo com que as tosses cessem e o corpo fique mais fortalecido e imunizado. Podemos encontrar o gengibre em pó em lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias.

Engana-se quem pensa que os benefícios acabam por ai! O gengibre em pó ativa poderosamente o metabolismo e pode auxiliar no emagrecimento. Você pode encontrar esse produto nas drogarias, farmácias, lojas de produtos naturais e em sites da internet.

Propriedades Nutricionais do Gengibre

O gingerol é uma substância que protege nosso corpo de micróbios e inflamações. É ele também que garante esse sabor picante e marcante que encontramos no gengibre. A raiz também possui grande concentrações de vitaminas (como a vitamina B6), minerais  como o potássio e o cobre) e ,portanto, os nutricionistas recomendam que elas seja incluída diariamente na nossa alimentação.

Você pode, inclusive, consumir pequenos pedaços de gengibre cru ao longo do dia ou utilizá-lo na preparação de chás. Mas lembre-se: consumo diário de gengibre não deve ultrapassar três gramas.

Os chás auxiliam a cura de resfriados e gripes, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas e proporcionando um relaxamento ao corpo doente. Deixe o gengibre na água por cerca de meia hora e em seguida consuma a infusão.

Você pode deixar a imaginação ir longe e utilizar o gengibre nas mais diversas preparações. Ao fazer sucos de frutas, experimente colocar lascas da raiz. O sabor será irresistível e certamente você vai repetir essa receita muitas vezes. Além de alimentar, o suco com gengibre é uma forma natural de eliminação de inflamações. Vale a pena tenta a mistura com: abacaxi, limão e maracujá.

Benefícios da Gengibre
Benefícios da Gengibre

A função termogênica do gengibre auxilia que o corpo desprenda mais energia e ajude no emagrecimento. Como metabolismo mais acelerado, as gorduras e calorias são eliminadas com mais facilidade. Lembre que o processo de emagrecimento não acontece de forma mágica e exige que você tenha uma alimentação balanceada aliada a prática de exercícios físicos.

Consumir Gengibre tem Efeitos Colaterais?

Algumas pessoas possuem sensibilidade ao consumo de gengibre tanto cru, quanto em pó. Por isso se você perceber sintomas como dor de estômago ou alergia é aconselhável suspender o consumo da raiz.  Por ser natural ele é indicado de forma geral para a maioria das pessoas e não costuma apresentar efeito colateral frequente.

Entretanto, alguns profissionais não indicam que o gengibre seja consumido por grávidas, já que ele pode alterar hormônios e proporcionar distúrbios no bebê que está se formando, além de contribuir para o aborto.  Porém, não existe nenhum estudo consistente que confirme essa informação e a comunidade médica  ainda se divide quando o assunto é   o consumo da raiz  por gestantes.

Outro ponto importante e que deve ser destacado é que o gengibre deve ser evitado nos meses que antecedem o parto, já que existe a chance dele causar mais possibilidades de sangramento. Com relação à lactação, também não existem dados precisos sobre o uso da raiz pela mãe.  A orientação geral é que ele também seja evitado nesse período.

Quem também deve evitar o consumo de gengibre são as pessoas que possuem hipertireoidismo, já que a doença traz como um dos sintomas a aceleração do metabolismo humano. Pessoas com problemas cardíacos severos e enxaqueca também devem consumir com moderação.

E você, como costuma fazer a utilização dos gengibre? Conta para a gente a sua receita especial que leva a raiz como ingrediente. Nosso artigo acaba por aqui e  esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre o consumo de gengibre em diversas formas. Esse alimento tão versátil pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde. Não se esqueça de nos deixar um comentário, sugestão ou dúvida. E seja sempre bem-vindo (a) ao Mundo Ecologia.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *